Paulo Navarro | segunda, 11 outubro de 2021

Só de bicho

Promete muito a Feira Literária de Tiradentes – Fliti, dias 14, 15, 16 e 17, no Largo das Mercês. Ainda bem e mais uma vez, lançamento de livros e palestras com vários autores. Os colunistas deste O TEMPO, Laura Medioli e Fernando Fabbrini autografarão “Só de Bicho”, já em terceira edição.  “O Café do Sargento” Fabbrini assina sozinho.

Só de amor

Dois colunistas inteligentes, bem humorados, que escrevem como respiram; unidos no amor em comum pelos bichos gerais. A renda com a venda do livro “Só de Bicho” será inteiramente revertida para associações protetoras de animais em Minas. Sim, bichos não vivem só de amor. E amor também é responsabilidade. Quem ama, cuida.

Dia de liderar

Dia 18, o Instituto de Formação de Líderes de Belo Horizonte realizará a 12ª edição do Fórum Liberdade e Democracia. O evento ocorrerá de modo híbrido, acontecendo presencialmente no Teatro Unimed do Minas Tênis Clube 1 e transmitido ao vivo de forma gratuita. Além disso, será realizado o tradicional almoço para apoiadores do Instituto.

Dia de almoça

Almoço, às 11h30, no Salão de Festas do mesmo Minas 1, que contará com empresários, patrocinadores e autoridades locais. Alguns dos nomes confirmados: Antonio Camarotti (Forbes), Cristina Junqueira (Nubank), Tallis Gomes (Easytaxi), Felipe Miranda (Empiricus), Marcello Abritta (Buser).

Dia de formar

Mais: Israel Salmen (Meliuz), Sérgio Leite (Usiminas) e o próprio Salim Mattar (Localiza), patrono do IFL-BH. Alguns ingressos VIPs ainda podem ser adquiridos no Sympla. Link no perfil do IFL-BH no Instagram, além do link para se cadastrar e assistir o evento online gratuito.

Primavera grupal

O Grupo Corpo volta no diapasão da renovação e da delicadeza com “Primavera”, coreografia inédita de Rodrigo Pederneiras sobre música da dupla Palavra Cantada, com 14 de suas canções adaptadas para uma trilha instrumental. Recomeço com a ideia da estação das semeaduras, um novo ciclo. O reencontro da companhia com o público presencial começa no Teatro Alfa de São Paulo, do dia 27 ao 31.

Primavera corporal

Continua no Palácio das Artes entre 10 e 14 de novembro e no Rio de Janeiro, ainda sem data. Volta com cor e leveza. “Estávamos presos nas nossas casas”, conta Rodrigo Pederneiras, “sem poder ensaiar, reunir o grupo, programar um espetáculo, projetar uma temporada, com os bailarinos fazendo aulas remotas”.

Primavera musical

Nas “trevas”, as “lives”, gravações de balés e diversos eventos nas plataformas digitais, para o público. Em dezembro de 2020, a ideia de criar peças curtas, novas coreografias para a Internet. E foi bem nesse ponto que uma conversa casual pelo Whatsapp alinhou, numa chata noite de domingo, o coreógrafo mineiro e o compositor Paulo Tatit.

*Curtas & Finas

*Para finalizar o tema Grupo Corpo e “Primavera”. “Foram quatro horas de mensagens pra cá e pra lá”, lembra, rindo, Tatit.

“E surgiu a ideia de selecionarmos e adaptarmos os playbacks da Palavra Cantada”.

“Enviamos dezenas de playbacks dos nossos 27 anos de carreira. Rodrigo selecionou 14 deles e começamos a trabalhar”.

*Boa nova para as famílias necessitadas e impactadas pela crise social gerada pela pandemia.

Treze shopping centers de Belo Horizonte e região metropolitana se uniram para uma campanha de arrecadação de alimentos.

Minas Shopping, Shopping Minascasa, Centerminas Power Shopping, Ponteio Lar Shopping, BH Shopping, Boulevard Shopping, ViaShopping Barreiro.

Shopping Cidade, Shopping Estação BH, ItaúPower Shopping, Shopping Del Rey, Pátio Savassi e ViaBrasil passarão a receber as doações de alimentos não perecíveis.

A campanha "Um pouco de você transforma a vida de alguém" é coordenada pela ONG Transforma BH.

Os donativos arrecadados serão destinados a cerca de 300 projetos sociais e associações comunitárias.

Felipe Americano, gestor do projeto na capital mineira, ressalta a importância da união dos shoppings.

“Essa campanha mostra a união de um setor com grande abrangência e intenso fluxo de pessoas. Isso nos ajuda a ampliar o impacto da campanha na Grande BH”, destaca.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese MG, no último ano, a população em extrema pobreza em Minas aumentou 10%.

*As obras do artista Shiiti foram escolhidas para fazer parte da série de exposições 2021 da Galeria do Minas 2.

Intitulada “Ramificações”, a mostra apresenta 46 obras, entre fotos e pinturas.

A exposição busca relacionar imagens do cotidiano com as figuras que o artista coloca no papel.

Busca também associar com o reconhecimento de imagens familiares, fenômeno chamado pareidolia.  Até 1º de novembro.

Quem faz e acontece passa por aqui

Três homens e várias garrafas, Ricardo Raimundo, Pedro Carneiro Quadros e Gilberto Camargo. Foto: Edy Fernandes

Três mulheres e deliciosas taças, Rita e Cristina França e Isabela Veiga Quadros. Foto: Edy Fernandes