Paulo Navarro | segunda, 12 de julho de 2021

Na Grande Família Itália Fiat Minas, o Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese e o presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira. Foto: Leo Lara

Joia italiana

O Polo Automotivo de Betim, a incontornável e fundamental Fiat, festejou 45 anos de operação dia 9. Mesmo quem nunca teve o privilégio de conhecer o espaço pessoalmente sabe que é uma das maiores fábricas de automóveis do mundo, em permanente modernização, via investimentos, para manter-se atualizada com a melhor tecnologia produtiva mundial.

Joia mineira

Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0. O maior ciclo de investimentos realizado no Polo Automotivo de Betim. De lá saem os modelos de veículos mais vendidos no Brasil.

Joia brasileira

Falamos da picape Fiat Strada, líder absoluta de vendas no Brasil, além do Argo e Mobi, entre outros. Em breve, teremos também o Fiat Pulse, primeiro SUV desenvolvido e fabricado em Betim. O sucesso destes modelos fez da Fiat a marca líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.

Joia americana

No primeiro semestre, a Fiat foi a marca mais vendida, com 22,1% do mercado. Também é líder na América do Sul no período, com 14,8% das vendas. “Temos muito orgulho de nossas raízes mineiras. Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações aqui em Betim e começou a produzir automóveis que agradam o consumidor de todo o Brasil”.

Joia mundial

“Investimos muito, inovamos e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores em torno da fábrica”, disse o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa. “Como resultado, extenso e diversificado parque industrial, a liderança do mercado brasileiro, sul-americano e empregos para milhares de talentos, nosso grande diferencial”.

Invisíveis visíveis

A Casa Fiat de Cultura e o Consulado da Itália em Belo Horizonte oferecem a exposição virtual “As Praças [In]visíveis”, de amanhã a 12 de setembro. Um novo olhar sobre esses espaços, de grande importância para pessoas e cidades. Textos e imagens de 22 praças italianas, em diálogo que conecta cultura, beleza e cenários históricos, revelando monumentos arquitetônicos, verdadeiras obras de arte.

Invisíveis visitáveis

Evocando memórias e experiências, as obras são um convite para a reflexão de como nos relacionamos com os espaços urbanos. As fotografias e os textos podem ser contemplados no site da Casa Fiat de Cultura, por meio do “hotsite”. Além dos registros autorais, a página conta com “podcasts” sobre as praças e um catálogo disponível para “download”.

Ele merece

Neste julho, o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, foi eleito, pelo Grupo Mídia, um dos 100 profissionais de saúde mais influentes da década, o que reforça a relevância da cooperativa mineira no cenário nacional. A homenagem é concedida a executivos, autoridades públicas, empresários, pesquisadores e profissionais que se destacaram no setor da Saúde.

Ela merece

“A Unimed-BH, em 50 anos, enfrentou grandes desafios e está na linha de frente do combate à pandemia. Nossos médicos cooperados, colaboradores e parceiros se dedicam, todos os dias, aos clientes. Esse reconhecimento vem de uma construção coletiva. Temos a responsabilidade e o compromisso de oferecer o melhor cuidado a 1,3 milhão de clientes”, disse Flam.

Elas merecem

Por falar em Unimed, mais parabéns a ela e colegas: Fiat, Minas Shopping, Mater Dei, Hermes Pardini, Gontijo, BH Shopping, Drogaria Araújo, entre outras forças,  no “Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2021”, como vencedoras do 26º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios.

Eles merecem

A premiação, que completa 26 anos, reconhece as Marcas de Sucesso de Minas, escolhidas por critérios eminentemente técnicos. Pesquisa de opinião, encomendada com exclusividade, por MercadoComum, à Quaest Consultoria e Pesquisa, com 1.513 entrevistas nas 50 maiores cidades de Minas.

Curtas & Finas

*Ainda sobre o 26º Prêmio Top of Mind – MercadoComum. A premiação aconteceu com dois eventos: “1º e 2º Webinar Prêmio Top of Mind”, dias 7 e 8.

*A Rede Mater Dei de Saúde (B3: MATD3), anunciou um importante passo em sua estratégia de expansão nacional e crescimento.

A aquisição de 70% do capital social do Grupo Porto Dias, proprietário dos hospitais Porto Dias, Porto Quality e duas unidades de diagnóstico em Belém. 

Para consumar a operação, a companhia pagará R$800 milhões em caixa e emitirá 27.272.728 ações, em favor dos acionistas do Grupo Porto Dias. 

A operação ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE.

*Caminho de peregrinação, do Caraça a Mariana, celebra a vida e a obra de Dom Viçoso, que fundou o Colégio do Caraça e dirigiu a Diocese de Mariana.

Dom Viçoso também lutou contra a escravidão e hoje está em processo de beatificação.

Um evento “online” aconteceu dia 7 de julho, marcando o lançamento do trajeto e a reedição do livro, escrito em 1896 por Dom Silvério, seu afilhado, com a história do religioso.

*A Céu-Lar concretizou a fusão com a Ageville. Duas das mais tradicionais imobiliárias de Belo Horizonte, agora juntas.

Juntas e com forte carteira de clientes e imóveis residenciais e comerciais.

A Céu-Lar duplica sua carteira de locação e reafirma sua posição entre as 10 maiores empresas do setor na capital.

*A ampliação do Aeroporto de Congonhas, São Paulo, para a aviação executiva realizar voos internacionais, trouxe boas expectativas para as empresas do segmento.

Como a Líder Aviação. Para a diretora de atendimento aeroportuário da empresa, Cynthia Oliveira, Congonhas é muito cobiçado.

Cobiçado pelo fácil acesso e pela proximidade com os grandes centros financeiros e comerciais de São Paulo.

Quem faz a acontece passa por aqui

Vivendo a vida leve e viva, Alexandre Zoni, otorrinolaringologista e seu sogro, Osvando Mendes Cardoso. Foto: Arquivo Pessoal

 

Linda Juliana Sales e impagável Sebastião Carone. Foto: Arquivo Pessoal