Domingo, 1 de setembro de 2024


No primeiro fim de semana da 27ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que termina hoje, o chef Felipe Rameh, do "Tragaluz", com Pedro Navarro, que comanda o estelar restaurante de Tiradentes. Foto: Arquivo Pessoal.


Na bela pousada “Vivenda”, em Tiradentes, PN com os gentis e impecáveis anfitriões, Elisa Souza e Juliano Maciel. Foto: Arquivo pessoal

Mais um inesquecível

Dia 23 de agosto, o 27º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes iniciou suas atividades, recebendo mais de 30 mil pessoas no primeiro fim de semana. Este ano, o evento celebra o encontro de Minas Gerais e a cidade do Porto, com chefs portugueses em intercâmbio com brasileiros. Os jantares especiais, os famosos festins, são desenvolvidos a quatro mãos pelos chefs convidados e anfitriões. 

Mais um memorável

No primeiro fim de semana, Rogério Sá, do restaurante “Rogério do Redondo”, no Porto, cozinhou com Rafael Pires, do “Mia”, de Tiradentes. Enquanto Arnaldo Azevedo, do restaurante “Vila Foz”, Porto, se encontrou na cozinha com Matheus Paratella, do “La Villa Trattoria”, de Tiradentes, MG. 

Mais um formidável

Para o segundo final de semana, na sexta, Flavio Trombino, do Xapuri, de Belo Horizonte, fez as honras da casa para Inês Diniz, do restaurante “Casa Inês”, sempre no Porto. Ontem, a anfitriã foi Bruna Martins, do “Birosca”, de Belo Horizonte, recebendo Vitor Matos, do “Antiqvvm”, Porto, duplamente estrelado no Michelin. O Festival termina hoje.


Sempre em Tiradentes, o realizador do festival, Rodrigo Ferraz, com o titular da coluna, PN, durante entrevista sobre o evento. Foto: Arquivo pessoal


Na Praça Santíssimo, Matheus Paratella, do “La Villa Trattoria”, em Tiradentes, com Arnaldo Azevedo, do restaurante “Vila Foz”, do Porto, Portugal, dono de uma estrela no Guia Michelin. Foto: Gustavo Andrade


Fechando o capítulo Tiradentes, o chef Helvécio Maciel, do "Fogo Cozinha Rústica", de Cuiabá, Mato Grosso. Foto: Gustavo Andrade

Mar bonito

A Casa Fiat de Cultura convida para o coquetel de lançamento da exposição “Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...”. Amanhã, das 19h às 21h. É a primeira exposição de José Pancetti (1902-1958) em Belo Horizonte, num percurso que apresenta sua vida e obra.

Praia bonita

Filho de imigrantes italianos e autodidata, Pancetti se destaca pela singularidade, com as marinhas, os retratos, as paisagens ou as naturezas-mortas. Curadoria de Denise Mattar, reunindo 46 pinturas de coleções privadas e de instituições do Brasil, de 1936 a 1956; obras e documentários nunca exibidos ao público.

Gênio Da Vinci

Chegando, a exposição imersiva “Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, dia 5, das 19h às 21h30, no Espaço 356, em Belo Horizonte. Patrocinada pela Vale, a exposição é uma iniciativa do Memorial Minas Gerais Vale e Instituto Cultural Vale, tem concepção da EKO.ag e é produzida pela Manaka Cultural.

Gênio da Gioconda

Durante o percurso expositivo, o público é convidado a conhecer um pouco mais da mente inquieta que lançou as bases para algumas invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o automóvel e o submarino. E que pintou uma das obras de arte mais valiosas e famosas do mundo, a Mona Lisa.

Curtas & Finas

*Ainda sobre o “Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”.

Com réplicas em tamanho real e em grande escala, cada máquina, obra de arte, esboço e escrita são acompanhados.

Acompanhados de informações que permitem compreender as associações feitas por Da Vinci entre arte, ciência e engenharia.

A mostra fica em cartaz de 6 de setembro a 8 de dezembro de 2024, no Espaço 356.

*A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE/MG realiza almoço-palestra amanhã, das 12h às 14h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Fiemg, Funcionários.

Nesta nova edição o palestrante convidado é o diretor-presidente da Fundação Renova, Camilo de Lelis Farace.

*A Cervejaria Uaimií prepara festa para comemorar seus 10 anos, dia 7. 

Festa gratuita na Praça JK. Quem quiser, basta retirar o ingresso pelo Sympla.

“Essa festa marca também nossa nova identidade visual, para os próximos anos”, fala Normando Siqueira, sócio da cervejaria.

Às 14h o DJ Antônio Montana começa o agito, seguido de Baile do Maguá, 16h, Matahari, às 18h. Para fechar, Seu Madruga às 20h.

A parte gastronômica contará com Juliano Caldeira, XBK; os melhores food trucks e todos os chopes da Uaimií.