Paulo Navarro | segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O “rico” filho do ex-ministro Carlos Melles, o mineiro Cristiano Melles, fazendo e acontecendo na inauguração do restaurante Pobre Juan no BH Shopping

Foto: Leca Novo

Alessandra Ervilha, emprestando beleza e simpatia em mesa do Meat&Co

Foto: Paulo Navarro

Pobre riquíssimo 

O presente que o restaurante Pobre Juan ganhou por seus 15 na Vila Olímpia, São Paulo, é uma irmã caçula, a nova casa, no BH Shopping. Típica parrilla argentina, diversos e saborosos cortes de carne. No espaço, muito confortável e bonito, as carnes, bar, ofurô de cervejas e adega com mais de 100 rótulos, de diferentes nacionalidades e tipos. Além de Belo Horizonte, o grupo tem 12 casas no Brasil.

Paraíso do paladar 

O incontornável 22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes acontece de 23 de agosto a 1º de setembro, com cerca de 200 atrações gastronômicas, em estandes de chefs e produtores, cozinhas ao vivo, aulas, palestras e eventos requintados com “aqueles” cozinheiros convidados.

Paraíso da gastronomia 

Em 2019, entre os destaques estão os festins, jantares assinados por chefs nacionais, verdadeiros alquimistas de sabores e criatividade. No festival, os estandes se dividem entre a Praça da Rodoviária e a Praça Campos das Vertentes, com pratos variados, entre restaurantes idem.

Paraíso cultural 

As praças também sediam o espaço Origem ao Prato, onde convidados preparam receitas em tempo real, podendo ser degustadas pelos visitantes. Na Praça do Conhecimento, dois espaços: o Interativo – onde o público cozinha com os chefs, com aulas como a de pães – e o Degustação, com palestras dos mais importantes especialistas em gastronomia. A Pousada Escola Senac também recebe aulas ao longo da programação. Quem quiser levar ingredientes, garimpados dos mais diversos estados, vai se dar muito bem.

Curtas & Finas

* Ainda no Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, quem quiser os citados ingredientes pode passar no espaço Produtos & Produtores.

A programação artística dá a trilha sonora perfeita para o evento, com shows e performances.

No capítulo Projeto Fartura – Comidas do Brasil, que mapeia a cadeia produtiva da gastronomia, da origem ao prato, o festival em 2019 tem a sustentabilidade como um objetivo.

Entre as ações sustentáveis do festival estão reprocessamento do óleo, pratos biodegradáveis, coleta seletiva de lixo, fomento do mercado local, reutilização de madeiras e lonas, doação de árvores frutíferas para instituições.

* Hoje, na Casa Fiat de Cultura, coquetel da exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”, que, pela primeira vez, ocupará todas as galerias do espaço.

Inédita, a mostra reúne impressionante acervo, composto por mais de 100 peças, entre obras de arte, automóveis, objetos, miniaturas e instalações multimídia.

A curadoria é de Peter Fassbender, Head do Design Center Latam da Fiat Chrysler Automobiles, com colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena D’Alfonso.

Até 3 de novembro, com entrada gratuita.