Paulo Navarro | Entrevista com Renata Benedetto
Entrevista com Renata Benedetto. Foto: Jozane Faleiro
Um Ônibus Chamado Desejo
Nossa entrevistada, Renata Benedetto é mesmo bendita. Ela quer, de preferência “rodando”, valorizar a música e a cultura nacionais pelo entretenimento, aprendizado sonoro, práticas lúdicas; uma imersão multissensorial. E é aí que larga na frente, com cintos de segurança e vontade ilimitada, o “Ônibus Itinerante Arena Arte Musical”. É um pássaro, um avião, um ônibus mesmo? Uma escola? Uma arena? Uma galeria? Tudo isso ao mesmo tempo, divertindo e educando alunos da rede pública e privada com uma experiência cultural imersiva no mundo da música e lançada, oficialmente, este mês.
A iniciativa consiste em um ônibus temático musical equipado com diversos instrumentos sonoros, materiais didáticos, artísticos e audiovisuais que se transforma em museu, possibilitando uma visitação com potencial para impactar sensorialmente os participantes. Em outras palavras? Delicioso mistério, para crianças e adolescentes. Em mais palavras, canto de sereia que atrai também adultos e bebês. Um caixa de música ambulante. Outras palavras de Renata? Basta continuarem a leitura.
Continue a leitura para saber mais!
Renata, um pouco de tua trajetória como “motorista” da Cultura.
Minha trajetória na cultura é bastante diversificada! Sou musicoterapeuta, fui professora de música, participei de projetos culturais, sempre visando a imersão na música e sua diversidade!
O que é o “Ônibus Itinerante Arena Arte Musical”?
Um inovador equipamento cultural, que proporciona imersão em ritmos brasileiros, projeção, movimento, conhecimento, instrumentos musicais e divertidas atividades!
Por que ele chegou a BH? Estava onde?
Essa proposta é uma idealização minha, que sempre sonhei em construir um ambiente divertido e transmitir uma sensação de mistério, para crianças e adolescentes.
Nasceu onde e vai para onde?
Nasceu aqui em Belo Horizonte. No ano de 2014, eu já idealizava esse projeto, enquanto gerenciava uma proposta musical nas escolas municipais. A intenção é percorrer diferentes cidades, atender diversas comunidades, escolas e espaços culturais de Minas Gerais.
Quem são os passageiros?
São crianças e adolescentes, mas confesso que os adultos e bebês estão encantados.
É também, ou principalmente, um ônibus-escola ou museu?
Principalmente, um espaço diferente onde se concentram atividades educacionais e mostra de objetos musicais, ele é um ônibus museu musical! Aqui, contaremos um pouco da história da música brasileira.
O ônibus foi a maneira mais eficiente para valorizar a música e a cultura nacional que você encontrou?
Na verdade, o ônibus Arena é um formato de viabilizar a cultura dentro das escolas e espaços, de forma prática, econômica e segura! Existem vários formatos de se ensinar música, mas estamos inovando com esse espaço e com qualidade de equipamentos, o que permite uma imersão mais assertiva para as crianças e jovens.
Por que o tema “Brasilidades”?
Tenho um carinho especial pela música brasileira, adoro nossa cultura... Ela é contagiante e com muita energia. Então, passaremos pelos diversos ritmos que estão em nosso cancioneiro.
Além do óbvio, do básico, do obrigatório e do mínimo; falta educação musical nas escolas do Brasil?
A educação musical no Brasil realmente é precária. Mas não podemos nos prender apenas à música nas escolas. A cidade oferece diferentes opções de entretenimento e movimentação cultural, mas, muitas vezes, o acesso é restrito ou pouco divulgado. As escolas podem e devem desenvolver esse papel informativo cultural, de despertar nas crianças a vontade de busca e absorção da cultura.
O que é a Arena Musical?
A Arena Arte Musical é uma empresa, voltada para influenciar, despertar e inovar o movimento cultural no pais.
Qual a próxima parada, o próximo ponto do ônibus?
O “Ônibus Itinerante Arena Arte Musical” nasceu em maio, já visitou algumas localidades e está pronto para parar na porta de qualquer instituição de ensino público ou privado que queira levar a educação musical para seus estudantes. O projeto acaba de ser aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e, muito em breve, poderá alcançar novas cidades mineiras, além de Belo Horizonte. Todas as informações estão em nossas redes no perfil @arenaartemusical.