Paulo Navarro | terça, 5 outubro de 2021

Maiores e melhores

Eugênio Mattar e Localiza são os destaques principais do 23º Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas de Minas Gerais – MercadoComum – 2021. O objetivo é homenagear as 50 empresas que mais se destacaram em Minas durante os anos de 2020/2021, em função de suas atividades operacionais, desempenho econômico e resultados em geral.

Maiores e fortes

Os agraciados da premiação foram definidos através de processo técnico, tendo como sustentação, as informações e dados relativos ao 25º Ranking de Empresas Mineiras, que será divulgado em edição especial de MercadoComum, prevista para dezembro, com o registro das empresas vencedoras.

Melhores e milhares

Para este ranking, foram analisados quase cinco mil balanços e demonstrações de lucros e perdas, sendo consideradas aptas 570 empresas, totalizando as mesmas receita operacional líquida de aproximadamente R$400 bilhões. Isso representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas no ano de 2020.

Parceria salutar

A Unimed-BH anunciou acordo com o Grupo Oncoclínicas, passando a deter 15% do Hospital Vila da Serra. O hospital, em Nova Lima, foi adquirido pelo Grupo Oncoclínicas, que possui 70 unidades no país, com cerca de mil médicos especialistas, em novembro de 2020. Assim, a Unimed-BH, com 15 unidades próprias e mais de 300 prestadores, mais de 5.400 médicos cooperados em diversas especialidades, fortalece sua atuação.

Parceria elementar

“Nossa rede credenciada soma-se à nossa rede própria. Buscamos parcerias que nos fortaleçam, focando a perenidade e a sustentabilidade da cooperativa”, diz o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam. Para o Grupo Oncoclínicas, “a transação alinha-se à estratégia de crescer via parcerias com as principais redes de saúde suplementar do país”.

Tudo comunica

A Comunicação Corporativa passa por transformações, rompendo os limites dos departamentos dedicados ao tema. Assim, o jornalista e empreendedor Rafael Araújo criou um podcast, que ganhou temporadas. Lá, as histórias corporativas contadas se transformaram em recente livro: “Tudo Comunica - um podcast para ler”, já nas livrarias e no e-commerce.

Tudo conecta

“Rafael considera uma leitura indispensável para pessoas que buscam evoluir enquanto líderes. Para ele, o ingrediente dessa transformação é a comunicação, habilidade e competência fundamentais para lidar com a complexidade do mundo corporativo”. Bravo! Parabéns! Mais sucesso! Mais trabalho!

Residencial presidencial

Modernidade e o charme da História são a cara bonita do Arthur Bernardes Residencial, do Grupo EPO. O edifício, de altíssimo padrão, será erguido no bairro Lourdes. Palmas para a harmonia. O casarão foi erguido em 1912 como moradia de Arthur Bernardes. O que nunca aconteceu pois tornou-se presidente (governador), de Minas Gerais (de 1918 a 1922) e, depois, presidente do Brasil (de 1922 a 1926).

Residencial providencial 

No Arthur Bernardes Residencial, espaço e muro frontal serão preservados na esteira de uma área ajardinada entre a casa e o acesso de pedestres à nova edificação. “O projeto tem uma integração do clássico com o moderno que encantará a todos que passarem em sua porta”, destaca Guilherme Santos, diretor Comercial e de Novos Negócios do Grupo EPO.

Curtas & Finas

*A cafeteria Starbucks confirmou a inauguração de mais uma unidade em Belo Horizonte, no Shopping Cidade, com operação a começar em 45 dias.

Em junho, a rede de cafés confirmou uma unidade no Boulevard Shopping.

Segundo o diretor de marketing do shopping, Bruno Saliba, o local onde funcionará o Starbucks já está em obras.

Fala Saliba: “O Centro é famoso pela culinária. Com a cafeteria, a região ganhará ainda mais destaque e competitividade”.

*A nova edição do Conecta, evento promovido pelo Conselho Jovem da Associação Comercial e Empresarial de Minas, acontece online, hoje, às 19h.

A proposta é promover rodada de negócios para indicações de serviços, networking e compartilhar os desafios de cada um nos últimos meses.

“Os participantes podem indicar possíveis clientes e soluções para os principais desafios”.

“Podem compartilhar sobre seus próprios empreendimentos e até mesmo gerar novos negócios, entre eles”, explica Marco Túlio Campolina, presidente da ACMinas Jovem.

*Dia das Crianças chegando e o comércio varejista de Minas pronto para o período de vendas.

A reabertura do comércio, a vacinação e a queda da transmissão da Covid-19 trazem esperança de vendas melhores ou iguais ao ano passado para 85,7% empresários mineiros.

É o que mostra a pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Crianças 2021”, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG.

Fala a economista da federação, Gabriela Martins: “Apesar da mudança de cenário, o consumidor continua cauteloso devido ao desemprego, achatamento da renda familiar e inflação”.

Quem faz a acontece passa por aqui

As campeãs em graça e beleza, Brena Pinho e Amanda Fiuza. Foto: Edy Fernandes

Luiz Mendonça, do Mercatto da Praça e Heitor Silva, embaixador da cerveja Baden Baden. Foto: Edy Fernandes