Paulo Navarro | segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Bonita, linda e solidária, na cozinha e nas letras, Clarissa Vaz

Foto: Arquivo Pessoal

Lindas na cozinha

Clarissa Vaz sonhou escrever um livro de receitas afetivas doadas pelas mulheres do seu grupo Bonitas na Cozinha. Ótima ideia. Odette Castro tinha um projeto: contar casos que acompanham cada receita de família. Clarissa e Odette juntaram os projetos com o apoio de várias empresas sensíveis às ações sociais apoiadas pelo grupo Marias Bonitas de Lourdes, fundado há três anos.

Mestres na cozinha

O livro beneficente tomou saboroso e caloroso corpo, chegando aos leitores com um design arrojado da Greco Design, belíssimas ilustrações de Nicole Bini, prefácio de Agnes Farkasvolgyi. Casos pincelados por Odette Castro, com coordenação e mentoria de Clarissa Vaz. Mais informações @mariasbonitasdelourdes. O valor das vendas será destinado a projetos sociais.

Na criatividade de pai a para linda filha, Saul e Joana Vilela

Foto: Edy Fernandes

Semente fértil

Infelizmente é segredo para ninguém, que o turismo foi dos setores mais duramente atingidos pela pandemia. O turismo e tudo a ele ligado, vários segmentos e inúmeras profissões; direta e indiretamente. Felizmente, todos sabem e já sentem a proximidade da alta temporada. Donos de pequenos negócios avistam o aumento do movimento turístico, principalmente dentro do país, considerado tendência nos próximos meses. Tendência mundial e normal, esperada. Boa!

Broto fértil

Para ajudar os empresários nesta retomada, o Sebrae intensificará as ações em todos os estados, em parceria com o Ministério do Turismo e entidades do setor. 98% do segmento é formado por micro e pequenas empresas. O retorno das atividades turísticas potencializa o funcionamento de diversos outros setores, como bares e restaurantes, artesanato e economia criativa.

Árvores fértil

De acordo com o gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar Rissete; de “malas prontas e cheias”, está o movimento turístico em fins de semana e feriados. A ampliação da demanda por reservas deve aumentar com a chegada do verão e do final do ano. “Os negócios localizados em praias e em áreas naturais apresentam maior demanda pelos turistas. É preciso que as empresas estejam preparadas e que os turistas sejam orientados”.

Árvore frondosa

Quatro em cada 10 brasileiros têm as viagens como prioridade, depois da “tempestade”. O Sebrae atuará nos protocolos de retomada e na orientação de pequenos negócios no uso dos canais de comunicação. Também na pauta, o Selo Turismo Responsável, não obrigatório, mas um diferencial na segurança. No Portal Sebrae, uma página específica e conteúdo personalizado. E mais: e-books e material informativo de apoio para os negócios de turismo.

Planejando e alçando altos voos, Simone Arcuri, Patrícia Salvador e Barbara Maciel

Foto: Edy Fernandes

Sólido e virtual

Empresas do setor mineral podem e devem negociar propostas com as mais importantes companhias mineradoras na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração. É a Exposibram 2020, entre os dias 24 e 26 de novembro: http://portaldamineracao.com.br/exposibram2020/ A edição, em Belém, Pará, será 100% online. As rodadas de negócio serão destaque do mais importante evento do setor mineral na América Latina, organizado há cerca de 40 anos pelo #IBRAM.

Curtas & Finas

* Ainda sobre a Exposibram 2020. Amanhã, às 17h, o Ibram promove reunião online, pelo Microsoft Teams.  Os interessados em participar devem enviar um e-mail para comercialexposibram2020@ibram.org.br.

* As doenças raras afetam 13 milhões de pessoas no Brasil e aproximadamente 95% delas não têm acesso a tratamentos específicos. Dependem de uma rede de cuidados paliativos bem estruturada e de medicamentos para tratar os sintomas. Para esclarecer a complexidade do tema, os advogados especialistas em Direito da Saúde Renato Assis e Igor Monteiro lançarão, em novembro, o livro “Os Direitos das Pessoas com Doenças Raras”.

Na obra, os problemas que as pessoas com doenças raras enfrentam no âmbito jurídico, sobretudo em relação ao cumprimento dos seus direitos. Direitos como fornecimento de medicamentos de difícil acesso, previdência e assistência domiciliar. Os advogados também propõem mudanças legislativas de forma a facilitar a efetivação dos direitos.

* Quadrinhos italianos, ilustrações etc., na programação do Consulado da Itália para celebrar a 20ª Semana da Língua Italiana no Mundo. O tema, “A Língua italiana entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos”. Eventos, online e em diferentes cidades mineiras, de hoje a 25 de outubro de 2020.

De BH, sede do FIQ, o maior festival de quadrinhos da América Latina, Fabiano Azevedo, falará, ao vivo, do canal YouTube do Consulado da Itália. O webinar com a trajetória dos quadrinhos italianos e sua influência no mundo acontece amanhã, às 9h30 no: https://youtu.be/isice7q2OjI

* Dia 30 de setembro, a José Anchieta da Silva Advocacia – Jasa completou 30 anos de existência.

Para comemorar, o escritório lançou o e-book “JASA – 30 anos”. Antes do Natal a Jasa reinaugura suas instalações inteiramente reformadas, na Avenida Brasil.