Paulo Navarro | segunda, 1 de novembro de 2021

Na inauguração do Centro de Memória Usiminas, em Ipatinga, Marcelo Chara, presidente da Ternium Brasil e acionista da Usiminas; o presidente da Usiminas, Sérgio Leite e o presidente da Nippon Steel para a América do Sul, Yuichi Akyiama. Foto: Warley Soares

Poesia de aço

Dia 26 de outubro, em Ipatinga, a Usiminas inaugurou, no prédio do Grande Hotel, o Centro de Memória Usiminas. No acervo, a história da indústria do aço no país, da Usiminas e de Ipatinga. Não podemos esquecer o lado “poesia”, com rico acervo de arte moderna e contemporânea, reunido pela empresa ao longo dos seus quase 60 anos.

Flores de aço

Tivemos o prazer e a honra de participar da solenidade. Conceição Soares, viúva de Rinaldo Campos Soares - benfeitor mor de Ipatinga e da própria Usiminas, da qual foi presidente – enviou ao atual presidente, Sérgio Leite, um arranjo de flores. Com elas, uma singela mensagem, lida por Leite, a seguir.

Quando o assunto é arte e memória, também na inauguração em Ipatinga, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. Foto: Warley Soares

Nervos de aço

“O Centro de Memória Usiminas é um legado, a continuidade de uma história para a modernização e humanização da empresa que ele ajudou a construir. Rinaldo era um grande incentivador do esporte, da arte e da cultura. Que o centro também seja a continuidade de uma história para mais modernização e ideal humanização da Usiminas”.

Gentes de aço

Em seguida, como “gentleman” 24h/24h, Sérgio Leite presenteou sua diretora corporativa de Comunicação e Relações Institucionais, Ana Gabriela Dias Cardoso, com o mesmo buquê, dedicando as flores a todas as mulheres da Usiminas. Também presente, em nome da Cultura, o entusiasta e secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

A diretora corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, recebendo, em nome de todas as funcionárias da empresa, buquê de flores, presente de Conceição Soares, via presidente, Sérgio Leite. Foto: Warley Soares

Lá vai Candinho!

Voltando ao projeto Ateliê Casa Bracher, o pintor Carlos Bracher e João Cândido Portinari conversam sobre a arte de Candido Portinari. Filho do mestre Portinari, João Cândido é fundador e diretor do Projeto Portinari que, há 42 anos, zela pelo patrimônio do pai e do Brasil. O bate-papo, online e ao vivo, será transmitido pelo canal no YouTube e Instagram do Ateliê Casa Bracher, hoje, às 20h.

Pra onde ele vai?

“Não se pode falar de Carlos Bracher sem pensar em emoção”, diz João Cândido. Retratado por Bracher em 2015, João Cândido relembra a emoção de seu retrato feito, ao vivo, no CCBB Rio. “Você passa por uma explosão de emoções. O Bracher pinta com tudo, a alma, as mãos, os pés. Ele parece um maestro regendo a si próprio. É muito afetivo e amoroso o que ele coloca no retrato.”

Vai pra Brodóvski

Em 1928, Cândido Portinari conquistou o “Prêmio de Viagem ao Exterior”, do Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Em 1964, Bracher foi agraciado com a mesma láurea. Foram os pintores mais jovens a receber o prêmio mais importante do Brasil. Curiosidades como estas, além das trajetórias artísticas dos pintores, serão abordadas no encontro virtual. O bate-papo estará aberto para perguntas do público.

Vai para Ouro Preto

O projeto Ateliê Casa Bracher (www.ateliecasabracher.com) foi lançado em 19 dezembro de 2020, data do aniversário de 80 anos de Carlos Bracher. Pela primeira vez, mais de 150 obras da coleção pessoal do casal de artistas Carlos e Fani Bracher estão disponíveis online, em site, tour virtual e redes sociais. O acervo fica localizado anexo ao casarão onde ambos residem há cinco décadas, em Ouro Preto.

Reserva especial

A Lagoa dos Ingleses soma-se ao alto padrão para quem deseja morar ou investir na região. O Reserva Laguna, no condomínio residencial da CSul Desenvolvimento Urbano, une conforto, modernidade, ampla infraestrutura de serviços, contato com a natureza e esportes ao ar livre. 470 lotes com área entre 527 e 1.270 m², destinados à construção de casas de alto luxo.

Reserva de vida

A área verde interna tem cerca de 33 mil m² e o entorno, 400 mil m². Trilhas, vista para a lagoa e para o pôr do sol na Serra da Moeda.  “Mais uma peça do mosaico urbano do Masterplan CSul. Novo urbanismo para desenvolver a região, com foco em sustentabilidade, mobilidade e qualidade de vida”, ressalta o presidente da CSul, Maury Bastos.

Guia campeão

Teófilo Laborne, ex-campeão e recordista mundial de nado livre, baterista, roqueiro e gestor esportivo, lançará seu primeiro livro “Tudo ou nada – E o que você tem a ver com isso?”, com palestra e a participação de músicos da Orquestra Mineira de Rock, do Quarteto Fractal de cordas e sessão de autógrafos. Dia 4, às 19h30, no Sesc Palladium, Ingressos no Sympla.

Mergulho campeão

Um mergulho na trajetória pessoal e na vivência profissional com movimentos intensos em direção ao autoconhecimento e sua maior prova, a largada para uma vida plena e de qualidade por meio de técnicas para compreensão dos desafios e superação dos obstáculos. É com base em sua própria história, que Teófilo Laborne quer incentivar pessoas a refletirem sobre o universo interior para melhor tomada de decisões.

Curtas & Finas

*Lançada a segunda edição, corrigida e ampliada, do livro “Meus Cadernos – De São Domingos do Prata à Brasília”, de Paulino Cícero de Vasconcellos.

Paulino teve rica e extensa vida política como ex-prefeito de São Domingos do Prata, sua terra natal; ex deputado estadual e federal.

O tom do livro está dado nesta frase: “Meu mundo parece grande, muito grande. Mas, na verdade, é pequeno. Tão pequeno que cabe todo dentro do meu coração”.

*Quase sete décadas representando os municípios mineiros e defendendo a causa municipalista, potencializando o desenvolvimento e a consolidação da autonomia municipal.

E mais de quatro anos alcançando importantes conquistas para o municipalismo.

A Associação Mineira de Municípios – AMM completou 69 anos, com o número recorde de 764 municípios afiliados.

386 adesões ao Diário Online e intensa pauta de ações e realizações em prol dos municípios mineiros.

Entre as principais conquistas estão dois acordos inéditos com o governo estadual.

O primeiro, em 2019, quando o Estado começou a cumprir os repasses de ICMS e Fundeb aos municípios e a quitar a dívida acumulada pelo governo anterior.

Já em 2021, o segundo grande acordo, também liderado pelo presidente Julvan Lacerda, com o governo estadual.

Garantia do pagamento de recursos da Saúde, que totalizarão R$7 bilhões aos cofres dos 853 municípios mineiros.

*O cirurgião-plástico mineiro, Marcelo Pitchon, especialista em implante capilar, recebeu, dia 23 de outubro, em Lisboa, o Golden Follicle Award.

É o Oscar da medicina capilar, oferecido pela International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS).

Um reconhecimento às maiores contribuições técnicas individuais à ciência.

“Estou muito feliz e emocionado com a homenagem. Sem dúvida, um grande incentivo para continuar aperfeiçoando a técnica de transplante capilar”, diz Pitchon.