Paulo Navarro | segunda-feira, 5 de outubro de 2020

No Pátio Savassi, a exposição fotográfica de Barbara Dutra, “Amor de Porta em Porta”

Foto: Barbara Dutra

No Pátio Savassi, outra delicadeza assinada por Barbara Dutra, na exposição “Amor de Porta em Porta”

Foto: Barbara Dutra

Bárbara ideia

A grande ideia do Pátio Savassi foi programar, até 31 de outubro, a exposição “Amor de Porta em Porta”, obra de uma das nossas mais talentosas e originais fotógrafas, Barbara Dutra. Uma homenagem às mães, heroínas nesta pandemia. Fala a bárbara Barbara (sem o bárbaro acento): “Em tempos de isolamento social, as mães têm se desdobrado nos cuidados com filhos, casa, carreira e, só quando sobra um tempinho, conseguem olhar para si mesmas”.

Bárbara sensibilidade

“Mães costumam ser fundamentais no equilíbrio da família, responsabilidade exaustiva, que nesta quarentena, ganha novos contornos, tendo o lar como o único espaço de convivência. É uma maneira de levar um pouco de afeto por meio do meu trabalho”, conta Barbara bela. Mais de 50 famílias foram homenageadas pelo projeto, que registrou, à distância e com máscara, mães e filhos nas portas de suas casas e edifícios em BH.

Bárbara eternidade

Pena que apenas parte deste baú de tesouros estará na exposição, no piso L2, aberta ao público. Pena porque Barbara tem um raro dom que só visita os grandes fotógrafos. Sua máquina é apenas o lado tecnológico, o que conta, o que manda, o que prevalece, no fim, no resultado, é o olhar de Barbara, a velocidade com a qual ela capta, em segundos, a eternidade. Eternidade que só rima com os cuidados de uma caixa, um álbum, uma moldura, um museu.

 

Em Brasília, degustando as delícias de Minas, o presidente Jair Bolsonaro, o “Homem do Café” Ricardo Tavares e o deputado federal mais gourmet do Brasil, Fábio Ramalho

Foto: Arquivo Pessoal/Ricardo Tavares

Dias depois de Brasília, Wagner Espanha, Leo e o mesmo Ricardo “Coffee++” Tavares, Phillip Martins e Bernardo Teles, confirmando a reabertura do restaurante Gero, no Hotel Fasano Belo Horizonte

Foto: Divulgação/Gero

 

Bem gerado

O Hotel Fasano Belo Horizonte e seu restaurante Gero reabriram as nobres portas. Claro que, com já havíamos avisado, com capacidade e horários reduzidos, seguindo rigorosos protocolos da Sra. Covid-19.  O Gero, como conferimos, em almoço, dia 30 de setembro, continua primando pelos ingredientes e pelos pratos clássicos da culinária italiana.

Bem acompanhado

Aconselhamos aos interessados e fãs que consultem dias e horários. Reservas pela TheFork. Voltando ao dia 30, tivemos o prazer da companhia do anfitrião, Phillip Martins, do diretor da Band Minas, Bernardo Teles, do diretor da Record Minas, Wagner Espanha e da dupla, “atômica e dinâmica”, Leo e Ricardo Tavares que, hoje, das 9h às 11h, lançam a loja e o conceito Coffee ++, no Mocca Coffee, em Nova Lima.

 

O futuro de hoje

O mercado brasileiro de educação estrangeira cresceu 23% nos últimos anos e alcançou a marca inédita de 302 mil estudantes segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). Esse cenário deve sofrer alterações devido à pandemia. Alfredo Freitas, diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University, a primeira universidade americana com cursos em português e sede na Flórida, avalia.

 

Curtas & Finas

* Ainda sobre a Educação. Continua Freitas: “As experiências de intercâmbio estudantil e formação continua no exterior estão entre as principais áreas que serão alteradas. O que averiguamos hoje é um endurecimento das normas que permitem estudantes estrangeiros ingressarem em países usualmente procurados, como os Estados Unidos”.

Para Alfredo Freitas, especialista em educação e tecnologia, “a proporção de estrangeiros estudando via internet terá um aumento significativo nos Estados Unidos”. Nosso comentário: Quantas oportunidades perdidas! Quantas trajetórias e destinos de vida alterados!

* O estilista Eduardo Amarante surpreende na pandemia. Depois de 16 anos criando para marcas como Skazi e Lança Perfume, o estilista prevê lançar a grife Amarante, com desfile virtual e atrações musicais. Perenidade e inovação sem perder o luxo das criações. Por enquanto, as coleções serão encontradas nas multimarcas. Já que a Covid não dá trégua, a proposta é adiar a abertura do showroom.

* O sonho atleticano de ver o Galo jogando no novo estádio do clube está mais real a cada dia. A pedra fundamental da Arena MRV foi lançada, e um centro de experiências para o torcedor, inaugurado. Espaço para os atleticanos conferirem uma prévia de tudo que o estádio oferecerá e acompanhar o andamento das obras.

* O CD da Filarmônica de Minas Gerais com obra de Almeida Prado (1943-2010) é indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria melhor álbum clássico do ano. Lançado em maio, o CD “Almeida Prado – Obras para piano e orquestra”, com regência de Fabio Mechetti e o piano de Sonia Rubinsky, apresenta três obras. “Aurora”, “Concerto nº1 para piano” e “Concerto Fribourgeois”. O álbum integra o projeto Brasil em concerto, produzido com o Itamaraty e o selo internacional Naxos, divulgador da música brasileira no exterior.