Paulo Navarro | segunda-feira, 31 de agosto de 2020

As estonteantes dignas de Cecil B. DeMille, Maria Flávia Zech, Martha Duque e Danielle Fernandes

Foto: Arquivo Pessoal


Os sócios do Coco Bambu, Ricardo Caixeta, Rafael Neves, Elias Bacha e Idezio Roli, sócio-fundador, que reabrem suas portas em novos tempos

Foto: Edy Fernandes


Durante a entrega dos respiradores, 100% desenvolvidos em Minas Gerais, para a região de Ipatinga – entre os 1.600 doados pela Fiemg e pela indústria mineira ao Estado e agora também ao Governo Federal –, o governador Romeu Zema (à esquerda), o presidente Jair Bolsonaro (ao centro) e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe (à direita)

Foto: Divulgação


Solução e redução

Com a redução da malha aérea para voos comerciais, a aviação executiva é fundamental, quase obrigatória, além de opção segura. Com número reduzido de passageiros; embarque e desembarque direto, evitando aglomerações. Visando esses aspectos, as empresas que oferecem serviços de táxi-aéreo ganharam mais um atrativo: a venda de assentos individuais nas aeronaves.

Solução e aviação

Na Líder Aviação a oferta de compartilhamento de assentos começará a partir da segunda quinzena de setembro pelo aplicativo da empresa e, em seguida, no próprio site. As plataformas permitem com que o usuário faça toda a contratação do voo em um único ambiente, desde a cotação, bem como o pagamento do fretamento via cartão de crédito ou boleto bancário.

Solução e ação

“Essa medida, que já era pleiteada pela empresa junto à Anac, vai oferecer valores atrativos e beneficiar muito o cliente que precisa, frequentemente, da mobilidade e da segurança que só a aviação executiva proporciona”, comemora a diretora superintendente de Manutenção, Fretamento e Gerenciamento de aeronaves da Líder Aviação, Bruna Assumpção Strambi.


Mapa da mina

De Eliane Ramos, diretora regional da PI Brasil, empresa multinacional, representante exclusiva no Brasil da plataforma Predictive Index- PI, desde 1992, presente em mais de 140 países sobre a palavra da moda que não sai de moda: “crise”. Para Eliane, é palavra “composta por dois caracteres; um representando perigo e outra, oportunidade. Uma coisa é certa, ela nos apresenta uma escolha. Em momentos de Covid-19, com minha empresa crescendo acima da expectativa de 30%, o segredo: para recuperarmos em forma de U ou em V, você precisará dos melhores talentos e os que fazem a diferença no seu negócio”.

Mapa do ouro

“Foco em fortalecer a cultura, conhecendo as características comportamentais da equipe e entendendo como motivar cada um. O líder, com o RH, tem a responsabilidade de construir uma equipe perfeita, juntando as forças e potenciais de cada colaborador. No centro desses exemplos, a velocidade na tomada de decisão. Os processos estão mais simples, capacitando os líderes da linha de frente a cultivarem as hierarquias mais ágeis e horizontais. Colocando em prática o lema ‘uma decisão lenta pode ser pior do que uma decisão imperfeita’”.

Mapa do ouro

“Uma empresa ágil tem mais pessoas fazendo do que estagnadas ou esperando a calmaria. Os líderes que só governam em tempos de paz serão ineficazes neste momento turbulento. E quem são as pessoas necessárias? Aquelas capazes de impulsionar a inovação, com a capacidade de adaptabilidade e que podem se comunicar inspirando, levando esperança, de forma transparente e objetiva”.

Mapa do mundo

“Não existe comunicação e nem cuidado com quem é excessivo. Meu ‘plus’ com as empresas: quem e como cuidar das pessoas que organizam? Não podemos promover as pessoas erradas, mas contratar as certas. Busque pessoas necessárias para fazer a mudança na direção desejada. Conheça seus colaboradores. Entenda o que os motiva. Para trabalharem. E reforce isso, com muita sabedoria, ciência, e um ‘assessment PI’ utilizado pelas maiores empresas no mundo”.


Curtas & Finas

*A Decminas Distribuição e Logística S.A, parte do Grupo Super Nosso, recebeu o prêmio de Melhor atacadista e distribuidor do Estado de Minas Gerais. Mérito concedido pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD).

A pesquisa, realizada durante este primeiro trimestre, pela consultoria GFK Brasil e as filiais da ABAD, com varejistas independentes em todos os estados do país, elegeu a Decminas por sua atuação em 2019.

Eleita como a empresa de distribuição de Minas Gerais que mais se destacou na qualidade do atendimento e serviços prestados aos clientes. São mais de 700 representantes atendendo a 20 mil clientes/mês de pequeno e médio portes (dos setores de alimentação e farmacêutico).

Tudo isso em mais de 800 municípios de Minas. A Decminas contribui com mais 25% do faturamento do Grupo Super Nosso. O prêmio será entregue no dia 23 de novembro, no Espaço Fecomércio, em São Paulo.

* Belo Horizonte, Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco, está no grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas. O que amplia as possibilidades de envolvimento do público de maneira mais próxima e acessível à produção cultural, além de promover o pertencimento da população sobre o patrimônio cultural.

Neste 2020, de sinistra memória viva, foi idealizado, como parte da programação da Semana da Gastronomia Mineira, o projeto Encontros Criativos da Gastronomia de Belo Horizonte. Tradicionalmente comemorada no mês de julho, as atividades serão distribuídas ao longo do ano devido, claro, a pandemia.

O projeto consiste em promover um rico diálogo com muita criatividade entre as Cidades da Gastronomia da Unesco, em três encontros online, de 1º a 3 de setembro.