Tender is the life

Foto: Divulgação/BS2


Um homem feliz e realizado. É a impressão que reforçamos entrevistando Paulo Henrique Pentagna Guimarães. Adaptando Pablo Picasso sobre a inspiração, podemos dizer sobre Pablo Henrique, perdão, Paulo Henrique, que “o bom sucesso vem, mas tem que te surpreender, trabalhando". E depois de muito trabalho, vem o merecido descanso do guerreiro, digamos em forma de períodos sabáticos pelo mundo.


PH, este Guimarães passa por Barbacena?

Não. Passa por Bonsucesso MG, onde a família foi criada. Barbacena foi a escolhida para os negócios da Fiação e Tecelagem Ferreira Guimarães, que trouxe a prosperidade para a família.


Por que Minas tem ou tinha tanta vocação para bancos e banqueiros?

Na verdade existiam bancos em quase todos os estados brasileiros e MG veio com os seus. Na década de 90 surgiram outros, inclusive o Bonsucesso.


Poucos resistiram. Tem receita?

Seriedade, tradição, boa sucessão e administração austera acima de tudo.


E o Bonsucesso que virou BS2 S.A.?

Um novo capítulo. Nossa plataforma digital vem com um desenho inédito. Uma nova roupagem, daí a mudança do nome. Temos o BS de Bom Sucesso e o 2 de um segundo momento na história. S2 significa “coração” na linguagem digital, ou seja, o Banco do seu coração.


Você está aposentado e curtindo as boas coisas da vida?

Me retirei da presidência do banco e fui para a presidência do Conselho de Administração. Deixei a presidência ao Gabriel (irmão) e mais três vices, meus filhos: Renata, Rodrigo e Juliana.


As concessionárias Audi Carbel não são apenas um hobby, certo?

Absolutamente, é uma operação estruturada por uma holding comercial que fatura R$1,2 bi/ano.


Você mora em Miami? Como a define?

Moro em BH e SP. Tenho um apartamento em Miami, onde morei por cinco meses para aperfeiçoar o inglês. Parte de um plano sabático, que inclui Itália e Paris, também para aprender as duas línguas. Miami é a cidade mais linda do mundo (Paris à parte), vislumbro um desenvolvimento estrondoso para ela nos próximos anos.


Voltando aos bancos. O Banco Olé Bonsucesso Consignado...

Uma das parcerias mais exitosas. Começamos pequenos em 2014 e já atingimos o volume de R$ 12 bi em ativos de crédito consignado. É o melhor ROE do sistema financeiro e o melhor índice de eficiência do Brasil.


Fale-nos sobre as três paixões: vinhos, golfe e o Cruzeiro.

Não bebo vinho todos os dias, mas não o dispenso toda vez que celebro algo de importante na vida. O golfe veio da opção de se fazer um esporte que desafiasse o cérebro, a paciência e a habilidade. É um esporte que permite contato extremamente saudável com a natureza e com amigos; uma oportunidade de se relacionar com pessoas importantes em qualquer parte do mundo. O Cruzeiro é uma paixão de adolescência que só aumenta. Fui o protagonista do patrocínio principal da camisa em 2009, algo inédito entre uma instituição financeira e um time de futebol no Brasil.