Domingo, 14 de julho de 2024


Felicidade, paz, saúde, vida longa e um mar com as boas coisas da vida, ao amigo, jornalista e aniversariante de hoje, Lauro Diniz, o homem que sabe demais e que deveria ser consultado sobre a nova bandeira de Belo Horizonte. Foto: Arquivo Pessoal

Dando bandeira

Em séries e filmes norte-americanos, já cansamos de ver a bandeira dos Estados Unidos, orgulhosamente hasteada em todos lugares, desde a casa de um cidadão comum, até o final impávido e colossal dos filmes de guerra. No Brasil, vira e mexe ela é queimada, rasgada, escarrada. Mesmo aqui, a bandeira de Minas Gerais sofre. 

Bandeira dando

Por exemplo, como lembra o jornalista, Lauro Diniz. Em várias instituições oficiais, nossa bandeira tremula com as letras, de “Libertas Quæ Sera Tamen”, serifadas (pequenos traços ou prolongamentos no fim de suas hastes). A bandeira oficial não tem, nem deveria ter serifa. Agora, voltemos os olhares para a bandeira de Belo Horizonte!

Dando e recebendo

Um comunicado da assessoria do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, voltou ao assunto de que a capital pode, em breve, ter nova bandeira. A Câmara Municipal aprovou, em abril, proposta para alterar o design atual, num processo que gera debates intensos entre habitantes e especialistas em heráldica.

Recebendo e votando

Nas eleições deste ano, dia 6 de outubro, escolheremos vereadores, prefeito e se o símbolo da cidade deve ou não ser adotado. Na canção “Almanaque” (1981), Chico Buarque manda a menina ver “quem pintou a bandeira brasileira, que tinha tanto lápis de cor”. Quem pintou a de BH tinha muito mais lápis de cor, canetas, tintas e ideias.

Votando e decidindo

Alguns especialistas em design argumentam que o design é antiquado e pouco inclusivo, não refletindo a diversidade e a modernidade de BH. A proposta sugere layout mais contemporâneo, com elementos culturais e históricos mais amplos, buscando representatividade para todos os cidadãos.

Decidindo e tremulando

“Um desenho mais alinhado à contemporaneidade em design e na vexilologia (estudo das bandeiras). A partir de elementos retirados do brasão de BH, que hoje compõe e se confunde com a bandeira: céu, sol e montanhas, cria-se uma composição mais fácil de ser relembrada e reproduzida”, explica Luiz Felipe César Martins de Brito, professor de Arquitetura e Urbanismo & Design do UniBH. E vocês? O que pensam?

Tremulando e ensinando

O mesmo Lauro Diniz, que sabe tudo, ensina: “a bandeira de BH deveria ser baseada na de Minas, como em outras capitais. Afinal, BH é a capital do estado e não apenas a sede do município. George Norman, paulista, quando presidente da Belotur, fez questão de que as cores da marca da entidade seguissem as da bandeira de Minas Gerais (vermelho, branco e preto) não as de BH. Fui testemunha da decisão”. Isso, sem falar nos táxis e veículos da Polícia! Em breve, aguardem!

Moda Sensorial

A Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais - A.Criem-MG promove café da manhã, dia 18, às 10h, na Casadorada, Cidade Jardim, apresentando os oito novos talentos do desfile “Moda no Jardim Sensorial”. Organização de Ticha Ribeiro (Ma Perle), que abraçou o projeto e conta com a parceria de amigos da moda.

Moda Sensacional 

Erik Belício, Gabriela Vilhena, João Frederico Almeida, João Marcos Lisboa da Rocha, Júlya Maria Oliveira, Maria Lúcia Cepellos, Miguel Assumpção e Otávio Augusto foram escolhidos após apurada curadoria, juntando-se aos 40 estilistas veteranos na passarela, nos jardins do Palácio da Liberdade, dia 28.


Em evento no Automóvel Clube, o casal Léo Lara e a jornalista Larissa Carvalho. Foto: Edy Fernandes


No mesmo festivo espaço, as jornalistas Susana Vieira e Ethel Correa. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Ainda sobre o desfile “Moda no Jardim Sensorial”. Patrocínio do Governo de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - Secult-MG/edital Cemig.

Dentro do projeto “Passarela da Liberdade”. O objetivo da A.Criem é valorizar e divulgar o trabalho dos designers mineiros.

*A Fenacouro, uma das maiores feiras itinerantes de malhas, couros e variedades do país, prorrogou o funcionamento até hoje. 

Oportunidade para varejistas e atacadistas em peças diferenciadas da moda feminina, masculina e infantil com preços de fábrica.

Com entrada gratuita, a feira está no 3º piso do Shopping do Avião, Contagem.

*“Belezas para Nós” é o primeiro álbum de Chico César com os músicos argentinos Blanca e Rojobarcelo.

11 faixas gravadas em 2021, na Argentina e no Uruguai, com letras alternando os versos em espanhol, português e inglês.

Lançado em julho de 2024, “Beleza para Nós” traz músicas criadas durante a quarentena da Covid-19.

*A Liquidação Lápis Vermelho, da Multiplan em todo o Brasil, termina hoje.

Descontos de até 70% em ampla variedade de produtos e serviços.

Como moda, beleza, tecnologia, acessórios e artigos para o lar, no BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi.