Paulo Navarro | segunda, 18 de janeiro de 2021

O "cozinheiro alquimista", Ivo Faria, Bárbara Fares e a chef Naiara Faria. Foto: Edy Fernandes

A Grande Família

Um dos setores mais impactados pela “peste” foi o varejo, com radical mudança em modelos de negócios e no comportamento dos consumidores. Resiliência e mudança definem 2020 para pequenas e médias empresas. Aquelas familiares ganharam mais confiança - 71% dos consumidores - que as privadas e estatais, segundo o “Trust Barometer”, da Edelman, empresa americana de consultoria em relações públicas e marketing.

Mais segurança

A Rede Mater Dei de Saúde alcançou a classificação de alta conformidade na avaliação das Práticas de Segurança do Paciente no ano de 2020, nas unidades Contorno e Santo Agostinho. Isso, na avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, com base em 21 indicadores de estrutura e processos.

Mais saúde

De acordo com a gerente de Qualidade da Rede Mater Dei, Marília Fátima Costa, o reconhecimento é fundamental, pois valida a gestão de risco e as práticas de segurança do paciente: “Receber esse certificado como organização de alta performance em segurança do paciente é um reconhecimento de grande importância para todos nós”.

Descobrindo a América

O Aeroporto Internacional de BH, em Confins, tem passagens para três novos destinos a partir de março: Nova Iorque, Boston e Miami. Os voos podem ser adquiridos na nova plataforma de venda de passagens da BH Airport, concessionária do aeroporto. Operadas pela Eastern Airlines, os voos ocorrerão seis vezes por semana.

Redescobrindo a América

O primeiro voo de Boston para BH está previsto para 28 de março, com saída de Confins dia 29. No caso de Miami, a primeira operação vinda da cidade americana está programada para 29 de março. Já a partida de BH ocorrerá dia 31 de março. Por fim, o primeiro voo de Nova Iorque para BH acontece em 30 de março.

Fazendo a América

Para Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport, os mineiros terão maior conectividade com os Estados Unidos e também com o mundo. É a primeira vez que a companhia aérea fará voos regulares ao Brasil, bem como a capital mineira é a primeira cidade brasileira contemplada pela empresa.

 

Duplas ímpares, José Batista, Vilmara Carneiro, Bernadete Barreira Costa e Rogério Coutinho. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Ainda sobre BH e os Estados Unidos, antes da pandemia, eram oferecidos voos para cinco destinos internacionais.

Orlando, Fort Lauderdale, Buenos Aires, Panamá e Portugal. Até o momento, foram retomadas as operações para Portugal, com a TAP e para a Cidade do Panamá, com a Copa Airlines.

*O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, falou sobre a vacina contra a Covid-19.

Explicou como os municípios mineiros preparam-se e falou sobre o apoio do governo estadual com a entrega de insumos e direcionamento.

Sobre a reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, dia 13, dialogou representando a região Sudeste e suas expectativas.

“Queremos aprofundar para evitar constrangimentos no ato da distribuição da vacina”, destacou Julvan”.

*A Santa Casa BH é um dos maiores hospitais transplantadores de órgãos, tecidos e células, no Brasil.

A instituição vem ocupando lugar de destaque na realização de transplantes de rim, fígado, coração, córnea, medula óssea e ossos, atendendo a pacientes de todas as regiões do Brasil.

Em 2021, o hospital dá mais um importante passo, com a inauguração do Instituto de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular.

A cerimônia virtual aconteceu dia 13 e foi transmitida pelo canal da Santa Casa BH no YouTube, www.youtube.com/santacasabh

*No último dia 11 aconteceu a primeira Reunião Plenária Extraordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG.

A sessão virtual escolheu a nova presidente, Edwiges Leal, para os próximos três anos.