Paulo Navarro | terça, 20 de abril de 2021

Onde há sorriso, há otimismo com Izabel Mendes e Alessandra Alkmim. Foto: Edy Fernandes

Tip Tap

Ainda neste abril, a saudosa e querida TAP retoma operações para Brasil e Reino Unido. A companhia visa 25 voos semanais; dois para Brasília e Belo Horizonte, três para Fortaleza, seis para o Rio de Janeiro (um para Porto), seis para São Paulo, dois para Recife, Recife/Maceió e Salvador. Para o Reino Unido (Londres/Heathrow), 15 frequências semanais.

Tap Top

O levantamento das restrições permite a volta essencial do Brasil e do Reino Unido para Portugal. Os passageiros que cheguem a território nacional (com exceção de crianças com menos de 24 meses de idade) têm de apresentar o teste RT-PCR, com resultado negativo, claro, realizado 72 horas anteriores ao embarque.

Top Up

Adicionalmente, os brasileiros terão de cumprir um isolamento de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades. Mais informações sobre as restrições de viagem e requisitos de entrada no site da empresa. A TAP acompanha em permanência a evolução dinâmica da pandemia e os seus impactos operacionais.

Pacto global

Em mais um “gol” de sua estratégia em sustentabilidade, a Usiminas adere ao Pacto Global da ONU. A iniciativa é que as empresas alinhem sua atuação, promovendo o crescimento sustentável e estimulando a sociedade a atingir o desenvolvimento sustentável até 2030. A adesão é voluntária e, como participante, a empresa se compromete com preservação ambiental, diversidade e inclusão, combate ao trabalho escravo e infantil, entre outras práticas.

Literalmente firmando o Pacto Global da ONU, o presidente da Usiminas, Sérgio Leite. Foto: Usiminas/Divulgação

Pacto fundamental

Atualmente, o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, em 160 países. Fala o presidente da Usiminas, Sergio Leite: “Um avanço importante da Usiminas com o Pacto Global da ONU. Já temos uma agenda de sustentabilidade forte e uma ação social que remonta ao início de nossas operações. Ampliamos nossa visão. Essa agenda ganha mais força e se torna uma meta da companhia”.

Contornando o Corona

A pandemia cancelou duas edições do Minas Trend, em 2020. Para o primeiro semestre de 2021, a FIEMG, realizadora da feira, prepara formato diferente, reforçando a vocação do evento para os negócios e focado na saúde e segurança de expositores e compradores. O Minas Trend Business Hotel acontece de 15 a 17 de junho, no TRYP by Wyndham Belo Horizonte Savassi, em Belo Horizonte.

Nas alturas, o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, sendo entrevistado por Paulo Navarro. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Ainda sobre o Minas Trend Business Hotel. “Fizemos vários estudos e pesquisas para entender a realidade e as necessidades do setor”.

“Concluímos que, antes de qualquer ação, era necessário desenvolver soluções aderentes a essas necessidades", esclareceu Gustavo Macena, gestor do projeto.

O hotel estará totalmente reservado para a feira. As marcas serão hospedadas nos apartamentos, uma para cada empresa participante, ampliando a segurança do distanciamento.

O agendamento será feito com hora marcada, por aplicativo enviado aos compradores cadastrados.

O número de expositores será reduzido para 100 marcas participantes.

Não serão realizados desfiles, palestras ou outras atrações que possam prejudicar o distanciamento social em aglomerações.

Um espaço totalmente dedicado aos negócios. As marcas terão liberdade de escolher quais coleções apresentar, não ficando restritas apenas aos lançamentos do verão 2022.

*O consumo mundial de café 2020-2021 ultrapassará as 166 milhões de sacas de 60kg, aumento de 1,3%, se comparado ao consumo mundial do ano-cafeeiro anterior.

Em relação aos países importadores de café, o consumo deverá atingir 115,96 milhões de sacas em 2020-2021.

E o consumo interno dos países exportadores de café deverá ser o equivalente a um volume de 50,66 milhões de sacas.