Paulo Navarro | terça, 19 de janeiro de 2021

Encontro de amigos na Barra da Tijuca, Rio, com a jornalista Larissa Carvalho, o decorador e colunista social de Pará de Minas, Ângelo Caffaro  e Beth Barros, da Assembleia Legislativa. Foto: Arquivo Pessoal

Ônus e bônus

“Dona Pandemia” continua brindando o Brasil com rotas inéditas, do outro lado do mundo. OK! Há uma escala, mas a ligação entre a Austrália e Minas é um desenho de um novo tempo e suas possibilidades e oportunidades. A rota é da LATAM Chile com um Boeing 787-9 Dreamliner, maior jato da divisão chilena do grupo. Dois voos cargueiros na rota Sydney – Santiago – Belo Horizonte, em 19 horas, contando a parada na capital chilena.

Bônus exemplar

O primeiro avião decolou de Sydney, dia 15, chegando a Santiago no mesmo dia. Em seguida, Belo Horizonte. O voo de retorno para o Chile aconteceu no mesmo dia. A operação será repetida, hoje, com mesmo itinerário e horários. São as primeiras operações comerciais do 787 da LATAM Chile em Belo Horizonte, e a segunda do 787-9 que, em 2020, pousou em Confins num fretamento da Aeromexico. São apenas dois voos, não regulares, mas um começo.

Cobrança cruel

Da leitora e empresária, dona e maître do restaurante D’Artagnan, Denise Racche, questionando a cobrança do IPTU. “A prefeitura age como se nada estivesse acontecendo. Em todos os setores, durante 2020, foram feitas negociações entre inquilinos e proprietários, empresas e funcionários e etc. No caso do IPTU, para pessoa física e jurídica, deveria também haver algum acordo”.

Cobrança absurda

Algum acordo ou vários, “pois todos ficaram sem receber grande parte de seu salários, comissões, aluguéis e vendas. Os valores do IPTU aumentaram enormemente este ano. Um absurdo! Já vi uma notícia sobre abono no setor do comércio, mas e a pessoa física? Se achar cabível este pequeno registro, seria importante para todos”. Recado dado, “chérie” Denise. Kalil, “please”.

No maior pique

Foi na BH do final da década de 50 que surgiu a ideia do Pampulha Iate Clube – PIC; novo e sofisticado clube voltado para a alta sociedade mineira. Um clube diferente garantindo lazer, esporte e recreação, principalmente para os jovens. Três grandes mestres assinariam os projetos: Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari. Um projeto arrojado, de grandes proporções.

No melhor pique

Um cenário grandioso e exuberante, a começar pela piscina, um dos principais cartões postais do clube. Niemeyer criou a forma insuperável, Burle Marx utilizou mudas e flores de todo o mundo para fazer um maravilhoso jardim e Portinari enfeitou, com sua arte sem igual, o interior do salão de festas e o cenário dos jardins, com o quadro “Frevo” e o painel de azulejos, “Peixes”.

No tradicional pique

“Frevo” acabou no hall principal do PIC Cidade, quando inaugurado, na Praça da Liberdade. O PIC ficou pronto dez meses após o início das obras, estreando em 26 de janeiro 1961, com a presença de vinte mil pessoas, entre elas o então senador Juscelino Kubitscheck, paraninfo da cerimônia. Os grandes jornais nacionais repetiram a mesma notícia: “... foi inaugurado o maior e mais luxuoso clube do Brasil, o PIC". O atual presidente é Wilson Alvarenga de Oliveira Filho.

Jorge Menezes, cirurgião plástico da clínica Esthetic Care, com 1001 novidades para 2021, em procedimentos estéticos e aparelhos de última geração. Foto: Divulgação

Curtas & Finas

*Mais sobre o PIC. Dia 26, o clube completa 60 anos. Uma das comemorações acontecerá em forma de vídeo.

Convidados gravarão um vídeo curto, para as redes sociais, cumprimentando o clube e a Família PIC pelos 60 anos de história.

*Famosa pelo treino gamificado, importado da Espanha, a BodyHiit Experience deu início à sua campanha “Não fique parado #VenhaDoSeuJeito”.

Produzido e dirigido pelo Henrique Lara, o filme de 40 segundos destaca que a BodyHiit não é uma academia convencional.

Foi pensada para oferecer experiências a todas as gerações – crianças a idosos – com diferentes condicionamentos físicos e propósitos.

*Durante as férias, a Rede Play impulsiona os alunos da Rede Clarissas Franciscanas rumo ao Enem.

A Rede Clarissas Franciscanas, em suas quatro escolas, continua oferecendo o melhor do ensino remoto da atualidade.

Com ótimos fornecedores, excelentes professores e equipe de gestão pedagógica, a Rede Clarissas também criou a Rede Play.

Ambiente virtual onde os alunos pré-Enem têm acesso a mais de 420 vídeo-aulas, correções de exercícios e os principais conteúdos cobrados pelo Enem e demais vestibulares.

E sem cobrança adicional! Basta ser aluno de uma das unidades da Rede Clarissas.

*A presidente da ABRH-MG, Eliane Ramos, escreverá um dos capítulos do livro Conta-me (Mais) Estórias – Storytelling na Gestão de Pessoas na Lusofonia.

A obra da editora RH foi lançada, dia 25 de novembro, em Portugal.

Os autores José Bancaleiro e Pedro Ramos, convidaram gestores de pessoas de cinco países: Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste e Brasil; no caso, Eliane Ramos.