Paulo Navarro | Entrevista com Caroline Botelho


Entrevista com a dermatologista Caroline Miranda Botelho. Foto: Arquivo Pessoal

Questões de Pele

O rejuvenescimento, facial, corporal; sofisticado, moderno; sem cortes e grandes sofrimentos, é um processo que o ser humano busca desde os primórdios. Cleópatra foi a precursora do uso do leite (ácido lático) e de derivados de frutas (ácido glicólico) para rejuvenescer e embelezar sua pele. Porém, vivas à era dos injetáveis casada com tecnologias que parecem saídas de um filme de ficção científica. Assistimos de camarote o desfile de celebridades cada vez mais “jovens”, alguns tentam creditar o “milagre” a alguma nova técnica ou a um cirurgião espetacular vindo do exterior. Mas vale repetir: viva a associação entre tecnologias, injetáveis e procedimentos cirúrgicos que já eram consagrados, mas que foram somados às novas possibilidades que a ciência vem nos proporcionando em todas as áreas da medicina. Salve o admirável mundo novo!

Linda prova de tudo isso é nossa entrevistada, Dra. Caroline Miranda Botelho, “uma entusiasta da evolução dos tempos, do progresso da ciência, sempre em busca do que existe de melhor para trazer mais qualidade de vida para o ser humano. O bem estar estético, o orgânico e o mental caminham juntos, gerando mais saúde. Convido vocês a entender mais sobre as possibilidades atuais do rejuvenescimento no meu espaço no Instagram @dracarolinebotelho, onde compartilho, de forma leve e didática, atualizações constantes sobre a nova era da dermatologia estética”. Enquanto isso, carinhos em forma de palavras.

Como de praxe, uma pequena apresentação da Dra. Caroline Botelho, por favor.

Dermatologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; experiência de 20 anos com injetáveis. Referência em tecnologias em minha clínica de Dermatologia Estética no bairro de Lourdes, Belo Horizonte.

O maior órgão do corpo humano é a pele. O campo da Dermatologia é tão grande quanto?

A Dermatologia abrange muitas áreas, que algumas pessoas desconhecem. A pele realmente é o maior órgão do corpo humano. O exame dermatológico completo avalia a pele de todo o corpo, incluindo os órgãos sexuais, o couro cabeludo, os cabelos e as unhas. A tricologia e o transplante capilar, por exemplo, são áreas de atuação do dermatologista. O tricologista deve ser um dermatologista de formação. As doenças do couro cabeludo são complexas e necessitam de diagnósticos e tratamentos precisos. A cosmiatria, que cuida do famoso Skincare também é uma área de atuação do dermatologista.

Realmente, um vasto mundo vasto...

Peelings faciais e corporais, ácidos para a pele e tratamentos com lasers e cremes, são elementos da cosmiatria e devem ser conduzidos pelos dermatologistas. Os produtos injetáveis e tecnologias para o embelezamento e rejuvenescimento também são ferramentas da cosmiatria, área de atuação dentro da Dermatologia. Temos ainda a cirurgia dermatológica, que cuida de tumores cutâneos, afecções inflamatórias da pele e das unhas.

E dentro da Dermatologia, você escolheu a estética, correto?

Minha escolha sempre foi a área da estética. Sou encantada pelo estudo das proporções e pela possibilidade de melhorar pontos estratégicos da face e do corpo para elevar a autoestima e a saúde do indivíduo. Para mim, o conceito de saúde é um conjunto de elementos orgânicos internos somados ao bem estar completo do indivíduo com sua própria identidade corporal e mental. Ao longo da vida, principalmente nós mulheres, necessitamos de alguns ajustes pontuais para alcançar uma melhor satisfação com nossa imagem e o bem estar físico. Atualmente a Dermatologia Estética faz parte de um lifestyle da nossa geração, assim como os cuidados com atividades físicas, dieta e estilo pessoal. A maneira como mostramos a nossa pele diz muito mais sobre nós que podemos imaginar. Cabe aqui uma referência ao título do filme, “A pele que habito”.

Existe diferença entre estética e beleza? Ambas têm a ver com Saúde?

A estética tem como fim principal o embelezamento. A beleza naturalmente está ligada a mais saúde. Observamos esse fenômeno em toda a natureza. Os animais mais belos são os mais saudáveis (e mais valiosos). O conceito de saúde e bem estar está intimamente relacionado à beleza. E vice-versa. Deixo registrado que existem várias maneiras de ser belo, através de um conjunto de fatores que compõem o universo de características de cada um. O autocuidado seria uma destas características de beleza.

Qual o papel das redes sociais, nesta insaciável busca pela beleza?

As redes sociais são a maior fonte de informação sobre estética e saúde para a população leiga. Entretanto é necessária a validação das informações recebidas por influenciadores das redes sociais, por especialistas na área, para confirmar sua veracidade e segurança. Outro ponto forte de influência das redes seria a formação de conceitos de beleza. A sociedade certamente sofre influência de movimentos e modismos que nos são transmitidos pela mídia. Atualmente a mídia social das redes é a maior difusora destes novos conceitos. Vejo sempre positivamente a difusão da informação. O “smartphone” é uma conexão extremamente poderosa em nossa sociedade e devemos valorizar a importância dessa ferramenta no nosso cotidiano. Provavelmente a conexão inicial com meu paciente será através das redes sociais. Mesmo que a indicação seja o passo inicial para chegar até a clínica, a validação desta referência ocorrerá pelas redes sociais.

Beleza e estética passam pelo rejuvenescimento?

A estética e o rejuvenescimento estão sempre relacionados. Um corpo e um rosto com aspecto de bem tratado e rejuvenescido são o artigo de luxo mais valorizado atualmente na sociedade. Claro que existe limite para o rejuvenescimento, limites inerentes a cada faixa etária. Estar bem perante seus pares com certeza é uma escolha dos indivíduos dessa geração.

Existe um segredo para a juventude, que não é eterna?

O segredo da juventude é o autocuidado diário, a saúde física e mental e uma ajudinha estética em clínicas sérias.

Você usa as técnicas convencionais, mas também cria outras, correto?

Existem protocolos de rejuvenescimento altamente especializados, específicos para cada tipo de queixa. Hoje protocolos únicos foram desenvolvidos em nossa clínica associando as mais modernas tecnologias aos injetáveis e lasers. Quando temos um arsenal grande de aparelhos, conseguimos associações únicas entre as diversas tecnologias para entregar resultados superiores de todas elas.  Esses novos protocolos entregam resultados impactantes de rejuvenescimento e beleza, sem cirurgia e sem grandes sofrimentos.

⁠Aqui entre nós, o que realmente funciona na área da estética? Tecnologia?

A eficácia dos injetáveis é inquestionável, desde que usados por mãos experientes, com senso estético apurado. As tecnologias melhoraram muito a entrega destes resultados em termos de naturalidade, pelo poder de retração de pele que elas proporcionam. É evidente que as tecnologias também são altamente eficazes, se fosse o contrário, por qual motivo nós, dermatologistas, despenderíamos a maior parte de nossos rendimentos reinvestindo em inovação e tecnologias para a clínica? Nosso compromisso com a entrega de melhores resultados não tem limites.

E como funcionam os protocolos que você faz e usa para cada “paciente”, no cronograma anual?

Para cada paciente temos uma jornada única na clínica. As demandas são diferentes e os objetivos são alinhados com o tempo e a disponibilidade de cada um. Nossa premissa é entregar o melhor em termos de beleza e segurança em longo prazo, com naturalidade e elegância. Nossas pacientes são como nossa família, e os programas de rejuvenescimento são um estilo de vida para nós. Nesta jornada existem ajustes periódicos de acordo com a disponibilidade e o desejo de cada um. Uma coisa é certa: manter a beleza e a juventude, hoje, é uma opção real.

Para terminar, que protocolos são mais os procurados? Bioestimuladores, botox, laser, fios ou preenchedores?

O procedimento mais procurado em todo o planeta é o botox. Mesmo porque ele será o primeiro procedimento estético de quase todos nós. Por volta dos 30 anos quase todas as mulheres já fizeram sua primeira aplicação.

E em seguida?

O Ácido hialurônico seria o segundo mais procurado, pelo efeito imediato que carinhosamente chamamos de “efeito UAU!” . Atualmente a busca pelos resultados mais naturais trouxe ao centro do palco os Bioestimuladores do colágeno, que são substâncias injetáveis que trabalham em prazos mais longos, com resultados progressivos mais visíveis após 90 dias do procedimento. Entretanto eu arriscaria dizer que os procedimentos estéticos mais amados atualmente são as tecnologias. Quem não sonha com um aparelho que pode te deixar mais bonita em uma única sessão? A entrega de resultados lindos, sem cortes e sem agulhas mudou a maneira como enxergamos a estética médica. A chegada das tecnologias foi o verdadeiro divisor de águas nos tratamentos estéticos mais modernos. É incrível viver nesta era de inovação e observar com grande alegria o retorno de cada uma de minhas pacientes comemorando seus resultados.