Paulo Navarro | terça, 31 de agosto de 2021

Nossa maravilha

Há pouco menos de três anos os engenheiros Pedro Quadros e os irmãos Eduardo e Gilberto Camargo, apaixonados pelos vinhos portugueses - e sua insuperável relação qualidade/preço - abriram a importadora, “Nossa Garrafeira”. Rótulos selecionados com a ímpar curadoria de Rodrigo Vieira Pinto e outros colaboradores em Portugal.

Nossa ilha

Na carta e na pauta, vinhos de alta qualidade; as castas mais emblemáticas de cada região, colhidas nos melhores “terroirs” e elaboradas por mestres enólogos. No supimpa espaço de degustação, anexo à loja, clientes e amigos provam os vinhos em deliciosa companhia: queijos, castanhas e ótima conversa. Melhor, só em Portugal.

Assunto infindável

O “home office” parece consolidado. Mas, o fato do local de trabalho ser o lar do empregado não desobriga o empregador de zelar pela saúde dos trabalhadores. O advogado e especialista em Direito e Processo do Trabalho, Otavio Calvet - também Juiz do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) - tira algumas das dúvidas inerentes à nova realidade.

Assunto da hora

E as definições e diferenças? Para Otavio Calvet, trabalho remoto é o realizado fora das dependências do empregador. O teletrabalho, que possui definição em lei (art. 75-B da CLT), é quando o trabalhador presta sua atividade fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituem como trabalho externo.

Assunto da vez

Já o “home office” é trabalho remoto e teletrabalho, mas na residência do empregado. Um detalhe! Acidente de trabalho acontece no estabelecimento do empregador. Doenças desencadeadas pela forma de trabalhar, ou pelas condições oferecidas pelo empregador na estrutura do “home office”, podem ser mais facilmente configuradas e consideradas como acidente de trabalho. Mas cada caso é um caso. Informem-se!

Arena viva

A LivePark, primeira empresa do Brasil focada em projetos ligados ao esporte e entretenimento, anuncia a gerente comercial e marketing, Carolina Lima, na operacionalização dos projetos de patrocínio e eventos de inauguração da Arena MRV. A empresa, parte da DC Set Group, é responsável, com a Arena MRV, pela comercialização de patrocínios da futura casa do Clube Atlético Mineiro. Com Carolina, os parceiros iniciam planejamento e execução da inauguração do estádio.

Curtas & Finas

*Amanhã, às 19h30, jantar harmonizado, no restaurante Topo do Mundo, Vila da Serra.

Jantar com a presença de Murilo Albuquerque Regina, proprietário da premiada vinícola “Estrada Real”, idealizador e criador da técnica da “poda invertida”.

*Vida e obra de Juscelino Kubitschek, antigo ocupante da cadeira de número 34 da Academia Mineira de Letras - AML, serão tema de palestra especial da mesma AML.

Maria Estela Kubitschek Lopes, filha de JK, será entrevistada pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, na sessão virtual.

Sessão sobre os “45 anos sem o acadêmico Juscelino Kubitschek”. O vídeo ficará disponível no YouTube da AML a partir de 2 de setembro, às 11h.

*O filme "Por que você não chora?", dirigido por Cibele Amaral, estreia dia 9 de setembro.

Nos cinemas selecionados e nas plataformas de streaming com distribuição da O2 Play.

Traz para o debate temas como o suicídio, depressão e saúde mental.

É estrelado por Bárbara Paz, Elisa Lucinda, Maria Paula e Carolina Monte Rosa.

A trama mostra a relação entre uma cliente e sua terapeuta. Abriu o 48º Festival de Gramado.

*Um admirável ladrão francês saiu dos livros, ganhou série na Netflix e a atenção de milhões.

Se antes Arsène Lupin já era o “chéri” de muitos, agora tem uma legião de fãs e é tema do próximo Clube do Livro “Ler e Inspirar”, da Aliança Francesa de BH.

O bate-papo gratuito e virtual, hoje, às 19h30, vai discutir “As aventuras de Arsène Lupin”, obra de Maurice Leblanc.

Para participar, basta se inscrever pelo e-mail mediateca@aliancafrancesabh.com.br.

*Abertura da exposição “Ventos e Momentos”, de Teresa Tanure, no Espaço Galeria da Templuz. Vernissage, hoje, das 17h às 22h.

Quem faz e acontece passa por aqui

A Incomparável Eveline Bartels, com Henrique Carneiro, homem de sorte. Foto: Edy Fernandes

Gente boa à beça, Francisco e Solange Bessa. Foto: Edy Fernandes

Brindando e vivendo “Nossa Garrafeira”, Pedro Carneiro Quadros, Ricardo Raimundo, Gilberto Camargo, Cristina França, Isabela Veiga Quadros, Rita França. Foto: Edy Fernandes