Paulo Navaro | Entrevista com Adriano Rafael


Entrevista com o cirurgião dentista Adriano Rafael. Foto: Amós Rodrigues

Bond, Bom de boca

Dentes e bocas são cartões de visita, cartões postais, dizem muito sobre uma pessoa. Muitas nascem com tudo perfeito. Em muitos casos e ao longo da vida, outras precisam da ajuda de um dentista para reescrever, passar a limpo, “datilografar” estes cartões. O cirurgião dentista, no caso, que “reescreve” estes cartões, Adriano Rafael, com mais de 20 anos de experiência, é um deles. Principalmente depois de especializar-se. Apesar de seu currículo, longo e sólido, Adriano Rafael, como os melhores profissionais – em qualquer área, principalmente os da Saúde continua buscando conhecimento. Participa de diversos congressos nacionais e internacionais, aprimorando suas habilidades, incluindo um curso de aperfeiçoamento em aplicação de cerâmicas na Vita Zahhfabrik, maior fabricante mundial de cerâmicas odontológicas, na Alemanha. Adriano Rafael, generoso e sábio, aprende e passa para frente.

Assim, ministrou diversos cursos de atualização em cerâmicas odontológicas pelo Brasil, inclusive como representante da Ivoclar Vivadent por vários anos. Bocas e dentes também são sinônimos e condição “sine qua non” de Saúde. Saibam mais, a partir de agora.

Continue a leitura para saber mais!

Adriano, é verdade que você começou ainda adolescente?

Sim, eu tinha 14 anos e comecei, mais precisamente, colaborando na fabricação de próteses dentárias com meu pai, também profissional da área, passando à gestão de meu primeiro laboratório aos 18 anos. 

O tempo voa ou os 20 anos de profissão ainda estão engatinhando, mas como um adulto?

Com certeza a vida é sempre um aprendizado e cada etapa da vida é um desafio. Hoje, aos 42 anos, sou um profissional muito mais maduro, já vivenciei várias experiências e estou sempre em busca de desafios diferentes.

Um longo, mas rápido caminho...

Estou à frente de um centro clínico de odontologia avançada que leva meu nome, em Belo Horizonte. Também estou à frente de um laboratório de próteses. E mantenho sociedade em outra clínica de odontologia com minha esposa.

Precisa de tantas ocupações?

Meu grande objetivo é realizar o sonho de transformar a vida das pessoas através de um novo sorriso, fornecendo serviços não apenas para meus colegas dentistas em BH e no interior do estado, mas também para a comunidade em geral.

Voltemos então ao laboratório de próteses dentárias de teu pai.

Não tem muito mais ou muito segredo. Na verdade, comecei como “office boy” no laboratório de próteses dentárias onde meu pai trabalhava, progredindo muito rápido, como auxiliar de próteses. Sempre aspirando ter minha empresa, dediquei-me intensamente ao trabalho e aos estudos.

Sente que seus 20 anos de profissão ainda estão se desenvolvendo?

Um exemplo. Vou iniciar um mestrado, o melhor do Brasil na minha área, mais especificamente voltado para prótese odontológica e reabilitação oral, é o único mestrado de reabilitação oral do Brasil. Uma nova etapa, aprimorando os meus conhecimentos, porque na nossa profissão, o que a gente nunca pode parar é de estudar.

Por que escolheu especializar-se em áreas específicas da odontologia?

Porque, como eu já tinha a experiência da prótese, a primeira especialização que eu busquei foi a de cirurgia de implantes. Quem faz implante, geralmente vai fazer a prótese e as duas especialidades se comunicam muito. A periodontia e a cirurgia plástica são áreas afins, porque quando a gente vai trabalhar com cirurgias de prótese sobre implante, precisa fazer cirurgia plástica periodontal, precisa fazer um enxerto gengival. Então todo o implantodontista automaticamente tem que ter uma especialização em cirurgia plástica periodontal. Quando você consegue unir cirurgia plástica periodontal, prótese e implantes dentários, você é um profissional completo, para resultados infinitamente melhores.

Recebe muitos clientes de fora?

Fui um dos pioneiros das lentes de contato dentais, poucos dentistas faziam esse procedimento. Comecei a receber muitas indicações de pacientes que moravam fora do Brasil, principalmente Estados Unidos, que preferem o tratamento no Brasil, pelos preços mais competitivos, mas principalmente por causa da qualidade dos dentistas brasileiros, que estão entre os melhores do mundo. O paciente passava cinco dias em Belo Horizonte, eu finalizava a transformação completa do sorriso dele. Com essa facilidade, hoje, mais ou menos 40% dos meus pacientes são clientes que vêm de fora do Brasil e de outras regiões do Brasil também, além de Minas Gerais.

O que são “lentes de contato” na odontologia?

São finas capas de porcelana aderidas aos dentes, de espessura semelhante às lentes de contato oculares, usadas para corrigir o sorriso.

Os brasileiros estão mais conscientes da saúde bucal?

É crescente a conscientização da população brasileira sobre a questão dos cuidados com a saúde bucal, principalmente relacionada ao SUS, que tem o Centro de Atendimento Odontológico de especialidades odontológicas, inclusive, canal, cirurgias. Temos também muita informação, devido à própria digitalização, redes sociais e os meios de comunicação. A população mais informada tem uma crescente melhora da condição bucal.

Novidades na odontologia com os congressos?

A odontologia é extremamente inovadora. Hoje temos o escaneamento intra-oral da boca. Todo o processo odontológico era manual. Você tinha que usar aqueles moldes na boca do paciente e enviar para o laboratório fazer a prótese. Hoje não. O laboratório usa impressoras 3D, um avanço nos últimos 10 anos da odontologia. Nos próximos 10 anos, as impressoras 3D vão imprimir os próprios dentes mesmo. Já existe a impressora 3D que imprime órgãos. Desconheço uma profissão que evolui tão rápido em tecnologia como a odontologia.

A Vita Zahhfabrik está na Alemanha, na lista e na mira? E o capítulo Ivoclar Vivadent?

É uma empresa pioneira no ramo de prótese odontológica, uma das maiores fabricantes de porcelana odontológica, lentes de contato dentais, facetas de porcelana, coroas de porcelana, no mundo. E fui consultor dessa empresa, fiz o treinamento dentro da fábrica e voltei para o Brasil para dar treinamento. Já a Ivoclar Vivadent é outra empresa, concorrente da Vita. Também é alemã. Outro capítulo muito legal onde aperfeiçoei minhas técnicas.

Acredita que um novo sorriso muda a vida?

Um sorriso belo melhora relacionamentos, desempenho profissional e vida social, a pessoa volta a sorrir de novo, autoestima é tudo.