Saudades de Miami

Em ensaio fotográfico no Wynwood em Miami, a bela modelo Valery Valencia

Foto: Paulo Navarro

Saudades de Miami
Esperamos hoje - já desejando a próxima - terminar o registro da recente viagem à linda Miami, Flórida. Continuamos com o tema principal, a pujança da cidade, canteiro de obras maravilhosas e modernas. Depois do New Frost Science Museum, o Institute of Comtemporary Art, Design District e Art Basel, a incrível Wynwood Walls, para a qual não se deve convidar o prefeito de São Paulo, João Doria.

Saudades de São Paulo
O Wynwood Walls é a bola da vez. Dezenas de muros e galpões grafitados pelos papas desta arte no mundo. Escritórios de arte, galerias, lojas de decoração, bares e restaurantes transados; gente antenada, incluindo modelos. Foi a grande novidade desta recente viagem a Miami.

Saudades de Berlim
Uma região pitoresca e artística da cidade. Nem parece Miami, que já é uma cidade única. Wynwood Walls está afastada da praia, é meio underground, com galerias que não gostam apenas de dinheiro, mas "até" de arte, de descobrir o novo, de investir no futuro. Mas vai muito além.

Saudades do futuro
Comer bem e apreciar estas mil obras primas ao ar livre, nos muros de graffiti/street art. Trabalhos de gente reconhecida e valorizada como os brasileiros, Os Gêmeos. O "maior museu", um jardim aberto, fica colado ao restauranteWynwood Kitchen & Bar, na  2550 N.W. 2 Ave. Não podemos esquecer o Faena District - Faena Forum, super conglomerado em Mid - Beach, abraçando os dois lados da avenida Collins. Ele guarda novos conceitos de eventos, espaços multiuso para concertos pop, baladas, etc.

Saudades do possível
Diversos restaurantes, embaixadas de todas as culinárias do mundo e mais galerias de arte. E mais bares, boutiques, lojas de serviços diversos, cafés, supermercados orgânicos, academias de yoga, hotel, praças onde se pode andar de skate, docas de marina. Do  café de manhã, aos domingos à tarde, passando pelas noites e a deliciosa fome da madrugada.

Curtas & Finas
* Continuando Faena/Miami: Os prédios são charmosos, modernos, criativos, diferentes. Têm uma altura máxima de 12 andares, respeitando uma tal de legislação muito em uso por lá.

Tudo isso, fora o que ainda está no papel, "tomando coragem", como uma "nave espacial na vertical ou tobogã": o SkyRise Miami Observation Tower, muito polêmico, na área do atual Bayside mall. Projeto da Arquitectonica (Bernard Zyscovich).

Resumindo: nos EUA, come-se e bebe-se muito bem; viaja-se bem e barato (voos regionais baratinhos), estradas ótimas; hoteis confortáveis; lojas e supermercados com bons produtos a preços justos e leis trabalhistas perfeitas para todos e para o país.

Abrimos o apetite de vocês? Então, que tal o révéillon em Miami, tipo o do Five Star Years Eve?

Festa de Natal, noites em boates como Ora; hotéis tipo Delano e Yacht Party.

Risco: tropeçar em estrelas de Hollywood, da música, da moda e do futebol...