Paulo Navarro | segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Em noite gastrô e fraterna, a anfitriã, Bernardete Barreira, com o chef e proprietário do restaurante Paradiso, Ilton “Iltinho” Rocha

Foto: Arquivo Pessoal


Direitos e deveres

A pedido da coluna, um tema muito atual, as despesas incorridas no trabalho home office, com as pertinentes ponderações de Isabela Martins Rodrigues Figueiredo e Gustavo Motta, do escritório Motta, Figueiredo, Maia Sociedade de Advogados. “Apesar de já ser prática comum no mercado de trabalho, muitas empresas ainda não são familiarizadas ao regime do teletrabalho”.

Perdas e danos

“Dentre as várias dúvidas, a questão do reembolso de despesas. Como não há previsão na lei sobre quem deve arcar com as despesas com aquisição ou manutenção dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura para realização do teletrabalho, esta questão ficará a cargo de negociação entre as partes. No entanto, essa negociação deve ser formalizada no contrato de trabalho”.

Responsabilidade e regulamentação

“Contrato que deve determinar quais despesas serão responsabilidade da empresa ou do empregado e, no caso destas últimas, quais serão consideradas reembolsáveis. É importante o empregador ficar atento ao que dispõe a Norma Regulamentadora 17, também conhecida como a Norma da Ergonomia, que define padrões para que os empregados realizem o seu trabalho com segurança e conforto, independentemente de onde ele será efetuado”.

Análise e conclusão

“Dessa forma, o empregador deve realizar uma análise ergonômica do ambiente, mediante a autorização do colaborador, verificando as condições de trabalho disponíveis, e garantir que o local seja adequado. De acordo com estudo divulgado pela Harvard Business Review em fevereiro de 2014, houve uma alta de 13,5% na produtividade dos empregados entrevistados que trabalharam de home office”.

Qualidade e produtividade

“Contudo, é válido ressaltar que o tipo de atividade laboral interfere diretamente nos resultados obtidos, assim como os mecanismos que são utilizados para medir a produtividade. O mesmo estudo comprovou ainda que, em comparação com os empregados de escritório, os de home office são mais satisfeitos e felizes com o trabalho”.

Tempo e período

“A desnecessidade de enfrentar o trânsito para chegar à empresa e o ganho de tempo livre com isto são alguns dos fatores que contribuem para esses resultados. Afinal, eles reduzem o estresse e aumentam a qualidade de vida dos colaboradores. Não há nenhum trabalho científico oficialmente divulgado em relação ao referido trabalho no período da pandemia”.


O homem que deixa esta coluna mais bonita, ilustrada e visível, Edy Fernandes, esbanjando talento e bom humor como aniversariante do dia: Parabéns, saúde e vida longa!

Arquivo Pessoal


Gero Reaberto

Claro! Com capacidade e horários reduzidos, seguindo os draconianos protocolos. O restaurante Gero Belo Horizonte, no Hotel Fasano, voltou das “férias” no dia 12. Voltaram também seus clássicos da culinária italiana. Como destaques, o carpaccio clássico, o tortelli de vitelo, o risotto com frutos do mar, além do menu Tragaluz Tiradentes, pelo Chef Fred Trindade, que traz todo o sabor mineiro para a gastronomia do Gero. Já o hotel reabrirá em 1º de outubro.


A atriz Juliana Silveira, que não desperdiçou seu lindo tempo, conhecendo o Beach Park, no Ceará

Foto: Arquivo Pessoal


Curtas & Finas

* Um pouco da infinita riqueza literária, histórica e gastronômica das Minas, em oito palestras virtuais, que marcarão as comemorações, no Judiciário mineiro, dos 300 anos da instalação da Capitania das Minas Gerais. O ciclo começou no dia 22 e continua no dia 29, com palestras online em 1º, 6, 8, 13 e 15 de outubro, sempre às 19h.

Resultado da parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), pelo canal do instituto, no YouTube. Uma das exposições contará com a participação, como palestrante, do chefe do Judiciário mineiro, desembargador Gilson Soares Lemes.  “A melhor maneira de celebramos o tricentenário de Minas é exaltando nossa história e resgatando nossa memória, pois é preciso garantir que nosso patrimônio material e imaterial seja preservado e transmitido às outras gerações”, destaca.

* O comediante mineiro Ricardo Bello, enquanto não voltam os shows de stand up, anima os fãs em suas redes sociais. No Instagram @ricardobellooficial, ganhou até um comentário da musa Vera Fischer.

* Dia 25, a BodyHiit Experience, a academia mais tecnológica e inovadora de BH, presenteou alguns privilegiados para uma aula experimental e conhecer o piso Prama. O treino é inspirado no videogame, que lembra os filmes de ficção científica; trabalha reflexo, coordenação, resistência aeróbica e força. E ainda une gerações, crianças e idosos, cada um no seu ritmo. As aulas gamificadas são atividades democráticas, que permitem que pessoas de diferentes condicionamentos físicos frequentem os treinos.

O diferencial da BodyHiit Experience não está só na tecnologia! O espaço de 520 metros quadrados conta com projeto arquitetônico assinado pelo mineiro Felipe Savassi, expert em arquitetura modular, que abriga também diversas modalidades de aulas coletivas. A incrível experiência, com a equipe da academia mais diferente e interessante do Brasil, aconteceu na Praça da Bandeira, Mangabeiras.

* O diretor do Grupo Carbig.com, Felipe Pessoa, celebra mais uma conquista da empresa. A rede acaba de lançar o Live Car Shopping, uma ferramenta pioneira no setor automobilístico que promete maior interação com o consumidor. E também mais vendas pela internet, sem que o cliente precise sair de casa. Agora, o cliente interessado em um carro seminovo pode tirar suas dúvidas e conversar com os vendedores por videochamada.