Paulo Navarro | terça, 6 de julho de 2021

Notícia de 2013

“O Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foi transformado em museu e será reaberto ao público no próximo dia 4 de agosto. A imponente edificação datada de 1897 agora abriga um museu interativo, com modernas tecnologias de vídeo, animação e outras mídias digitais. A exposição permanente ‘Palácio da Liberdade - Memórias e Histórias’ foi inaugurada com a presença do governador Antonio Anastasia”.

Notícia de 2021

Logo depois, no governo petista, em retaliação, o Museu do Palácio da Liberdade foi “misteriosamente fechado, paralisado”. Agora, em 2021, o museu volta ainda mais moderno, divertido e interativo. Com o espaço lotado, a solução foi a mínima intervenção possível para contar um mar, um século de muita história e estórias. Assim, a tecnologia “desapareceu” entre móveis, peças, obras de arte e decoração de época.

Notícias resgatadas

Foi resgatada a história de 16 governadores que moraram e trabalharam no 100% restaurado Palácio da Liberdade, através de equipamentos de mídias digitais. Áudios e vídeos que se misturam, discretamente, ao rico cenário. Discursos, como o de Tancredo Neves, conversas entre JK e Oscar Niemeyer, saindo de um telefone antigo; o “fantasma” de Olegário Maciel no espelho do banheiro e até curiosidades sobre os nomes das ruas de Belo Horizonte.

Notícias quentes

Conversamos com o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira: “Através de licitação, o contrato de gestão foi para a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes - APPA que também se ocupa do Palácio das Artes. Temos um projeto amplo para trazer estudantes de todo o estado, focado bem nos municípios, para conhecer o Palácio da Liberdade. Aulas de História, Cultura, Arte; visitas monitoradas, lanche; um projeto educativo.

Notícias reconfortantes

“Quando (Fernando) Pimentel (PT) entrou, transformou o palácio em sede do governo. E esta história do museu, como todo mundo sabe, aconteceu. Foram tiradas todas as exposições. Nossa ideia é que ele já é um museu que merece visitas guiadas e interpretadas, a exemplo dos grandes palácios europeus. Sem ter, por si só, exposições porque ele já é objeto de exposição. Os recursos já estão em conta: R$1,5 mi, anualmente. Ainda não foi reaberto porque não é o momento”.

Caminhando e chegando

A Fundação Benjamin Guimarães - mantenedora do Hospital da Baleia – completou dia 4, 77 anos. Comemoremos! Somente no último ano, foram realizados mais de 500 mil procedimentos médicos e quase 300 mil exames. É referência no atendimento oncológico adulto e pediátrico e atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. 

Curtas & Finas

*Ainda sobre a Fundação Benjamin Guimarães. São seis Centros de Referência e mais de 30 especialidades médicas.

Pelo segundo ano consecutivo, a Instituição foi eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil para se doar!

O hospital ainda tem localização privilegiada, dentro de uma mata preservada de cerca de 3 milhões de m². Benefício direto a todos os pacientes.

*A chapa "Abrajet Forte, Abrajet Unida, do catarinense Evandro Novak (presidência) e do paraense Nilton Guedes (vice), concorre à reeleição da diretoria da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo.

*Notícia boa do Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto de la República Argentina (MRECIC) e Wines of Argentina (WofA).

Chegando ao Brasil, uma centena de rótulos inéditos de mais de 20 adegas argentinas.

Supermercadistas, distribuidores, importadores e “restaurateurs” terão showroom em cidades como Belo Horizonte, Santa Catarina e Bahia.

O Consulado da Argentina em Belo Horizonte apresentará 85 rótulos de 19 vinícolas, de hoje ao dia 29.

Os convidados participarão de degustações com um sommelier, em tour pelos vinhos.

Os participantes poderão manter reuniões virtuais com as vinícolas argentinas.

*O McDonald's inaugurou seu 59º restaurante em Minas, o terceiro da marca em Betim.

Será operada pelo franqueado Edmundo Massoni, responsável por 10 restaurantes da rede.

Quem faz a acontece passa por aqui

Na Cervejaria Sátira, em Belo Horizonte, Áureo Brandão, da Avantgarde; Guilherme Couto, da ALC Veículos; André Couto, do ALC Group e Ademilson Rabelo do Grupo Planeta. Foto: Arquivo Pessoal

No "lar doce lar", em Tiradentes, o casal eterno e infinito, Nathan e Vanessa Lerman, ela, feliz aniversariante. Foto: Arquivo Pessoal