Paulo Navarro | segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Acordando e ressuscitando BH, com o Mina Jazz Bar, Gabriel Azevedo e Léo Paixão

Foto: Arquivo Pessoal

Descendo redondo, Vitor Renault, Patrícia Fonseca, Isabella e Ricardo Tavares

Foto: Edy Fernandes

A incansável artista e “marchande d'art”, Marta von Zeidler

Foto: Arquivo Pessoal

Berlim geral

Marta von Zeidler é brasileira e alemã. É artista, ama arte e ainda mais os artistas brasileiros. Os artistas mineiros. Marta mora em Berlim, mas adora Belo Horizonte. Em Berlim, sua Von Zeidler Art Gallery, há seis anos, é uma vitrine de Minas na Alemanha, palco de expressões, diálogos, troca de informação e “figurinhas”.

Berlim internacional

Marta von Zeidler já levou Fernando Pacheco para Berlim e atualmente trabalha três artistas mineiros: Linda Dmore, do Vale do Jequitinhonha; Maizena, grafiteiro de Contagem; e Domingos Mazzilli. E mais: artistas de outros estados e outros países como França, Portugal e Itália, além, claro, da própria Marta. E quer mais. Mais artistas, parceiros, investidores. Mais diálogo, mais troca. Projetos ela tem de sobra. Dedicação total também.

Berlim horizontal

Marta von Zeidler é um caso raro no panorama das artes plásticas. Tem a “estranha mania” de insistir no que gosta e no que acredita. Sua galeria, entre infinitas outras em Berlim, é um oásis para Minas, quase um túnel de fuga perfurando as montanhas. Uma passagem do asfalto de Belo Horizonte, do “deserto” do Jequitinhonha, para o verde e os belos horizontes de Berlim.


Joãozinho campeão

A grife Johnnie Walker conquistou seis medalhas de ouro na 25ª International Spirits Challenge 2020, competição de bebidas destiladas mais respeitada e influente do mundo. O julgamento rigoroso e independente encoraja as grandes marcas. Mais de 1.700 inscrições de quase 70 países torna o ISC uma competição verdadeiramente global.

Joãozinho mundial

Tudo começou em 1819, quando John Walker abre, com o irmão, uma mercearia em Kilmarnock, Escócia. Com sua morte, em 1857, o filho Alexander assume. Em 1867, com o lançamento do primeiro “blend” comercial, ele contrata capitães de navios para transportar a bebida, levando a marca ao mundo inteiro – aí surgiu o rótulo inclinado e as garrafas quadradas por serem mais difíceis de quebrar nas viagens.

Joãozinho estelar

De pai para filhos, em 1920 a marca era encontrada em 120 países. Ao longo do século 20, Johnnie Walker foi imortalizado por artistas do cinema e da música, além de nomes da alta sociedade e intelectuais. No dia 1º de janeiro de 1934, a bebida recebeu o Mandado Real do Rei George V para fornecer uísque ao lar real. O título é mantido até hoje. Deu vontade, não é? Mas não esqueçam da moderação.


Rei Sol

Solatio Energia Livre, “joint venture” entre a espanhola Solatio e a mineira CMU, se consolida em Minas com investimentos de mais de R$ 1 bi em energia solar. Injetando energia, 100% sustentável, a companhia tem capacidade projetada para abastecer mais de 162 mil casas e pontos comerciais, reduzindo a emissão de quase de cinco mil toneladas de CO2 a cada mês. Totalmente ecológica, leva energia limpa e mais barata a quase todas as cidades mineiras.


Mundos Gerais

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tem nova rota cargueira, que amplia ainda mais a sua conectividade com o mundo. A operação é uma parceria com a Bringer Air Cargo e vai ligar Reino Unido, Itália, Holanda, China, Taiwan e México a Minas Gerais, com conexão fixa em Miami, EUA. O primeiro voo, realizado por um Boeing 767-300F, será em 5 de outubro. A rota é fixa, semanal e acontece todas as segundas-feiras.

Curtas & Finas

* Ainda sobre o Aeroporto Internacional de BH. Do dia 4 ao 8, pouco mais de 50 mil pessoas passaram pelo aeroporto, a melhor movimentação de passageiros dos últimos meses.

Na quinta, sexta, segunda e terça-feira, dias 3, 4, 7 e 8 de setembro, o fluxo foi de 12.751, 13.722, 12.883 e 12.679 pessoas, respectivamente.

Esses números superam os do dia 22 de março, início do isolamento social em Minas, quando foram transportados 12.513 passageiros.

“Estamos no caminho certo para ampliar a conectividade do Aeroporto Internacional de BH, com toda a segurança”, diz Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport.

* Apostando em tecnologia e cumprindo todas as exigências previstas, a Cia Athletica reabriu as portas no shopping DiamondMall.

Para garantir total segurança, a academia oferece acesso por reconhecimento facial, agendamento de treinos, acompanhamento de fluxo de alunos pelo aplicativo CiaOn.

E, claro, distribuidores automáticos de álcool em gel 70%, com sensor de presença para evitar o contato físico.

* Para promover a prática do exercício físico, qualidade de vida e bem-estar, a Patrimar fechou parceria com a padaria Boníssima Vila da Serra.

A construtora e incorporadora mineira é um dos patrocinadores do Boníssima Club, projeto para apoiar 13 atletas do esporte brasileiro.

*A Emirates reembolsou mais de US$ 1,4 bilhão relacionados aos cancelamentos de viagens devido à Covid-19.

Mais de 1,4 milhão de pedidos de reembolso foram concluídos desde março, representando 90% das pendências da companhia aérea.

Esse número inclui todas as solicitações recebidas de clientes do mundo todo até o final de junho.

* Alexandre Herchcovitch, papa da moda e do reality show “Born to Fashion”, do E! Entertainment, anunciou como será a final do programa.

Uma retrospectiva da carreira do estilista visitará os mais diversos e memoráveis momentos, em um desfile com 21 looks e a apresentadora, a top Lais Ribeiro. O desfile que marca a final do programa acontece no dia 15 de outubro, às 22h.

* Crescimento das vendas de livros digitais: preço acessível, conveniência de ler na palma das mãos, por meio de aplicativos no celular.

E a praticidade do leitor ter dezenas ou centenas de títulos armazenados em seu aplicativo para poder acessar e ler quando quiser.