Paulo Navarro | Entrevista com Thereza de Castro


Thereza de Castro M. Teixeira, procuradora do estado e gestora voluntária do Programa Minas Tênis Solidário. Foto: Orlando Bento

Minas Tênis Solidário

Thereza Cristina de Castro Martins Teixeira é procuradora da Advocacia-geral do Estado de Minas Gerais, professora universitária e faz parte de duas comissões da OAB/MG. Casada com o também advogado Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube, e mãe dos jovens Pedro Henrique e Victória, ela ainda consegue tempo e energia para se dedicar como gestora voluntária ao Programa Minas Tênis Solidário - PMTS, braço de responsabilidade socioambiental da agremiação. 

Confira, na entrevista a seguir, como o programa, que tem 250 voluntários e 60 entidades cadastradas, promove a inclusão social e melhora a vida de milhares de pessoas. 

Conte-nos um pouco sobre a sua atuação à frente do Programa Minas Tênis Solidário.

Com a eleição da Diretoria para o triênio 2023/2025, o presidente Carlos Henrique Martins Teixeira e a diretoria incumbiram-me, junto a um grupo de gestores, de assumir o Programa Minas Tênis Solidário (PMTS), seguindo a mesma direção fundadora. Estou realizada, principalmente, porque estão voltando sócios que participavam do grupo gestor e chegando pessoas novas, com ideias frescas e muita energia para que a gente consiga cada vez mais capacitar e aumentar a importância do PMTS junto ao Minas Tênis Clube.

Por que o serviço voluntário é importante?

O trabalho voluntário contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ser um voluntário envolve disponibilidade, dedicação, altruísmo, boa vontade e motivação. Mas isso não significa que o trabalho voluntário seja algo difícil ou desgastante. Na verdade, ele pode trazer diversos benefícios para quem o pratica. Inclusive, quando é feito em família, contribui no estreitamento de laços, e posso dizer que temos a sorte de ver isso acontecer com frequência no PMTS.

Como o programa de voluntariado do Minas atua?

O voluntariado é prática consolidada como ação solidária coletiva e humanitária capaz de transformar a vida das pessoas. Nesse sentido, o nosso programa, que é pioneiro no segmento clubístico, tem a missão de viabilizar a ação solidária de associados, atletas, colaboradores e sociedade que desejam disponibilizar tempo, recursos, habilidades e serviços para amparar quem precisa.

O Minas está engajado no Outubro Rosa?

Sim. Já temos um episódio especial sobre o tema, no quadro “Faça o bem”, que pode ser conferido no nosso canal no YouTube. No dia 4/10, promoveremos palestras de ginecologista e mastologista, no salão da nossa sede. Já no dia 5/10, o Minas Country receberá a 10ª edição do Esporte Rosa, que reúne mais de 200 mulheres, em várias atividades esportivas. Parte da renda das inscrições no Esporte Rosa será investida em ações destinadas às mulheres que estão em tratamento de câncer de mama nas instituições atendidas pelo PMTS.

Quantas são as instituições cadastradas?

Uma coisa da qual eu me orgulho é que existe uma diversidade nas nossas parcerias. Atualmente, temos mais de 60 instituições cadastradas, como creches, hospital 100% SUS, lares de idosos, escola pública, projetos esportivos, unidade de acolhida institucional, dentre outros.

E aceita novos cadastros?

Sim. As instituições devem enviar um e-mail para minas.solidario@minastc.com.br com portfólio e resumo sobre o trabalho realizado.

Quem mantém o programa? 

O Programa conta com o apoio institucional do Minas, mas o que faz com que o PMTS concretize as ações é o engajamento dos sócios, por meio da participação nas atividades e pela campanha Sócio Doador, com a contribuição financeira. Essa consciência dos associados e dos familiares permitiu que o projeto se tornasse referência no terceiro setor. Vale destacar também o desempenho das nossas feiras das Mães, de Natal e do Minas Náutico que, além de fortalecer a economia local, arrecada fundos para o PMTS.

E o futuro?

Nosso presidente, Carlos Henrique Martins Teixeira, sempre destaca que o Minas Tênis Solidário é de todos e está em constante evolução e ampliação. Por isso, para os próximos meses, está prevista a fundação do Instituto Minas Tênis Solidário. Temos consciência do importante papel do Programa para a inclusão social e da força da marca Minas Tênis Clube em Belo Horizonte. Acreditamos que esse novo passo será importante para ampliar nossa atuação.