Paulo Navarro | segunda, 17 de maio de 2021

Larissa Carvalho e o filho Théo, mar de amor e de esperança. Foto: Carol Salgado

Gota fundamental

A GloboPlay lançou o documentário "Uma Gota de Esperança", a história de Théo, filho da repórter da Globo, Larissa Carvalho. Théo tem uma doença rara, com graves sequelas. Ele não fica sentado, não anda e não fala. "E nem vai. Dessa esperança, já descansei", desabafa Larissa, no filme. A história do Théo e de outros 10 mil bebês, todo ano, no Brasil, poderia ser diferente.

Gota fatal

Poderia ter começo e final felizes se o Teste do Pezinho do SUS fosse mais eficiente. O teste, feito em bebês nos primeiros dias de vida, rastreia doenças raras. Entre 50, o teste da rede pública só detecta seis. A doença de Théo, não. "Sem esse diagnóstico, fui pra casa achando que estava tudo bem com o meu menino. Mas não. A doença, silenciosa, estava lá”.

Gota oceânica

“Toda vez que amamentei, dei papinhas com ovo, carne, feijão, sem saber, matei os neurônios do meu filho. Dessa dor, só vou descansar quando morrer". Quem tem doenças como a de Théo, genéticas e metabólicas, precisa de medicamento e alimentação controlados desde os primeiros dias de vida. Do contrário, as sequelas são severas e irreversíveis.

Gota a gota

"O único jeito de saber que o bebê tem uma dessas doenças é pelo Teste do Pezinho. Se o teste não é eficiente, os pais não tratam na hora certa e, assim, a criança perde a chance de ter vida sem sequelas", explica Larissa, que se tornou uma ativista pela ampliação do Teste do Pezinho. Uma petição pública, do Instituto Vidas Raras, pode mudar o teste.

O Oscar vai para os cinematográficos, Luiz Antônio e Márcia Prudente. Foto: Arquivo Pessoal

Gota gigante

Com um milhão de assinaturas, o Ministério da Saúde terá que ampliar de seis para 53, as doenças rastreadas. Outro caminho é o PL 5043: “Câmara e Senado aprovaram. Falta o presidente Bolsonaro sancionar, até dia 19. Estamos na torcida”. O documentário foi produzido pelo jornalismo da Globo Minas. “Théo é o fio condutor, que mostra o drama de outros Théos, condenados à cadeira de rodas pelo pobre teste do SUS”.

Gotas de vida

“Que todas as gestantes saibam! Enquanto o exame da rede pública não for ampliado, façam o Teste do Pezinho pela rede particular. Os profissionais de saúde não circulam essa informação crucial: na rede particular, testes rastreiam mais de 100 doenças. Se eu soubesse, Théo estaria correndo por aí”, termina Larissa aqui. Mas com o filho amado, ela continua!

Afeto em cena

A mostra de artes cênicas, “Tiradentes em Cena” acontece dos dias 19 a 22, gratuita e online. Na nona edição, tendo o afeto nos tempos de pandemia como tema; pré-estreias, catálogo de espetáculos, oficinas, “lives”, cenas curtas e seminário. Este ano a homenageada será a atriz Elisa Lucinda, enfatizando o mesmo afeto que nos torna mais humanos; como a arte, que atravessa e expande as pessoas.

Os empresários Alice Paes e Henrique Feitosa, sócios e proprietários da Casa Bernardi, com a recém contratada, chef Ana Gabi Costa. Foto: Taioba Brava

Lança Perfume

*Nova proposta gastronômica da Casa Bernardi, com cardápios da chef Ana Gabi Costa, participante do 3º Mestre do Sabor, da Globo.

O belo espaço amplia os serviços, com seu primeiro restaurante e retoma degustações para planejamento de eventos.

“A contratação da chef é o resgate de uma cozinha de memórias, sem esquecer a inovação na multiplicidade de sabores e os produtores locais”.

*O designer Jader Almeida convida para o lançamento das peças dos portfólios: Living, Lighting e Outdoor.

Convite extensivo ao espaço jaderalmeida LAB. Visitas agendadas pelo site sollos.ind.br/cadastro/.

De hoje ao dia 21, das 10h às 20h, São Paulo. Uma semana de encontros e incrível energia criativa com recepção intimista e comemorativa.

Legenda: Eduardo Camargo, Pedro Quadros e Gilberto Camargo comemoram os dois anos da loja, “Nossa Garrafeira”, degustando os melhores rótulos portugueses. Foto: Arquivo Pessoal

*Eduardo Camargo, Pedro Quadros e Gilberto Camargo anunciam os novos rótulos da “Nossa Garrafeira”.

A loja de Lourdes comemora dois anos importando vinhos selecionados de Portugal com a curadoria do “sommelier”, Rodrigo Vieira Pinto.

Antenado, Rodrigo traz a melhor produção de diversas regiões do país, valorizando pequenos produtores na companhia de enólogos reconhecidos.

*O Mural Templuz, há dez anos, “vitrine” mais inteligente da Nossa Senhora do Carmo, abriga a obra da ilustradora Ligia Fascioni, “Carinho sem Muros”.

Trata-se de um novo sentido para o passado duro e cinzento do Muro de Berlim, no Mauer Park, distrito de Prenzlauer Berg.

Do histórico pedaço de concreto, cheio de camadas sobrepostas e descascadas de grafite, formaram-se mosaicos.

Mosaicos únicos, ricos em cores e texturas, fotografados pela artista e servindo de fundo para seu desenho, uma combinação de recortes e colagens digitais.