Paulo Navarro | segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

No restaurante Osso do Vila da Serra, durante o evento “Djalma Convida”, os chefs Felipe Oliveira, Júlia Tricate, o anfitrião, Djalma Victor, e Gabriel Coelho

Foto: Cacá Lanari


Curtindo a noite em BH, a super Fernanda Menezes

Foto: Edy Fernandes


Rios invisíveis

Porque está todo mundo falando, esperando e afirmando que fevereiro pode receber um volume de chuva superior ao de janeiro, lembramos que, em 2017, Alessandro Borsagli, geógrafo, pesquisador em espaços urbanos, lançou o livro “Rios Invisíveis da Metrópole Mineira”. Cinco anos pesquisando sobre rios urbanos a capital. Rios e até mesmo cachoeiras que foram cobertos, vedados pela selva de pedra.

Rios selvagens 

Cimento e asfalto sufocando a terra e as águas. Retrato de como um dia foi o saudável convívio dos elementos naturais com a cidade. A harmonia virou vingança. Não. A natureza é sábia e forte, não é mesquinha para se vingar. Mas sua força, como a dos vulcões, acaba por aflorar.

Rios indomáveis

É o que estamos vendo com tragédias não só em Belo Horizonte, mas em Minas. Minas que também é sufocada por suas montanhas, como BH é por seus morros. BH, a primeira cidade planejada do Brasil, não planejou muito bem. Destruiu elementos naturais, perdendo sua paisagem com o desenfreado, feio e irresponsável crescimento urbano. A questão é: ainda temos tempo para o tempo e delicadeza perdidos? Nova York e Paris já foram inundadas, até recentemente, mas aqui, todo santo ano, é morte anunciada.


Verão obriga 

Segundo o Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, os brasileiros (mulheres) gastaram R$ 326,8 milhões em produtos de beleza e perfumaria no varejo digital, totalizando 1,5 milhões de pedidos. O tíquete médio no período considerado é de R$213,10.


Curtas & Finas

* Ainda sobre o verão e produtos de beleza: o público feminino foi quem mais comprou online esses itens: 63,4% X 36,6% dos homens.

* Dia 14, das 21h às 2h, no Automóvel Clube, a 7ª edição do Bal Masqué, com a banda Alegria Geral.

* A empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito doará cestas básicas, garrafas de água mineral e kits de limpeza e higiene pessoal para vítimas e desabrigados atingidos pelas chuvas.

* O Grupo Patrimar também se mobiliza para amparar as pessoas que sofreram prejuízos.

A campanha “Construindo o Bem” estimula os colaboradores a se engajarem em ações sociais, recolhendo doações para as vítimas da chuva.

Na sede da empresa, Belvedere ou nos estandes de vendas dos empreendimentos selecionados.

* Na 1ª edição do evento “Djalma Convida”, o chef abriu as portas do Osso, no Serena Mall, para receber alguns de seus amigos do “Mestre do Sabor”, reality show gastronômico do qual participou, na Globo.

Ele dividiu o comando das panelas com o grande vencedor do programa, Gabriel Coelho, com o mineiro Felipe Oliveira, do Ora, de Tiradentes, e com Júlia Tricate, vencedora do “The Taste”, no GNT.

Entre os pratos apresentados pelo quarteto, destaque para o denver co roti de fígado, purê de cenoura e tropeiro de fava verde.