Paulo Navarro | segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Na inauguração do Bar Lebbos dentro do Templo Cervejeiro da Backer, os anfitriões, Munir Filho, Hana Lebbos, Phillip Martins, Hayan Khalil e Rhaner Lebbos

Foto: Francisco Dumont


Raça boa

Sobre minha mesa, o livro “Na Raça”, traçando a ascensão da XP, desde o modesto início, numa sala de 25 metros quadrados até se tornar uma empresa de dezenas de bilhões de reais. Uma das mais bem-sucedidas histórias de empreendedorismo do Brasil começou com uma demissão.

Raça rica 

A história ele conta até na publicidade da empresa na TV. Em 2001, Guilherme Benchimol iniciava carreira no mercado financeiro carioca e foi demitido. Fim do mundo! Envergonhado, decidiu fugir do Rio de Janeiro: pegou o carro e dirigiu 20 horas até Porto Alegre, onde, longe dos principais centros financeiros do país, fundou uma modesta empresa de investimentos, a XP, na tal minúscula e supracitada sala. Guilherme é multibilionário. A história é contada pela jornalista Maria Luíza Filgueiras.


Ano recorde

Coisa para muito poucos! O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, comemora os números belos e recordes da entidade em 2019. E claro, importantes conquistas municipalistas. Inéditos 735 municípios mineiros estão afiliados à AMM, que fechou o ano com quase três mil pessoas qualificadas pelo seu centro de qualificação em gestão pública, o CQGP.

Ano fértil

Para Julvan, que também é vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o acordo entre a entidade municipalista e o Estado, com mediação do Tribunal de Justiça (TJMG), foi uma das vitórias mais importantes do movimento, que já garantiu a regularidade nos repasses institucionais e a previsão dos atrasados a partir deste janeiro.

Ano bom 

Avanços em um novo pacto federativo propostos pelo Governo Federal também são comemorados como os recursos aos municípios por meio do leilão do pré-sal e o repasse diretos de emendas parlamentares às prefeituras. Só não vê o Brasil crescer e melhor quem torce contra ou não quer.


Curtas & Finas

* A mesma Associação Mineira de Municípios (AMM) organiza-se para viagens estratégicas ao interior, em defesa da pauta 2020, qualificando as gestões municipais.

E, claro, em torno do 37º Congresso Mineiro de Municípios, programado para maio. Em ano de ferrenhas eleições municipais, elas estarão no centro do debate político de 2020.

* O Natal passou, mas as boas ações continuam valendo e merecendo elogios. Dia 23 de dezembro, a MRV surpreendeu dois clientes.

Levou até suas casas um familiar que não viam há muito tempo para passarem juntos a ceia de Natal.

A campanha “Encontros de Natal” contou com a participação de Larissa, moradora de Santa Luzia (MG), e Romário, morador de Itaquaquecetuba (SP).

O ano de 2019 foi muito especial para os dois, já que ambos realizaram o sonho da casa própria. Esse foi o primeiro Natal na casa nova e ainda mais especial pelo reencontro.

É fácil quando se sabe. É mais fácil ainda quando a gente quer fazer o bem.