Prudente e fundamental

Foto: ZoomVIP

Prudente e fundamental

 

Márcia Prudente é a mulher que, herdando da mãe Ângela Proença, o amor pelo próximo, está por trás, à frente e ladeando O Proação, ONG que faz o que governos deveriam, mas não fazem: cuidar de bebês, crianças e jovens que precisam de cuidados. Está ao lado também da Benedita Comunicação e de belas grifes de moda no Proação Fashion Day. Esperamos que se emocionem e juntem-se a todos eles.

Márcia, pra quem chegou ontem, de Marte, explique em poucas palavras o que é o Proação e o Proação Fashion Day.
- O Proação é uma organização sem fins lucrativos e foi fundada em 2005 pela minha mãe, Ângela Proença, focada em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente incorporamos duas casas de acolhimento: Filhos de Nazaré, abrigando crianças de zero a sete anos e Mãos de Maria, que acolhe somente bebês. O Proação Fashion Day nasceu de uma parceria entre O Proação e a Benedita Comunicação com importantes grifes (de moda).

Generosidade gera generosidade como a gentileza faz?
- A generosidade  conscientiza pais, familiares, amigos e jovens para a valorização do "outro". Também enfatiza a importância do significado real da beleza.

A moda, a arte, despertam a generosidade?
- Não dá mais para ignorar o que a moda desperta na sociedade. A generosidade, vinculada à moda, "está na moda" porque ficou impróprio vestirmo-nos bem sabendo que, numa sociedade, mais da metade de seus membros não tem sequer o que comer. É entender que ser chique é mais que estar chique, que moda é comportamento, atitude. Daí o Proação Fashion Day.

Seduza os leitores para o Proação Fashion Day...
- É uma noite linda de moda e solidariedade. E a renda dos convites é fundamental para o sustento da casa durante todo o ano.

Até quando o Brasil, no caso, precisará de ONGs como o Proação?
- O Terceiro Setor é muito importante. Infelizmente há muitas pessoas deixadas de lado pelo poder público, daí a necessidade de ONGs como O Proação. Queremos crer que em breve esse trabalho não será mais necessário, mas analisando a realidade do país hoje, isso nos parece um pouco utópico.  

Quais as ações mais marcantes na história do Proação?
- Comemoração Do dia das Crianças e a apresentação do Corpo de Baile em São Paulo por ocasião de uma feira do terceiro setor.

Quais as próximas?
- O Dia das Crianças e o Festival do final do ano, no teatro Monte Calvário, dia 17 de dezembro.

No dia a dia, como pode se contribuir com o Proação?
- Primeiro, conhecer nosso trabalho. Temos os sócios fraternos, que contribuem mensalmente a partir de R$ 30. Há também pessoas que nos auxiliam com suas visitas. Por fim, aqueles que realizam campanhas de arrecadação de mantimentos, roupas, produtos de limpezas, etc.

Para terminar em ritmo de Moda, o que não deveria sair de moda no Brasil?
-  A simplicidade nos gestos de fraternidade, de comunhão e de solidariedade. Isto jamais deveria sair de moda.