Paulo Navarro | terça, 2 de agosto de 2022

Mania de Rita

Rita Lee é a artista homenageada de 2022 pela Academia Latina da Gravação. A entidade, responsável pelo Latin Grammy, outorgará o Prêmio à Excelência Musical a cantora e compositora, celebrada como a “Rainha Elizabeth” do rock brasileiro.

Mania de nós

“Uma honra, celebrar a extraordinária carreira musical de Rita Lee, em novembro, na Semana do Latin Grammy, Las Vegas, EUA. Sua música transcende gerações e é inspiração para criadores de música em todo o mundo”, afirma Manuel Abud, presidente/CEO da Academia Latina da Gravação.

Mania de Brasil

Rita Lee se junta ao time de homenageados brasileiros como Roberto Carlos, Jorge Ben Jor, Ney Matogrosso, Djavan, Beth Carvalho e Martinho da Vila. Enquanto isso, aqui em Minas, ao lado de São Paulo, bem longe de Las Vegas, bem no meio do Brasil, mais música ótima no país da Delicadeza Perdida para o axé e outros sertanejos.

Mania de arte

A programação de “Coleção Brasileira - de Alberto e Priscila Freire” ganha, em seu último mês, os muitos sons de Tavinho Moura no show “Paixão e Fé”, amanhã e dia 4, às 20h, no Teatro 1 do CCBB BH. Ao seu lado estará o violonista Beto Lopes. As apresentações são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou pelo site www.bb.com.br/cultura.

Tavinho Moura, amanhã e no dia 4, no Teatro 1, do CCBB BH. Foto: Divulgação

Mania de Minas

Tavinho explica que série de similaridades trouxe sua música para a mostra: “Nossa ligação está em Minas, no amor pela arte. Assim como Priscila, que conheço há muitos anos, já visitei o Vale do Jequitinhonha diversas vezes e fui tocado pela cultura local. É uma honra fazer parte desse momento, especialmente ao lado de Beto, excepcional instrumentista”.

Feijão amigo

A mais famosa de BH, a “Feijoada do Maranhão”, acontece dia 27, das 13h às 18h, no Hotel Dayrell. Diversão e intercâmbio cultural são ingredientes do evento, que completa 31 anos consecutivos; com seis edições em São Luís e uma em Portugal. Entre as atrações musicais, uma bateria de escola de samba.

Valdez Maranhão, o dono do Feijão Maravilha, com sua obrigatória "Feijoada do Maranhão", dia 27, no Hotel Dayrell. Foto: Edy Fernandes

Ponto Contínuo

A Cemig, celebrando 70 anos, apresenta o grupo “Ponto de Partida”, com “Na Corda Bamba de Sombrinha”, baseado na obra de Aldir Blanc. Depois de mais de dois anos sem se apresentar em BH, o grupo barbacenense, está de volta com espetáculo inédito e dirigido por Regina Bertola.

Ponto Equilibrista

“Na Corda Bamba de Sombrinha” foi criado a partir da pesquisa de letras de música e crônicas de Aldir Blanc, feita pelo próprio elenco. O texto foi apresentado na Internet no final de 2021, continuando a investigação de linguagem para o teatro digital, desenvolvida pelo grupo desde 2020. Dias 5 e 6, às 21h, Teatro Feluma, no Centro.

Luz de Paris em BH

Antes de levar sua mostra para o Museu do Louvre, Paris, em outubro, o multi artista visual Marcus Paschoalin faz exposição aberta ao público, a partir de amanhã, no Espaço Galeria da Templuz, no Sion. São 20 telas, incluindo obras inéditas e releituras de séries consagradas, inspiradas nos estilos op art (arte óptica), gráfico e abstrato, marcadas por diferentes épocas, dos anos 1950 aos atuais.

Na ilha de Comandatuba, Bahia, durante o Caioba Soccer Camp,  João Paulo Navarro e o titular da coluna, com o anfitrião Caio Ribeiro e Rafael Parreira. Foto:  arquivo pessoal

Ainda na "Dolce Vita"m em Comandatuba: Maitê Leite, Caroline Botelho e Larissa Nogueira. Foto:  arquivo pessoal

Curtas & Finas

*Ainda sobre Marcus Paschoalin, que inaugurou, com Rogério Flausino, uma galeria de arte independente no Mercado Novo.

Ele estará em breve no Mural Templuz. Projeto de arte a céu aberto, com curadoria do designer Camilo Belchior.

Cor para a rotina da capital mineira, apresentando o trabalho de jovens e consagrados artistas do Brasil e mundo afora.

*Dias 6 e 7, o “Na Brasa” invade a praça José Mendes Junior, ao lado do palácio da Liberdade.

No sábado, a banda Velotrol e Putz Grila, além do DJ. No domingo, Baile do Maguá e a Banda Cash.

Em sua 6º edição, mais de 16 estações com os melhores cortes.

Mega estrutura contemplando bares, praça de alimentação, espaço criança, mesas e cadeiras.

*Depois do fechamento das empresas durante a pandemia, o setor de franquias voltou a crescer no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising  -ABF, a categoria teve crescimento de 3,2% no primeiro trimestre de 2022.

Tendência que deve continuar ao longo de todo este ano.

*Entre 11 e 13 de agosto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove o 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial.

Diamantina será sede do evento, que tem como objetivo fortalecer o turismo com a promoção de ações sustentáveis.

O evento é promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Cultural - OCBPM, com apoio da Associação Mineira de Municípios – AMM.

Da Confederação Nacional de Municípios - CNM e da prefeitura de Diamantina.

*O Outback Steakhouse inaugurou sua quinta unidade, agora, no Minas Shopping.

A inauguração foi marcada por uma ação social em parceria com o Instituto Viva Down, instituição que nasceu em 2017.

Nascida da união de um grupo de mães que almejavam desenvolvimento, alegria e socialização para filhos, jovens e adultos com deficiência.