Paulo Navarro | terça, 17 de maio de 2022

No lançamento do livro “Doze Horizontes, Um Mirante”, no Ah! Bon Café, Diamond Mall, Léo Paixão, Taís Civitarese e Peter Rossi. Foto: arquivo pessoal

Doze Horizontes

O lançamento do livro “Doze Horizontes, Um Mirante”, dia 10, contou com amigos e convidados no Ah! Bon Café, Diamond Mall. Presentes, o governador Romeu Zema; o presidente do Clube Atlético Mineiro, Sérgio Coelho; o ex-governador, Alberto Pinto Coelho; o chef Léo Paixão; entre outros fãs.

Doze Sentenças

O livro é coletânea de 101 crônicas de Danielle Mata Machado, Daniela Piroli, Eduardo de Ávila, Guilherme Scarpellini, Leandro Quaresma, Luísa Bahia, Márcio Magno, Peter Rossi, Rosângela Maluf, Sandra Belchiolina, Taís Civitarse e Victória Farias. Todas publicadas no Blog Mirante, do Portal UAI, do Estado de Minas, abordando temas do cotidiano, um convite à reflexão.

No mesmo evento, o governador Romeu Zema, com um dos autores, Peter Rossi. Foto: arquivo pessoal

O presidente do Galo, Sérgio Coelho e Eduardo de Ávila, também um dos autores em “Doze Horizontes, Um Mirante”. Foto: arquivo pessoal

Moderno e eterno

Amanhã, às 19h, a Galeria Murilo Castro, no Santa Lúcia, retoma o ciclo de “Art Talks”, com o tema “Abstracionismo na Arte Brasileira”. Do nascimento às vanguardas europeias e sua influência no Brasil. O tesouro será abordado desde os anos 50, através dos movimentos concretista, neoconcreto e do informalismo com suas várias vertentes, até a contemporaneidade. São 12 vagas e inscrições pelo Sympla.

Fórum saboroso

Hoje, Fórum de Escuta e Discussão - Patrimônio Cozinha Mineira – Uma Reflexão Sobre o Processo de Registro. Após recepção, às 14h, haverá o Compartilhamento dos Processos de Pesquisa e Registro, com IEPHA MG - professor José Newton Meneses e Luca Palmesi. Museu Mineiro, Lourdes.

Filho de Maradona

Certo, o time parisiense, PSG, cheio de estrelas, decepcionou na cena futebolística de 2022, mas ainda é o palco de Lionel Messi. “O Cara” foi, simplesmente, eleito seis vezes Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e recordista do prêmio Bola de Ouro. Messi soma 761 gols em 18 anos de carreira. O que pouca gente sabe é como se deu a trajetória do craque argentino, contada pelo o jornalista esportivo Ariel Senosiain na biografia “Messi, o gênio completo”.

Mata aberta

Chegou o La Matta Cozinha, gastronomia contemporânea em homenagem ao patriarca da família, João da Mata Nogueira. Ingredientes frescos e selecionados, em equilíbrio de sabores. Carta de vinhos democrática que vai das massas aos risotos, carnes e frutos do mar. E ainda trouxe uma palavra nova: “empratamento”.

Mata atlântica

“Empratamento”, como entendemos, é cuidadosa elaboração, em bela apresentações para o olhar e outros sentidos. Para “aquelas” ocasiões, drinques clássicos. O La Matta, no trevo da avenida Oscar Niemeyer, é dirigido por André Nogueira de Sá e Aurélio Nogueira Alves, orgulhosos descendentes do já citado João.

Trocando talento

O sócio do Manucci Advogados, Daniel Manucci, chegou de Richmond, Virginia, EUA, onde participou do Encontro Regional da InterLaw Limited - Americas Regional Meeting. “Tivemos acesso às melhores práticas de grandes escritórios de advocacia mundial, absorvendo mais experiência para nossos clientes nacionais e estrangeiros”, conta Daniel.

Trocando sucesso

Após dois anos sem o presencial, membros da Interlaw de todo o mundo se reencontraram para este rico evento. A Interlaw é uma aliança internacional composta por 95 escritórios de advocacia com mais de 7.500 advogados e presença global em mais de 140 cidades mundo afora.

Minas “brasiliano”

A interação entre Minas e Itália é marcante desde que os primeiros imigrantes italianos chegaram nestas plagas, no início do século 20. Influências da cultura do país da arte, ciência e tecnologia podem ser notadas na rotina dos mineiros. E, nas relações comerciais, embora essa conexão também seja significativa, ainda há potencial para avançar.

Minas italiano

Para identificar as grandes negócios entre Minas e itália, a Promo Brasile Itália - com a Invest Minas e a Federação das Fiemg - promove, amanhã, às 10h, no auditório da mesma Fiemg, o workshop “Perspectivas de exportação e parcerias entre empresas mineiras e italianas”. Participação de representantes dos governos e de entidades empresariais mineiras e italianas.

Curtas & Finas

*Ainda sobre a Promo Brasile Itália. Empreendedores de diversos setores da economia também participam.

O evento abordará assuntos como o momento econômico da Itália. E mais.

O Plano Nacional de Recuperação e Resiliência Italiano (PNRR), processo de exportação e seus aspectos tributários, entre outros assuntos capitais.

Ao final, os representantes de empresas participantes terão um momento para conversas e “networking”.

*Hélida Mendonça, cofundadora da Forno de Minas, profere a palestra “Fazendo Acontecer – Uma História de Coragem e Superação”, hoje, das 8h às 11h30, no Terraço Libertas, Praça Marília de Dirceu, Lourdes.

*Hoje, às 16h, acontece o lançamento do 14º Festival de Gastronomia Rural e do 27º Festival de Inverno, em Itapecerica, de 16 a 19 de junho e de 23 a 31 de julho, respectivamente.

A cerimônia de lançamento contará com a presença do prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis – Têko.

Será realizada no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha MG, na Praça da Liberdade, aqui em Belo Horizonte.

*Novo golpe, no país dos golpes diários, agora com o produtos dermatológicos, como preenchedores, bioestimuladores e afins.

A quadrilha se passa por profissionais da dermatologia, com documentos falsos, repassando produtos via mercado negro.

*“Análise econômica, livre iniciativa e segurança jurídica” será o tema da palestra do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

Palestra de encerramento do 1º Congresso de Direito Empresarial, evento do projeto Imersão Indústria, da FIEMG, dias 19 e 20.

Além de Fux, a programação oferecerá palestras com grandes nomes do Direito Tributário, Trabalhista e Previdenciário, Economia, Energia e Meio Ambiente.

Tudo em painéis que ocorrerão simultaneamente. Podem participar, além de industriais, quaisquer outros interessados no assunto.