Salve a folia!

Dupla de gatas: Patricia Chauss e Renata Borges
Foto: Edy Fernandes

Salve a folia!
O Carnaval de Belo Horizonte vem se reinventando desde 2011 quando blocos de rua começaram a resgatar a folia em bairros tradicionais da cidade. Este ano foram cadastrados 363 blocos, com expectativa de receber mais de 2,4 milhões de foliões e gerar o dobro da renda do ano passado. Diante desse cenário e do aquecimento da economia, hotéis investem em estratégia de marketing para atrair hospedes. São descontos, venda de ingresso, como o Intercity que nos envia material neste sentido.

De olho nos foliões
Não é para menos, pois a concorrência é grande. Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de BH, Paulo Pedrosa, a expectativa com os festejos carnavalescos na cidade é de um aumento de 5% a 10% na taxa de ocupação. Geralmente restrita a 40% a 45%, este aumento está longe de atingir o ideal de equilíbrio para o setor, que necessita uma taxa média entre 60% a 70%.

Falta incentivo
À coluna, Pedrosa disse que é preciso outros incentivos para fomentar o turismo na cidade, sobretudo o de negócios: “Desde a Copa do Mundo, em 2014, o setor vem vivendo um momento complicado, com muitos hotéis fechando ou mudando sua atividade. A oferta passou a ser maior que a demanda, o que acontece pela falta de uma política eficaz para atrair novos eventos.”

Falta caneta
O presidente do Sindhorb ressalta a necessidade da construção do Centro de Convenções da Avenida Cristiano Machado para abrigar grandes eventos, além do Expominas. Sugere também que, para a incrementação de nosso turismo, seja concedido redução de carga tributária nos empreendimentos do setor.

Receita
A diminuição de alíquota de 5% para 2%, a abertura dos voos no aeroporto da Pampulha, maior investimento nos centros de informação aos turistas e a criação de ônibus turístico circulando nos principais atrativos da capital mineira são outras medidas para fomentar o turismo.

Curtas & Finas

*A GB Cosmetics, liderada pelo empresário Guilherme Baptista promove amanhã, em parceria com a Swarovski, o Carnaval em Veneza. A festa beneficente acontece no Buffet Ilustre, em Betim.

*O Shopping Cidade preparou um super pré-carnaval no próximo sábado. A festa será comandada pela “Charanga das Padês”, bateria formada por mães do famoso grupo Padecendo no Paraíso.

* Leonardo Bortoletto, Presidente da Sociedade dos Usuários de Informática Minas assumiu a presidência da Sucesu Nacional para um mandato de dois anos com o desafio de expandir o trabalho já realizado junto as 5.500 empresas de tecnologia existentes no Estado.

*A profissão mais antiga do planeta sucumbe à crise: fechou a boite Skorpius, tradicional templo do meretrício da Savassi.
*Guilherme Arantes é a atração da festa Retrô que acontece no Clube Chalezinho amanhã. Responsável por grandes sucessos de novelas na tv brasileira, Arantes apresentará o show em celebração aos seus 40 anos de carreira.