Domingo, 16 de junho de 2024


O artista plástico, escritor e empresário uruguaio, Roberto Vivo, em seu atelier em Mandello di Lario, no lago de Como, Itália. Foto: Arquivo Pessoal

Intercâmbio cosmopolita

O múltiplo, ou melhor, multifacetado, artista plástico, escritor e empresário em mídias audiovisuais (cinema, TV), o uruguaio, Roberto Vivo Chaneton, voou direto da Bienal de Veneza, onde exibiu sua obra “The Human Tribe”, para Belo Horizonte com o único intuito de conhecer o Instituto Inhotim. Ficou tão encantado que promete voltar. Brasil e Uruguai ganhariam muito com esta volta. Minas ainda mais.

Intercâmbio pela paz

A escultura, em bronze, “The HumanTribe”, praticamente uma obra “penetrável”, como as do brasileiro Hélio Oiticica (1937-1980), é a mais recente contribuição de Roberto Vivo à paz mundial. Tudo a ver com sua negação da guerra e obsessão pela justiça e as leis, chaves para o progresso da civilização. Roberto Vivo colaborou com o diretor, Markus Vetter Che, em 2023, no documentário “War and Justice”, sobre o papel da Corte Penal Internacional - CPI.

Intercâmbio pelo mundo

A CPI, em Haia, nos Países Baixos, é o tribunal voltado ao que mais vemos no mundo ultimamente, crimes internacionais. Sobre “The HumanTribe”, escreveu Luis Moreno Ocampo, fiscal-chefe da Corte Penal Internacional: “É a nova contribuição de Roberto Vivo para a paz global, síntese da provocante filosofia contida em seu livro, “Guerra: Um Crime Contra a Humanidade”.

Muito bom

A psicóloga Renata Borja, em Lisboa, envia-nos notas escritas por Elayne Novaes, que faz parte de sua equipe e trabalha no atendimento a casais e famílias: “Embora a ciência trabalhe incessantemente produzindo evidências de que existem maneiras mais eficientes de nos relacionarmos uns com os outros, nas diversas áreas e circunstâncias das nossas vidas, ainda presenciamos muita agressividade nas interações, inclusive, nas relações mais íntimas, como as amorosas e familiares”.

Muito pertinente

“Seria interessante se parássemos para refletir por que sentimos necessidade de agir de maneira agressiva em relação ao outro, ou tentar responder qual é a nossa necessidade emocional não atendida que pode estar motivando esse comportamento. Frustração, insegurança, pressão no ambiente de trabalho e falta de conhecimento sobre as próprias emoções podem ser razões subjacentes para comportamentos agressivos como insultos e outras formas de ofensas vivenciadas na nossa sociedade”. Vai ver é verdade que nós só brigamos com quem gostamos.

Namoro sério

Da página da Revista Ceará, no Instagram: “O número de contratos de namoro firmados cresceu 35% entre 2022 e 2023, conforme aponta um estudo do Colégio Notarial do Brasil - CNB, lançado dia 7. O objetivo do contrato é evitar o reconhecimento de união estável. O documento oficializa o relacionamento e atesta que o casal não tem o intuito de constituir família, protegendo a divisão de bens das duas pessoas em caso de separação ou morte”.

Namoro seguro

“Esse tipo de contrato começou a ser firmado nos anos 1990, mas foi em 2016 que ele começou a ser utilizado com mais frequência. O ano também marca a consolidação de uma base nacional que registra esses números. De 2016 a 2024, o Brasil teve um total de 608 contratos de namoro. Julho é o mês que costuma ter mais registros, com 19 somente em 2023. De janeiro a maio deste ano, o CNB já contabilizou 44 documentos. E você, já assinou o seu?”.

Namoro estranho

Mas, calma aí! Por que julho? Por causa do frio, das férias? E não é no Carnaval que os relacionamentos terminam? Por que junho é o mês dos namorados? O mês do desgosto não era agosto do freguês? Outra coisa. Isso é coisa de gente desconfiada e insegura. Enfim descobriram que dinheiro compra até amor sincero? Vai ver é por isso que muita gente ainda não assinou o contrato, simplesmente ao perceber que, namoro que precisa de contrato não é namoro, é negócio.

Mais Tiradentes

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - CODEMGE firmou, em abril, contrato de prazo previsto para execução em 23 meses com a empresa Minergeo Assessoria e Projetos em Geologia, Mineração e Meio Ambiente. A empresa elaborará os projetos executivos e acompanhará as obras de recaptação, readequação e estabilização geotécnica das fontes magnesiana e radioativa.

Sempre Tiradentes

Fontes que serão executadas no Balneário de Águas Santas, em Tiradentes. Conclusão prevista para o final de 2025, beneficiando visitantes e comunidade em geral. Hoje, o balneário está arrendado à empresa Cantina do Ítalo. Ela é a responsável pela manutenção e melhorias do local. Já foram investidos R$200 mil em melhorias no espaço. O contrato tem validade de 10 anos, com possibilidade de renovação.

Ecos do Dia da Indústria, com Gisela Mattoso, Ana Cabral, Cláudia Elias e Carlos Fernando. Foto: Edy Fernandes


No mesmo crucial evento, Raquel Lobo, Yvan Muls e Rosália Dayrrel. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Desejar adotar um bichinho e não saber por onde começar. Esse foi o desafio que motivou o estudante Arthur Parentoni a criar uma ferramenta inovadora.

Aluno do Colégio Santo Agostinho, em Nova Lima, Arthur foi o responsável por iniciar uma força-tarefa para unir pessoas que desejam adotar gatos e cães sem teto. 

Com o colega Henrique Kitayama, nasceu o ‘Match Pet’, um site de design simplificado e intuitivo, criado para ajudar os futuros pais de “pets”.

Lançada em janeiro de 2024, a plataforma já recebeu mais de 1500 acessos e facilitou 60 adoções.

*A cantora paulista Mel Nascimento lança a música “Livre Sou” nas principais plataformas digitais.

É a quarta música do EP da artista, que contará com cinco canções gospel inéditas e três “covers”, com show de lançamento marcado para o segundo semestre.

As três primeiras foram “Quero ser casa”, “Que eu veja Sua Graça” e “Bilhões de estrelas”, também disponíveis nas plataformas musicais. 

Ainda este mês será lançada a canção “Cruz e Perdão”. E, nos próximos meses, “Amor Real”, “Campeão” e “O seu amor por mim”.

As composições são assinadas por Mel e seu irmão, Jhon Ferreira.