Paulo Navarro | terça, 26 de janeiro de 2021

Feliz ano novo, feliz aniversário, felizes primeiros 17 anos, hoje, para a “prima e sobrinha”, Maria Fernanda Ribeiro de Navarro Soares Ferreira. Foto: Arquivo Pessoal

A cruz

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) realiza, nas redes sociais, campanha nacional pela vacina contra a Covid-19, passo fundamental no combate à pandemia. Em outras palavras, fundamental para a reabertura de bares e restaurantes. A polêmica vacina é a “salvadora da Pátria e da lavoura” do setor. O slogan é “Vacina: eu confio”.

A caldeirinha

O objetivo da campanha é mostrar que a pessoa vacinada não vai virar “jacaré”. Ou seja, transmitir a consumidores, empresários e funcionários dos estabelecimentos de alimentação fora do lar, a ideia de que os dois imunizantes, aprovados até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são seguros. Oremos!

Imposto de plástico

A proposta de criação de um Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) ganha críticas severas da Receita Federal, que acredita em medidas mais eficientes. Entre elas, a taxação da distribuição de lucros e dividendos, a mudança da tributação presente no mercado de capitais e o fim dos programas de parcelamento de dívidas com a União que oferecem descontos.

Imposto terremoto

Especialistas tributários também enxergam muitos efeitos colaterais. "Isso seria absolutamente catastrófico", diz o professor do Insper e da FAAP e especialista em Direito Empresarial e sócio do escritório Godke Advogados, Marcelo Godke. "A experiência adotada na França mostra que o acréscimo é muito pequeno na arrecadação e ainda tem o poder de levar ao afastamento de investimentos". Sim, muitos franceses ricos “fugiram” do país.

O casal Jéssica e Felipe Prado (proprietário do Instituto do Coração) realizando o sonho da maternidade com a chegada das gêmeas Heloísa e Helena Prado. Foto: Arquivo Pessoal

Imposto inútil

Fala também o especialista em Direito Tributário e sócio do escritório Natal & Manssur, Eduardo Natal: "Há uma crença que esse imposto seria capaz de promover justiça tributária. Mas ele atingiria um percentual ínfimo e poderia promover a migração do capital para ativos que não são rastreáveis, como as moedas virtuais, além de um movimento de pessoas querendo ir embora do país".

Imposto assombrado

Por infeliz ironia com o grande ministro Paulo Guedes, o Projeto de Lei Complementar 215/20 é do deputado Paulo Guedes (PT/MG). Enfia o IGF, com alíquota de 2,5% sobre o valor dos bens de pessoas físicas ou jurídicas que tenham patrimônio líquido superior a R$50 milhões. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. Melhor seria um imposto e cadeia sobre as grandes corrupções.

O presidente do PIC Pampulha, Wilson Alvarenga e a esposa Lucinha. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Taylor’s, clássico vinho do Porto, anuncia o lançamento de um raro vinho, produzido para celebrar o próximo filme "The King´s Man".

O Taylor´s Very Old Tawny Port Kingsman Edition surgiu de um encontro entre o Taylor´s e o realizador Mathew Vaughn, que reconheceram valores partilhados.

Se a pandemia não atrapalhar mais um lançamento, como faz com o novo “007”, o filme tem estreia mundial em 12 de fevereiro.

Na época retratada no "The King’s Man", o vinho do Porto ocupava um lugar especial.

Durante a 1ª Grande Guerra, o vinho do Porto tinha-se estabelecido firmemente na sociedade britânica como um dos melhores vinhos do mundo.

O Duque de Oxford, personagem do The King's Man, adorava a bebida.

Durante a 1ª Guerra, o vinho do Porto foi “a arma secreta” para os exércitos britânico e francês, estacionados na frente.

*Neste insuportável novo mundo do politicamente correto, é um “perigo” dizer que carros as mulheres preferem.

Muitos dizem que os homens apreciam automóveis com potência e elas buscam outros pormenores.

"A prioridade é por segurança, conforto, espaço e estética", dia o sócio fundador da AutoMAIA Veículos, Flávio Maia.

As mulheres são cada vez mais donas de si. As motoristas aumentam a cada ano, com um perfil que não cabe em conceitos engessados.

"Elas influenciam na decisão de compra e também como um público consumidor direto”, complementa Flávio Maia.

*Os recitais de música erudita Allegro Vivace continuam a temporada 2020 com a performance do pianista Maurício Veloso.

A apresentação é no auditório da Rede Mater Dei de Saúde, hoje, às 20h, em formato digital.

A transmissão é pelo canal do evento no YouTube (Recitais Allegro Vivace).