Paulo Navarro | segunda, 11 de janeiro de 2021

O presidente da EPO, Gilmar Dias, no alto do padrão e do pódio. Foto: Pedro Vilela

Bom saber

Reduzir impactos ambientais, investir em práticas de sustentabilidade ambiental, social e fomentar uma governança corporativa que influencia um contexto empresarial positivo. Leis no topo do ranking das pautas prioritárias das empresas. No centro das preocupações está o ESG (em inglês, Ambiental, Social e Governança Corporativa), tendência mundial que incentiva lideranças a repensarem os impactos de suas atividades. Nos Estados Unidos, os investimentos em fundos de empresas adequadas às normas do ESG quadruplicaram.

Big mercado

Claro! A construção civil em forte e constante crescimento. Segundo pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais – Sinduscon/MG, o PIB do setor no Brasil cresceu 5,6% no terceiro trimestre de 2020, a maior alta desde o primeiro trimestre de 2014; e em Minas cresceu 6,5% no terceiro trimestre deste ano, a maior alta desde o primeiro trimestre de 2007. 

Big EPO

O Grupo EPO, 28 anos no mercado imobiliário de alto padrão, confirma este crescimento. Em 2020 gerou mais de 100 empregos diretos e mais que o dobro em indiretos, 80% a mais de contratações se comparado com 2019. Em relação às vendas, Gilmar Dias dos Santos, diretor-presidente do Grupo EPO, conta que a construtora “extrapolou” em 10% a meta de vendas para o ano. Isso, na pandemia!

Imortal Amilcar

A Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas abriga, até dia 24, a exposição “Amilcar de Castro – Matéria e luz”, com patrocínio máster do Instituto Unimed-BH. A mostra reúne cerca de 50 obras do artista mineiro e marca as comemorações pelos seus 100 anos de nascimento (8.6.1920 - 21.11.2002). Por causa da “dita cuja”, a ocupação da galeria foi reduzida a 30 pessoas simultaneamente.

Em clima de festa, Adriana Queiroz e Lu Pereira. Foto: Arquivo Pessoal

Sucesso anunciado

Mais uma confirmação da tendência que foi antecipada e veio para ficar. Segundo a consultoria Ebit Nielsen, as vendas do comércio online devem crescer 26%. A expectativa de vendas no e-commerce brasileiro é de R$110 bi. Esse aumento deve ser sustentado pela alta do número de consumidores em sites e aplicativos, comportamento, há um bom tempo, evidente, acentuado pela já insuportável pandemia.

Bahia de Trancoso

O que é que Trancoso tem? Foi com essa deliciosa questão que, refrescados pela brisa ímpar da Bahia, a equipe da redação “engatou a primeira” para a segunda edição do Casa Vogue na Estrada, uma “roadtrip” que desbravou o sul da Bahia, promovendo um intercâmbio criativo entre artesãos locais, artistas e designers de diversas partes do Brasil.

Bahia da Holanda

De povoado remoto a xodó da comunidade hippie nos anos 1970, o vilarejo experimentou grande crescimento turístico. Entre os estrangeiros que acabaram fincando raízes, o designer holandês Wilbert Das, autor de relevante intercâmbio com as tradições do artesanato local. A vila de pouco mais de 10 mil habitantes é um distrito de Porto Seguro.

Sempre prestando bons serviços, Rivane Araújo e George Costa, da Luck Receptivos,. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Esta semana, o Mercantil do Brasil migrou para o segmento especial de listagem Nível 1 da B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão.

Com a mudança, as ações ordinárias e preferenciais do banco passaram a ser negociadas no Nível 1, que reforça o compromisso da instituição com o aprimoramento de sua governança.

*Miguel, com 34.797 registros e Maria Eduarda, com 26.895, foram os nomes mais “batizados” em Minas, entre 2010 e 2020.

O ranking mostra a preferência por nomes simples, uma vez que o composto aparece apenas no 10º lugar, com João Miguel, 16.147 registros.

Em BH, Miguel (5.788) e Maria Eduarda (5.256) foram os nomes mais escolhidos para registro de nascimento na última década.

O mistério não revelado é por que Miguel e Maria Eduarda?

O ranking geral reforça o favoritismo dos nomes simples, sendo Maria Eduarda o único composto entre os 10 nomes em BH.

A seguir o ranking completo do estado: Miguel, Maria Eduarda, Davi, Arthur, Gabriel, Alice, Bernardo, Heitor, Julia e João Miguel.

Bom sinal! Pais e mães estão, digamos, “menos inventivos” e mais elegantes.

*Conhecida em Minas por lançar jovens poetas, a Crivo Editorial, desde 2012, coleciona novos selos e amplia seu olhar.

A editora quer diversas vozes no campo social, político e humano, em projeto editorial abraçando os direitos humanos, diversidade e cultura.

Tem quase 150 livros no catálogo e um de seus projetos é o “Poesia Incrível”, que seleciona originais de novos poetas e faz lançamentos com distribuição gratuita.

*Aos que buscam atividades para crianças, o Lugar de Criação, do CCBB Educativo, traz as oficinas ideais.

Diversas atrações envolvendo arte e educação em um só lugar para os pequenos aprenderem e se divertirem.

As atrações gratuitas acontecem presencialmente aos sábados, às 15h, mediante agendamento pelo site ccbbeducativo.com.br Também há uma edição digital para fazer as atividades em casa.