Paulo Navarro | segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Com disposição e força totais, a presidente do Servas, Alexia Paiva, esposa do vice-governador de MG, Paulo Brant

Foto: Edy Fernandes

Esperando o Brasil recomeçar, o músico Podé Nastácia e o empresário Sérvio Túlio Queiroz

Foto Edy Fernandes

Ligações orgulhosas

A coluna hoje é do consultor em Comunicação Social, professor, escritor, advogado e ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Lindolfo Paoliello. Lindolfo pertence ao clã familiar dos Coelho. Sua mãe é irmã de Ozanam Coelho, pai de Saulo Coelho, como veremos na sequência. Família originária de Ubá. A explicação para esta associação vem com o texto enviado por Lindolfo.

Ligações diplomáticas

Mas antes, um pouco de história. Em 1920, o Rei Alberto I, da Bélgica, foi o primeiro monarca a visitar o Brasil. Por isso, foi muito bem tratado, festejado e homenageado, inclusive com o título de Cidadão Brasileiro. Um retrato do “Rei Herói”, o “Rei Soldado”, pintado pelo belga Jacques Madyol, foi ofertado ao Congresso Nacional e pertence ao acervo do Senado até hoje.

Ligações férreas

O rei veio com sua esposa, rainha Isabel, e o príncipe herdeiro, o futuro rei, Leopoldo III. A viagem começou dia 19 de setembro e terminou dia 16 de outubro, no Rio de Janeiro. Entre as duas datas, a família real veio a Belo Horizonte e visitou a mineração de ouro em Morro Velho, em Vila Nova de Lima. Depois seguiu para São Paulo, onde conheceu a capital e algumas cidades como Santos. Um dos frutos da viagem a Minas foi a criação da Companhia Belgo Mineira, em 1921.

Ligações oficiais

Conta Lindolfo: “A passagem dos 100 anos da visita do rei Alberto I da Bélgica a Belo Horizonte, de 2 a 4 de outubro de 1920, tira da sombra um mineiro modesto. O intérprete oficial da visita foi Levindo Coelho, que se tornaria o primeiro secretário de Estado da Educação e Saúde e na época era a âncora do Partido Republicano Mineiro. A legenda PRM que foi deslocada do sul de Minas para a Zona da Mata, por Artur Bernardes, presidente de Minas (1918-1922) e futuro presidente do Brasil (1922-1926), com articulação de Raul Soares que o substituiu na Presidência de Minas, de 1922 a 1924, quando faleceu”.

Ligações políticas

“De origem modesta, em Catas Altas da Noruega, Levindo Coelho formou-se na Escola de Farmácia de Ouro Preto, depois na Faculdade Nacional de Medicina no Rio de Janeiro. Em seguida foi praticar a medicina em Ubá e, a convite do mesmo Raul Soares, ingressou na política. Foi prefeito de Ubá, “senador estadual”, deputado federal e membro da Comissão Executiva que criou o Partido Social Democrático (PSD)”.

Ligações finais

Levindo Coelho, com Carlos Luz e Melo Viana, criou a Ala Liberal e dissidente do PSD, que viabilizou a eleição de Milton Campos, da concorrente ferrenha União Democrática Nacional (UDN), ao Governo de Minas, em 1947. Seu filho, Levindo Ozanam Coelho, foi governador de Minas, de 5 de julho de 1978 até 15 de março de 1979, completando mandato de Aureliano Chaves, que foi candidato e eleito vice-presidente do Brasil. Ozanam, tio de Lindolfo, pai de Saulo Coelho, provedor da Santa Casa de BH.

Curtas & Finas

* A Construtora Concreto investe em modernos espaços de trabalho com infraestrutura completa para autônomos, empresários e grandes corporações.

O coworking é uma tendência. Os chamados escritórios compartilhados são uma alternativa mais econômica e prática para profissionais e empresas.

No Vila da Serra, o Grow Workspace, de Tomaz Gomide, é um empreendimento da mesma Concreto, já em pleno funcionamento.

Escritórios bem planejados, mobiliados e com grande oferta de serviços necessários para todos os tipos de negócio.

Criado em 2019, o Grow Workspace surgiu para atender à demanda de pessoas e corporações em busca de soluções de trabalho dinâmicas e sem complicações.

* A Interface Comunicação Empresarial, agência de comunicação fundada em 1993, acaba de conquistar dois novos clientes importantes.

A empresa passou a atender a Associação Mineira dos Estampadores de Placas Veiculares (Afapemg) e o Sindicato dos Leiloeiros de Minas Gerais (Sindilei/MG).

Para a Afapemg, o trabalho da agência é direcionado aos associados. Para o Sindilei/MG, a agência assumiu a assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia do sindicato.

* A Multiplan informou, dia 3, que celebrou uma parceria com a B2W para integrar as lojas de seus shopping centers no marketplace da varejista.

Conduzida pela Delivery Center, empresa na qual a Multiplan é sócia desde 2019, a operação permite que os lojistas dos shoppings, operados pela companhia, usem as soluções oferecidas pelas plataformas online da B2W.

Clientes terão novos canais onde realizar compras, além dos serviços de retirada e entrega domiciliar de produtos.