Paulo Navarro | segunda, 24 de janeiro de 2022

Andrea Almeida, com as filhas Luiza e Izabel Ottoni, colorindo Trancoso. Foto: Arquivo Pessoal

Rosa X Azul

Lembram de uma das primeiras e inúteis polêmicas, no início do governo Bolsonaro, sobre “meninas usam rosa e meninos, azul”? Agora a cizânia aconteceu na Europa. Os policiais italianos, indignados, recusaram-se a usar máscara obrigatória e rosa! Rebelaram-se de verdade e foi até engraçado o depoimento de um deles, mais ou menos assim: “Pô! Com todas as cores, somos obrigados a usar logo a rosa?”.

Rosa choque

“Tem verde, azul, branca, cinza; por que rosa? Se você tem um menino, ele usa azul, se é menina, rosa, pronto. Com que moral nós, policiais, vamos abordar um delinquente usando máscara rosa? O cara nem vai nos levar a sério”. Aparentemente os protestos deram certo. As máscaras cor de pantera cor de rosa foram encaminhadas aos profissionais da Educação.

Heróis de verdade

Mais uma medalha de ouro e palatina para a saúde em Minas. O Instituto Orizonti, em BH, realizou, em parceria com o Instituto Cirurgia Robótica Ciências Médicas de Minas Gerais (CRCM-MG) e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), a primeira cirurgia robótica de cabeça e pescoço no Estado.

Sucesso de verdade 

O procedimento foi para a retirada de um tumor raro na língua de um paciente, um homem de 60 anos, que já teve alta e está se recuperando muito bem. O êxito da operação abre novas perspectivas para tratamentos menos invasivos e com melhores resultados para diversas doenças nessas regiões.

Realidade de verdade

Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço, otorrinolaringologista e cirurgião bucomaxilofacial do Instituto Orizonti, Rogerio Araújo Oliveira - que conduziu a proeza - o sucesso torna realidade, em Minas, alternativa minimamente invasiva e ainda mais efetiva no combate ao câncer de boca e garganta, por exemplo.

Maior e melhor

Com mais de 400 obras de alto padrão entregues e mais de 1.500.000 m2 construídos, o Grupo EPO registrou crescimento de 20% em sua receita líquida, em 2021. Para esse novo ano, a empresa do segmento de alto luxo em Minas, quer lançar R$ 850 milhões em VGV (Valor Geral de Vendas).

Maior e melhorando

O diretor Comercial e de Novos Negócios, Guilherme Santos, adiantou que, entre novos negócios, estão mega loteamento em Sete Lagoas e empreendimento de uso misto em Nova Lima - uma torre residencial de alto luxo, com 105 apartamentos e uma base comercial com diversas lojas no Vila da Serra.

Arte dupla

A Fundação Clóvis Salgado inaugurou duas exposições do 2º Prêmio Décio Noviello de Fotografia, que ocuparão a CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais, até 11 de março. Foram contemplados Chris Tigra, de Minas e Matheus Dias, do Ceará, com as exposições “Recostura” e “Campo de Passagem”, respectivamente.

Ecos de Arraial D’Ajuda, com ecos da boa e velha Belo Horizonte, entre Ellos Nolli e o titular da coluna. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*O médico e professor Evaldo D'Assumpção lança seu mais novo livro "Crônicas à beira-mar", em entrevista especial com o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares.

O público terá a oportunidade de saber mais sobre a publicação, em vídeo exclusivo, disponível no canal de YouTube da AML a partir das 11h do dia 27.

*A mostra Mostra Movimento Armorial 50 Anos, que está em cartaz no CCBB-BH, agora entra em uma nova etapa.

Até 25 de fevereiro, o público poderá conferir apresentações em diversas áreas, como música, dança, literatura, teatro e artes visuais.

Áreas que mostram as várias faces do movimento e o universo de Ariano Suassuna. A programação tem entrada gratuita.

*Para aqueles que ainda não são assinantes da Filarmônica de Minas Gerais, este é o último mês para a compra de assinaturas dos concertos da Temporada 2022.

Pacotes de ingressos vendidos antes do início da temporada, pela internet ou pessoalmente, na bilheteria da Sala Minas Gerais.

O assinante recebe vantagens que vão de descontos nos ingressos à possibilidade de ocupar o mesmo lugar nos concertos adquiridos.

E também à comodidade de receber os ingressos em casa. A venda de assinaturas para a Temporada 2022 vai até dia 27.

*Dia 28 é o Dia Internacional da Proteção de Dados. O CEO da Triwi, Ricardo Martins, tem artigo sobre “Cibersegurança e a proteção de dados nas empresas”.

O Brasil foi o quinto país com mais ataques cibernéticos no ano passado.

Apenas no primeiro semestre, total de 9,1 milhões de ocorrências, mais que o ano inteiro de 2020.