Paulo Navarro | segunda, 26 de julho de 2021

Em Brasília, "batalhando" pelo Hospital da Baleia, os pilares Alexandre da Silveira, Tereza Guimarães Paes e Arlen Santiago. Foto: Arquivo pessoal

Grande Baleia

A diretora presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, Tereza da Gama Guimarães Paes, participou de reunião em Brasília, buscando recursos. Com o deputado estadual Arlen Santiago, Tereza foi recebida pelo diretor da Presidência do Senado, Alexandre da Silveira, representando o presidente do casa, Rodrigo Pacheco.

Múltipla Baleia

O Hospital da Baleia é referência mineira em oncologia adulta e pediátrica, nefrologia (hemodiálise e transplante renal), ortopedia; pediatria, com destaque para o tratamento e reabilitação de fissuras labiopalatais e deformidades craniofaciais (Centrare), além outras 30 especialidades.

Completa Baleia

Atende a 95% de seus pacientes via SUS, realizando trabalho de grande impacto social junto à população carente de todo o estado, 88% dos municípios. Pratica ações oncológicas completas: clínica e cirúrgica, hematologia, oncologia pediátrica, quimioterapia, radioterapia e atendimento integral pela equipe multidisciplinar.

Grata Baleia

“Somos uma instituição filantrópica que, há 77 anos, oferece tratamento de saúde de qualidade e humanizado. Com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do diretor Alexandre da Silveira e do deputado estadual Arlen Santiago, queremos intensificar e melhorar ainda mais a performance dos nossos atendimentos”, agradeceu Tereza.

Negra maravilha

Ingrediente raro, de origem europeia, a trufa negra é dos fungos comestíveis mais caros; tipo de cogumelo que nasce sob a terra, consumido há mais de três mil anos. O quilo chega a R$5 mil. Obrigatória na alta gastronomia e considerada o diamante da culinária italiana, a trufa tem perfume e sabor marcantes, o que torna suas receitas especiais e únicas.

Negra rara

Como muitos leitores devem saber, a caça às trufas é um ritual que acontece na Itália, onde cães são treinados para farejá-las e achá-las. Porcos também são usados, na França, mas apresentam pequeno enorme problema, eles adoram devorar trufas. A caça anual é atração turística. Entre junho e setembro, a iguaria invade os cardápios da Europa.

Negra saborosa

O Italiano Restaurante, no Olhos D’Água, já começou seu “Festival de Trufas Negras” trazidas fresquíssimas, da Itália. Por se tratar de um produto importado especialmente para o festival e utilizado fresco, o público poderá saborear o cardápio especial enquanto durar o lote do ingrediente disponível. Reservem, corram e vice versa.

Mude hábitos

A Unimed-BH lançou a plataforma “Circuito Mude1Hábito” (www.unimedbh.com.br/circuitomude1habito), com aulas gratuitas “online” de diversas atividades físicas com professores e palestras relacionadas ao bem-estar. O conteúdo é gratuito, ficará disponível ao público, acessado de qualquer dispositivo.

Melhore hábitos

“Como empresa de saúde, há anos a Unimed-BH promove ações em prol do cuidado e bem estar, patrocinando eventos esportivos e realizando diversas atividades gratuitas na Grande BH. Com a pandemia, os projetos foram adaptados ao ambiente digital, com boa adesão do público.

Aprimore hábitos

“Com o ‘Circuito Mude1Hábito’ esperamos ampliar nossas ações de cuidado com a saúde, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao material e sejam estimuladas a praticar atividade física”, reforçou a diretora Comercial e de Relacionamento Institucional da Unimed-BH, Mercês Fróes.

Em ritmo de brindes e 2022, a maître, Iza Gusmão e o sommelier, Antônio Eduardo, da AA Wine. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCEMG foi reconhecido como a melhor Corte de Contas do país em transparência ativa e passiva.

Também figurou entre os mais econômicos e produtivos, em pesquisa do Observatório Social de Brasília.

Estudo realizado junto aos tribunais de contas dos estados e da União, avaliando eficiência, economicidade e transparência.

Na lista dos cinco mais econômicos, o TCEMG aparece junto aos tribunais de Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão e Paraíba.

Já entre os dez mais produtivos por servidor, o TCE de Minas aparece em sexto.

*Dia 17 foi o Dia de Proteção às Florestas. Para ampliar a conversa e propagar boas práticas, uma ação da Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina e Caribe.

Ação compartilhando os avanços rumo ao abastecimento responsável, eliminando o desmatamento de sua cadeia de fornecimento até 2030.

Assim, para a Arcos Dorados, fornecedores parceiros devem estar alinhados aos valores e formas de operar da companhia.

Para isso, precisam assinar e validar o Código de Conduta de Fornecedores, que aborda temas como Direitos Humanos, Ética, Sustentabilidade, entre outros.

Destaque para iniciativas relacionadas à carne bovina, ao café, à soja e, claro, às embalagens.

*A artista visual e curadora, Fátima Aquino, instalou seu atelier num sítio em agradável condomínio nas adjacências da Grande BH.

Lá, em clima inspirador, cria projetos e obras, tanto para as exposições coletivas quanto individuais.