Paulo Navarro | terça-feira, 7 de abril de 2020

Ecos do almoço para o desembargador José Murilo de Morais, com o homenageado emoldurado pela esposa, Railda, e pela filha, Andrea

Foto: Edy Fernandes

No mesmo evento, no britânico Automóvel Clube, o advogado José Murilo Procópio, o senador Antonio Anastasia, o deputado federal Fábio Ramalho e Rodrigo Bueno

Foto: Edy Fernandes

Ousadia e coragem

Texto oriundo da agência de Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes: “Empreender no Brasil é vencer obstáculos, desde sempre. O nosso ambiente de negócios exige ousadia, resiliência e capacidade de absorver os baques, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Na minha vida como empresário do setor de bares e restaurantes tive altos e baixos”.

Coragem e resistência

“Agora, à frente da Abrasel, associação que representa o setor, vejo muitos empreendedores pelo Brasil todo enfrentando o maior baque de suas vidas. Em várias cidades do Brasil o faturamento de bares e restaurantes caiu brutalmente – e muitos tiveram de fechar as portas”.

Resistência e resiliência 

“Logo que estourou a crise, procuramos o presidente Jair Bolsonaro, que se sensibilizou com os problemas do setor. Desde então, foram diversas conversas com integrantes da equipe econômica, principalmente aqueles responsáveis pela Medida Provisória 936, a chamada MP do Salário.”

Resiliência e vitória 

“Medida publicada semana passada, ousada e criativa, que chega a tempo de ajudar o nosso setor a manter os empregos durante a crise. Os trabalhadores também se veem amparados, pois não perdem o sustento e recebem estabilidade durante e mesmo após a crise (pelo mesmo tempo em que tiveram o contrato suspenso ou a jornada reduzida). Ver o problema dos salários equacionado foi uma conquista importante, mas não basta. Tenho conversado com inúmeros empresários que enfrentam vários problemas”.

Curtas & Finas

* Finaliza Paulo Solmucci: “Empresários enfrentando problemas junto aos bancos, às prefeituras e governos estaduais, em um ambiente de imprevisibilidade”.

“Vamos atacar todos esses problemas, com perseverança. Nos manter firmes e atuantes, trabalhando para uma retomada forte após a crise”.

Paralelo à palavra de Solmucci, empresários de restaurantes finos de Lourdes acham que não é o momento de reabrirem seus restaurantes. Acreditam que a demanda não justifica tal ação. Idem para oferecerem delivery.

Por outro lado, restaurantes mais populares sobrevivem e não demitem exatamente porque usam o delivery como nunca.

* BrazilFoundation em Ação – Juntos contra a Covid-19 é uma campanha global de emergência pedindo doações para enfrentar as consequências da Covid-19 no Brasil.

Com essas doações, a fundação planeja apoiar organizações filantrópicas que aumentem o atendimento à população e as soluções de longo prazo para prevenção de futuras pandemias de saúde no Brasil.