Paulo Navarro | segunda-feira, 8 de julho de 2019

Na comemoração aos dois anos do Íttalo Souza Studio, o casal anfitrião, Clarice Dantas e Íttalo Souza

Foto: Edy Fernandes

Herói bandido 

Claro, existem muitos Roger Abdelmassih, João de Deus e médicos criminosos que abusam de pacientes mulheres, condutas caracterizadas como estupro. Mas também não devemos generalizar e abusar. Muitos médicos e médicas têm medo de acusações infundadas. Duas delas desabafaram.

Herói constrangido 

“Médicos homens, de um plano de saúde, atendem com secretárias dentro do consultório, como testemunhas. Para certos exames, um médico precisa que a paciente levante o sutiã para auscultar o coração. O que pode acabar como assédio. E eu que faço toque retal? Nunca passei por esse constrangimento, mas a gente tem que se resguardar”, disse a primeira.

Herói incompreendido 

A segunda médica, também amiga e leitora da coluna, concordou: “Estamos perdendo a credibilidade entre médico e paciente; essa confiança que tem que existir. Tem sempre uma dúvida se o médico está sendo ‘esperto’, tirando vantagem sobre a paciente. Uma relação conflituosa. O paciente se sente vulnerável, assediado, dependendo de qualquer atitude que o médico tenha. Como sempre, o que está faltando é conversa entre médico e paciente, para se sentir confiante e seguro. Depois, sim, ser examinado”.

Herói perdido 

O problema de assédio e politicamente correto não atinge apenas a classe médica. Tudo, qualquer profissão exercida entre quatro paredes e até mesmo em repartições e espaços públicos, como ônibus e metrô, estão passíveis. E vejam que não são apenas milionários como Neymar.

Saúde online 

O Psicologia Viva é uma plataforma criptografada de atendimento psicológico online que oferece a possibilidade de uma pessoa se consultar com um psicólogo por videoconferência. “Com muito orgulho, somos a empresa com mais experiência na área de terapia online, atingindo centenas de milhares de pessoas todos os dias”, diz Fabiano Carrijo, CEO e também cofundador do Psicologia Viva.

 

Curtas & Finas

* O presidente do Sistema Faemg – Federação da Agricultura e Pecuária de Minas, Roberto Simões, convida para solenidade da Medalha do Mérito Rural.

A Grande Medalha será outorgada à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Dia 18, às 19h, no Espaço Sicepot, Estoril.

* A Prefeitura de Coronel Fabriciano firmou convênio com o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG), permitindo presos do regime semiaberto no serviço de limpeza e capina das margens de córregos e de praças da cidade.

* O Órbi Conecta – aceleradora de conexões criada em 2017, em BH – é resultado da iniciativa da MRV, Banco Inter e Localiza com empreendedores de startups San Pedro Valley.

Agora, o Órbi inaugura vertical de saúde, junto à Rede Mater Dei de Saúde.

O Órbi Conecta, na Lagoinha, é um ambiente 4.0 que reúne inovação, criatividade, aprendizados e experimentações de futuros.

E conta com um coworking, onde reúne 18 startups residentes.