Paulo Navarro | terça, 10 de maio de 2022

Casa carioca

Cinco motivos para visitar a Casacor Rio, até 26 de junho, pela segunda vez, na Residência Brando Barbosa, Jardim Botânico. 43 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas. 45 ambientes sendo, 22 deles, dentro e 23 fora da casa, reunindo complexo gastronômico, áreas comerciais e a Vila Casacor, a novidade. Exuberante propriedade em mais de 12 mil m² de área, cercada de verde, ao lado do Jardim Botânico.

Cor carioca

O primeiro motivo para a visita é a casa como instituto cultural, voltado para as artes. O segundo, Arte no Metaverso. As artes plásticas são realmente um espetáculo à parte. Terceiro, a já citada Vila Casacor, em parte dos jardins com uma nova proposta: a de receber artistas residentes.

Anzol carioca

Quarto motivo, a gastronomia. Além dos drinques do Bam'Boo Bar, pela primeira vez, o tal complexo gastronômico. Quinto, os jardins. Vizinha a outros tesouros naturais, como o Jardim Botânico e o Parque Lage, a Brando Barbosa tem quase 12 mil m² de área verde. Uma “pocket forest” que ficou mais sedutora depois das intervenções.

Mensagens eternas

João Ângelo Siqueira lança o livro “Mensagens Atemporais“, dia 12, às 19h, na Academia Mineira de Letras. Poemas, fotografias e ilustrações. “O livro, organizado e escrito em sua maior parte nos anos de 2020 e 21, no auge da pandemia, traz reflexões sobre o valor da vida, das boas relações, dos amores e também sobre os desafios que o viver sempre nos apresenta”.

Mensagens desejáveis

“Visão otimista, apesar dos tempos. Traz também alguns pensamentos de épocas mais amenas, dos anos 80”. E um capítulo de “Mensagens de Natal”, ilustradas por Luiza Teixeira Siqueira. Lançamento também na Bienal Mineira do Livro 2022, no BH Shopping, do dia 13 ao 22. Por fim, dia 26, em Salvador, Bahia, no Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa.

Economia beleza

Lemos no Itaú Cultural, que a Economia Criativa gerou 855,5 mil postos de trabalho em 2021, como apontou seu Painel de Dados do Observatório. O crescimento do número de vagas no segmento foi de 13% no ano, acima dos 11% da economia em geral. A oferta de postos para trabalhadores na cultura cresceu 14% no período. Os trabalhadores de apoio ganharam 68% das novas vagas criadas.

Economia linda

As ofertas em museus e patrimônio cresceram 39% entre o 3º e o 4º trimestre de 2021. As vagas informais têm crescimento relativo maior que formais. O avanço da vacinação, o arrefecimento da pandemia e a retomada das atividades presenciais deram forte impulso à oferta de emprego na economia criativa no 4º trimestre de 2021.

Curtas & Finas

*O presidente Wilson Alvarenga convida para o “Arraiá do Pic 2022”. No PIC Pampulha, dia 4 de junho, a partir das 20h.

*O Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, em 26 de abril, elegeu presidente e vice-presidente.

Como presidente, Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil.

E como vice, Sergio Leite de Andrade, presidente do Conselho da Usiminas, para o biênio 2022 a 2024.

*O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, com o apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - ABSOLAR, disponibilizou cerca de R$405 milhões para o crescimento da energia solar em Minas.

Os recursos foram anunciados, dia 3, durante o Workshop ABSOLAR, no auditório da FIEMG.

O crédito visa viabilizar novos investimentos para o território mineiro, gerar mais empregos e renda para a população.

Estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios e ampliar o acesso da energia solar a consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público do estado.

Segundo o presidente do BDMG, Marcelo Bonfim, os recursos vão garantir uma maior inserção da fonte solar na região e assegurar o abastecimento elétrico da população. 

*No restaurante Pobre Juan, jantar harmonizado com Giuliana Ferreira, embaixadora no Brasil para as vinícolas Catena Zapata, da Argentina, e Viña Montes, do Chile. Dia 11, às 20h30, Belvedere.

Quem faz e acontece passa por aqui

Renata Orloff e as belas gêmeas mineiras, Emília e Priscila Sobreira, residentes em Miami, durante a festa Pré fórmula 1 Pop Vision TV. Foto: arquivo pessoal

Na mesma festa, este buquê de flores: Yolanda Goodell, Emília Sobreira Gross, Diana Friedkin, Grace, Priscila Burillo, Triciane Caetano e Bianca Studer. Foto: arquivo pessoal