Paulo Navarro | terça, 12 outubro de 2021

Novas do SEBRAE

Dados levantados pela maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo revelam que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil teve crescimento de 75%, passando de 30%, em 2019, para 53%, em 2020. A pesquisa é parte da Global Entrepreneurship Monitor – GEM, realizada com apoio do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Boas novas

O percentual representa 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendem e que querem abrir um negócio nos próximos três anos. Desse total, um terço teria sido motivado pela pandemia da Covid-19. Pela primeira vez, a pesquisa GEM também identificou que ter uma empresa é o segundo maior sonho do brasileiro.

Pró ação

O Proação Fashion Day, pérola do calendário da moda mineira, assumiu o digital em 2020, em uma versão “live e fashion film”. Este ano, abraça formato inédito para a 14ª edição: uma revista virtual interativa, pensada para dispositivos móveis. Iniciativa desenvolvida em parceria com a Romano Comunicação.

Pró moda

14 grifes mineiras, fotógrafos de moda, modelos e profissionais de “beauty, styling”, design e conteúdo,  em cinco editoriais temáticos com as tendências da próxima estação e reportagens. "O smartphone é a principal fonte de informações e interação social. O Fashion Day se transforma em Proação Fashion MAG”, explica o diretor de conteúdo da revista, Thiago Romano. 

Pró gente

Toda renda com o projeto vai para a manutenção da ONG O Proação; casas de acolhimento, iniciativas sociais e crianças assistidas. “Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, entendemos que a manutenção do evento era essencial, por isso trazê-lo em nova roupagem foi uma solução criativa e que mantém a tradição no meio da moda”.

Pró futuro

“A expectativa é que em 2022, o Proação Fashion Day retorne com público, show e coquetel reunindo nossos parceiros em grande festa”, planeja Angela Proença, presidente da ONG. O lançamento aconteceu em duas noites musicais do projeto PJ & Friends, na cervejaria Sátira, da loja de automóveis de luxo AvantGarde. Link para baixar no celular: https://bit.ly/3iinvDn

Santa Ana

O Museu de Sant’Ana apresenta a exposição “Objetos de Fé Afro-brasileiros”. Oratórios de diversos formatos, materiais e técnicas, originários de Minas e do Nordeste, alguns com apenas cinco centímetros e outros que chegam a quase 2,5 metros de altura. Obras do período colonial que revelam a sinergia entre o barroco e o devocionário dos negros.

Santa mostra

A curadoria é de Angela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, que faz a gestão do Museu Sant’Ana. A exposição fica em cartaz no foyer do Museu de Sant’Ana, em Tiradentes, com entrada gratuita, até 10 de janeiro de 2022.

Curtas & Finas

*Livros para crianças: fundamentais! Daí, o projeto “As crianças e os livros – infâncias e leituras em curso”, desenvolvido pela pesquisadora Fabíola Farias.

Parceria com a bibliotecária Cleide Fernandes e Jéssica Tolentino, mestre em Estudos da Linguagem.

A trinca articulou o manifesto, publicado no mês em que se comemora o Dia das Crianças.

O documento foi construído com a contribuição de participantes e convidados do curso do projeto, todos profissionais do livro e da leitura em Belo Horizonte.

E também com consulta, via redes sociais, junto à população da cidade, que respondeu: Como garantir o direito à leitura para as crianças na cidade?

“Os livros são objetos de cultura e experimentação estética que permitem, desde a primeira infância, compreender quem somos e o tempo em que vivemos”, afirma Fabíola Farias.

*Vem aí a Bienal do Livro Rio, depois de 18 meses sem eventos culturais, encontros e espaços para diálogos olho no olho.

A Bienal será repleta de trocas de ideias, reflexões e discussões, tudo o que a cultura pode proporcionar às pessoas.

O maior festival de cultura e literatura do Brasil acontece entre 3 e 12 de dezembro, no Riocentro, Barra da Tijuca, de forma híbrida.

*A histórica Paracatu, conhecida pela beleza do conjunto arquitetônico colonial, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), quer se destacar também pela arte urbana.

Dia 19, quando completa 223 anos, a cidade ganha o maior mural interativo de arte urbana do Estado.

O projeto, da artista local Janaína Campos, é patrocinado pela Kinross Paracatu através do Programa Integrar, eixo cultura, que completa 10 anos em 2021.

*A literatura de Lindolfo Paoliello completa 40 anos e, para marcar a ocasião, foi lançado um livro sobre a trajetória do autor.

“A Crônica de Lindolfo Paoliello”, de autoria de Letícia Malard, professora emérita de Literatura Brasileira, mestra e doutora em Literatura.

O livro foi apresentado ao público em edição virtual, dia 7. A iniciativa é da Editora Del Rey, responsável por editar os cinco últimos livros do autor.

Quem faz e acontece passa por aqui

Na CasaCor Minas 2021, Eduardo Faleiro e o vereador Gabriel Azevedo. Foto: Arquivo Pessoal

Sempre na CasaCor, Patrícia Fonseca, Andrea Fragoso e Maria Eduarda Fragoso. Foto: Arquivo Pessoal