Paulo Navarro | segunda-feira, 8 de junho de 2020

Antes que os bons dias voltem, nosso ótimo passado recente com o vereador Léo Burguês, ao lado das filhas, Izadora e Bárbara Castro, e de seu pai, Francisco Laender

Foto: Divulgação/Léo Burguês


A diretora do Instituto Amílcar de Castro, Ana de Castro, a espera de dias melhores para, enfim, comemorar o centenário do genial artista plástico Amilcar de Castro, seu avô

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

O homem de ferro

Hoje seria comemorado o centenário de um dos maiores criadores brasileiros, o escultor, artista plástico e designer gráfico mineiro Amilcar de Castro (1920-2002). À frente do Instituto Amilcar de Castro, sua neta, Ana de Castro comunica: “Estávamos com vários eventos programados em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília”.

O homem de aço 

Continua Ana de Castro: “Além dos eventos, programamos também um livro inédito de poemas para homenagear esse escultor mineiro que levou arte para os quatro cantos do mundo. No entanto, em função deste surpreendente isolamento social que estamos vivendo, adiamos todas as comemorações, talvez, para o fim do ano”.

O homem de ouro 

Por nosso lado, renovamos, pela “enésima” vez, a ideia de que Amilcar de Castro merece sempre muito mais que efemérides e livros. Amilcar merece o que todos os grandes artistas deveriam ganhar de presente e em agradecimento: um museu inteiro, um museu a céu aberto, nos moldes de um Inhotim. E mais: que suas colossais esculturas enobreçam parques, praças, avenidas, de uma cidade, um estado, um país que não precisa de pandemia para confinar seus artistas a datas redondas, logo, ao criminoso esquecimento.


Solidariedade social

Em tempos de Covid-19, solidariedade, sempre! O Minas Tênis Solidário é um programa de responsabilidade socioambiental do Minas Tênis Clube. Onde associados, parceiros e comunidade praticam o bem, doando tempo, habilidades ou recursos materiais e financeiros para entidades assistenciais, creches, escolas, hospitais e pessoas em situação de rua. À frente do grupo, a odontopediatra Denise Siqueira Lobão, esposa do presidente Ricardo Santiago, que atua como voluntária desde a adolescência.

Solidariedade herdada 

Perguntamos à Denise Siqueira Lobão se essa bela inspiração veio de alguém mais que especial e ela: “Com certeza! Minha inspiração são meus pais, com seus exemplos e a forma com que me educaram. A pessoa que sou hoje é fruto do que eles conceberam. Me espelhei neles para educar também meu filho. Aprendi com a minha vivência que ser solidário e fazer o bem é contagiante, vicia e pode ser passado dos pais para o filho.

Solidariedade real 

Se Denise encontrou alguma dificuldade para desenvolver o trabalho voluntário? “Sim, com certeza. No entanto, fazer o bem sempre foi um dos meus propósitos e zelo. Penso que, quando temos o real desejo de fazer trabalho voluntário, sempre conseguimos conciliar de alguma forma e não nos faltam oportunidades para a solidariedade”.

Solidariedade essencial

O programa funciona e é estruturado em grupos, por áreas de atuação. “Dessa forma, temos um grupo gestor, um administrativo e os voluntários nas áreas da infância e adolescência, idosos, educação, meio ambiente; ações pontuais. Essa divisão permite que o voluntário, ao se cadastrar, faça opção de qual grupo quer participar, conforme sua expectativa, perfil, habilidade e vontade mesmo”. Parabéns e obrigado.


AMM em ação

Já a Associação Mineira de Municípios (AMM), além do atendimento home office durante toda a pandemia e ações institucionais junto aos demais poderes em defesa dos municípios, com a crise sofrida pelo coronavírus, iniciou três projetos para uma maior interação com os gestores e a população nesses em tempos de distanciamento social.

AMM virtual

O “Circuito AMM” é um porta-retratos virtual de pontos culturais, turísticos e gastronômicos dos municípios mineiros, quando, durante a semana, fotos e textos são postados nas redes sociais da entidade. Já o “Diálogo com a AMM” é canal online direto com os gestores em um debate entre técnicos da associação e especialistas de diversas áreas da gestão pública municipal, por meio de lives pelo canal da AMMTV no YouTube.

AMM digital

Já o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), tradicional escola de gestão pública da AMM, também já ganhou sua versão digital com o “CQGP Online”, disponibilizando seus cursos em forma de EAD. Para o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, a responsabilidade é grande, e o atendimento, a qualificação e a assessoria aos 740 municípios afiliados não pode parar, bem como a intensa defesa institucional da pauta municipalista.


Sempre Localiza

O time de Relacionamento com Investidores da Localiza é destaque da América Latina, em mais um ano, na Institutional Investor – líder internacional de pesquisas sobre o mercado de capital com mais de 50 anos de experiência. A Companhia liderou a categoria transportes em todas as sete dimensões: melhores CEO, CFO (Diretor Financeiro), profissional de RI, programa de RI, evento com investidores, equipe de RI e Relatório de Sustentabilidade. A Localiza ainda foi a única do setor de transportes a figurar no seleto grupo da seção “Mais Honrada” da publicação, que destaca as companhias com mais inserções no ranking.


Mais próximo

Em uma unidade hospitalar, a rotina de atendimento dos profissionais de saúde mudou com a pandemia: máscara, luvas, óculos e avental descartável. O uso de todos esses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ajuda, mas deixa esses profissionais irreconhecíveis, mais distantes dos pacientes. Assim, a Unimed-BH aplicou uma ação simples, mas bastante efetiva.

Mais humano

Agora, as equipes podem utilizar uma foto própria – envolvida em um envelope plástico lavável e apto para higienização – por cima do avental. A iniciativa já ganhou a adesão de diversos profissionais da rede própria da cooperativa e se mostra bem-sucedida no sentido de humanizar o atendimento e trazer mais bem-estar tanto para a equipe quanto para o paciente.

Bem hidratados

A Coca-Cola FEMSA Brasil doará 120 mil garrafas de 500ml de água mineral Crystal a unidades de saúde de Minas Gerais que são referência no tratamento de Covid-19. A primeira doação foi para o Hospital Metropolitano Odilon Behrens. Na fila, o hospital de campanha no Expominas, o Hospital Público Regional de Betim Osvaldo Rezende Franco (HRPB) e o Hospital São Vicente de Paulo, em Itabirito. É a contribuição para a hidratação dos profissionais de saúde. Cada hospital receberá pelo menos 24 mil garrafas (12 mil litros de água). O fato de as embalagens serem individuais reforça a segurança e reduz o risco de contaminação aos profissionais.