Paulo Navarro | sábado, 9 de janeiro de 2021

Foto: Nitro Imagens Unimed

Entrevistando a diretora Institucional do Instituto Unimed-BH, Maria das Mercês Fróes, descobrimos que a “matéria prima” da Unimed não é apenas sua equipe direta ou indiretamente ligada à Saúde, mas também o Instituto Unimed-BH, braço social da Unimed-BH, em quase 20 anos de ações e projetos. Que tal conhecermos um pouco do instituto e do Programa Somos Comunidade, no Morro das Pedras?

Maria, o Instituto Unimed-BH é o lado social da Unimed-BH?

Sim. Uma associação sem fins lucrativos, criada em 2003, que desenvolve projetos para ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente.

O que faz, exatamente, o Instituto?

Atuamos em cinco linhas: Comunidade; Adoção de Espaços Públicos; Meio Ambiente; Voluntariado e Cultura, cujo Programa Sociocultural Unimed-BH, gerido pelo Instituto, é considerado uma das maiores experiências de patrocínio cultural do país mantida por pessoas físicas, segundo a Secretaria Especial de Cultura. Programa que já destinou mais de R$120 milhões em incentivo desde a sua criação, em 2000.

O que faz, especialmente, o Somos Comunidade?

O Instituto Unimed-BH está presente no Morro das Pedras desde 2007, quando criou a Escola de Artes Instituto Unimed-BH. A partir desse projeto, em 2012, produzimos um Festival Cultural, que levou centenas de crianças e jovens para a apresentação de um espetáculo anual em grandes palcos da cidade. O Festival cresceu e a Coreto Cultural chegou para somar. Em 2020, transformou-se no Programa Somos Comunidade, que une o cuidado com a comunidade e o fomento da economia criativa.

Quais as cinco etapas do programa?

Temos o Mapa Afetivo, realizado com a escuta dos representantes. O HackaCom sugere soluções para estimular o empreendedorismo criativo. A terceira etapa é de Formação, com oferta gratuita de cursos. Depois, um Festival híbrido - presencial e online - com intervenções artísticas. E o Morro Talks, para compartilhar experiências e aprendizados adquiridos durante o projeto. Todas as ações são voltadas para as comunidades do Morro das Pedras.

Quais as outras ações sociais?

O Instituto Unimed-BH atua há quase 20 anos e sabemos da importância do nosso papel e compromisso com a sociedade. Durante a pandemia, por exemplo, realizamos uma campanha para a arrecadação de recursos junto aos médicos cooperados e colaboradores. No total, entregamos 27 toneladas de cestas básicas e ítens de higiene para famílias, além de doação de álcool em gel para Instituições de Longa Permanência para Idosos e a doação de mais de 40 mil máscaras para instituições.

Cultura cuida e cura?

Como neurologista, sempre receito cultura. Em tempos de pandemia, quando o isolamento e o distanciamento social contribuem para evitar a propagação do vírus, arte, lazer e entretenimento são fundamentais para manter a saúde mental.