Domingo, 18 de maio de 2025


Patrícia e Pedro Navarro comemorando e brindando seu novo restaurante, o Lagar Tragaluz, no DiamondMall. Foto: Magê Monteiro


No mesmo templo da gastronomia, o chef Felipe Rameh e o "dono do saboroso pedaço", o Lagar Tragaluz, no DiamondMall. Foto: Magê Monteiro

Tudo de bom

“Estamos muito felizes em compartilhar, agora em BH, este novo empreendimento, que traduz bem a nossa vocação: uma cozinha que celebra ingredientes de excelente procedência – comida para ser festejada ao redor de uma boa mesa e boa companhia”, afirma Pedro Navarro, um dos sócios do Lagar Tragaluz que foi aberto em dois locais: Tiradentes, na charmosa Rua Direita e no DiamondMall, em BH.

Tudo de ótimo

O restaurante segue a todo vapor com muitos elogios pela gastronomia diferenciada sob o comando do chef, Felipe Rameh. Gastronomia que segue a essência do Tragaluz de Tiradentes, eleito em 2025 como um dos 100 melhores restaurantes do Brasil pela Revista Exame, titulação pelo quinto ano consecutivo. Quem ainda não foi, não sabe o que está perdendo.

O lugar da ciência

O tema não é muito apropriado ao delicioso domingo, mas de extrema importância. Estudo inédito da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais – FCM/MG busca compreender como o vírus Epstein-Barr (EBV) pode influenciar a evolução da esclerose múltipla (EM). A pesquisa, coordenada pela professora, Juliana Santiago, especialista em esclerose múltipla, analisa a resposta imune de pessoas diagnosticadas com a doença e a presença de diferentes anticorpos contra o vírus.

O lugar da esperança

“O vírus Epstein-Barr já foi fortemente relacionado à esclerose múltipla em estudos internacionais, especialmente após a descoberta do professor Alberto Ascherio, que apontou o EBV como um dos principais gatilhos para a doença. “Nosso objetivo é entender se esse mesmo padrão também se repete na população brasileira, considerando nossas especificidades genéticas e ambientais”, explica Santiago.

Reino de Baco

Nosso amigo, Cristiano Ratton, manda notícias da vinícola, Menin Ouro Estates, em Portugal: “As quintas localizam-se no Cima Corgo, em Gouvinhas, uma freguesia de Sabrosa na região do Alto Douro Vinhateiro, Patrimônio da Humanidade. A Costa de Cima tem 28 hectares de vinhas, 10 de olivais e mata”.

Império de Baco

“Estende-se do rio Douro (90m acima do mar) até à cota 240. Contém 11 hectares de vinhas plantadas, há mais de 100 anos, com mais de 50 castas identificadas, sendo a maior área contígua de vinhas velhas na região. A Quinta do Sol totaliza 14 hectares de vinhas replantadas em 2018/2019, situadas em colinas que vão até os 500m de altitude. A Quinta do Caleiro tem uma área total de 36 hectares, dos quais 23 de vinha”.


sommelière Mafalda Seixas, da Menin Ouro Estates, recentemente, em Gouvinhas, Portugal, apresentando, com degustação, a vinícola, ao diretor do grupo Picchioni, Cristiano Ratton. Foto: arquivo pessoal

Rock com pastel

O tema agora é mais festivo e dominical. Hoje, a Feira do Mineirinho é dos amantes do rock’n’roll. Também será dia do Festival de Pastel. O evento, que acontece no rooftop do Shopping do Avião, em Contagem, tem entrada gratuita. O horário de funcionamento é das 9h às 19h.

Pastel de rock

Na animação, as bandas Marejah, Locomotive e Frequência Skate Rock, com repertório para os roqueiros de plantão. O DJ BG comandará as “vitrolas” com hits “atômicos”. Claro! O público poderá saborear diversos pastéis, dos clássicos aos com recheios criativos e a feira de artesanato, uma variedade de produtos: decoração, bijuterias, vestuário, etc.

Circuito diferente

O “8º Circuito Gastronômico de Favelas” recebe dez cozinheiros de comunidades periféricas de Belo Horizonte, oferecendo suas especialidades. Na “trilha sonora”, Fabinho do Terreiro e Orquestra Cabaré. Participação da chef, Márcia Nunes (Dona Lucinha), da masterchef Bete Coutinho, e da quilombola Kriola Taty, premiada pela Fundação Palmares.

Circuito saboroso

O Projeto Sopa de Pedra, do chef Américo Piacenza, está na programação e vai cozinhar e distribuir um prato típico italiano. O evento acontece no Mercado da Lagoinha, nos dias 24 e 25, sábado e domingo, a partir de 12h, com entrada gratuita e área de recreação para as crianças.

Lagoa do Conhecimento

Dia 7, a PUC Minas e a CSul Lagoa dos Ingleses definiram o local do novo campus em Nova Lima. Na avenida do Masterplan da Csul, com vista para a Lagoa dos Ingleses, será construído um campus moderno e voltado à tecnologia, aproximando a instituição de ensino de áreas com alto potencial de crescimento e inovação, como o vetor sul.

Lagoa cheia

Após estudos sobre o melhor local e os primeiros cursos oferecidos, novo acordo foi firmado e formalizou a parceria. Assinado pelo grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, pelo reitor da PUC Minas, Henrique Eloy e Silva e pelo CEO do Grupo CSul, Maury Bastos, o acordo define o cronograma de implantação do novo projeto.


Sinônimo de bons negócios, o encontro do empresário Argeu Filho, com o administrador Rogério Araújo. Foto: Edy Fernandes


O superintendente da Associação Mineira de Municípios, Lú Pereira e o jornalista Eujácio Silva, durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*“Prepare-se para viver o passeio mais radical da sua vida! O Nitro Circus chega em Belo Horizonte com uma apresentação única, explosiva e inesquecível”.

“‘Freestyle motocross’, BMX, e até carrinho voador. Tudo isso com os maiores atletas do mundo, numa produção de tirar o fôlego”.

“É adrenalina, é diversão, é memória para sempre com a galera ou com a família”. Dia 20 de junho, às 19h, na Arena MRV.

*Após um abril impulsionado por feriados prolongados e alta demanda, o BH Airport mantém a curva ascendente em maio.

A expectativa é de que mais de um milhão de passageiros circulem pelo terminal ao longo do mês.

Crescimento de 6,2% em relação a maio de 2024 e um aumento expressivo de 16,9% quando comparado ao mesmo período de 2019, antes da pandemia.

Os dados reforçam a consolidação do aeroporto internacional mineiro como um dos mais dinâmicos do país.

O terminal também deve registrar mais de 9.500 operações de pousos e decolagens, avanço de 11,2% frente ao mesmo mês do ano passado.

Em relação a maio de 2019, período pandêmico, o crescimento é ainda mais significativo: 20,3% a mais em número de operações.

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 20ª edição, no cenário audiovisual brasileiro e internacional.

É preservação, história e educação audiovisual, dimensões que estruturam uma programação gratuita, plural e intensiva.

Com o tema central, “Preservação: A alma do cinema brasileiro”, a edição comemorativa propõe um olhar para o futuro sem abrir mão da memória.

Um diálogo entre três frentes temáticas interdependentes: preservação, história e educação. Tudo entre 25 e 30 de junho.