Paulo Navarro | sábado, 29 de janeiro de 2022

Entrevista com a produtora cultural Sandra Campos. Foto: Júlia Lanari

Campos Férteis

No complicado e delicado 2021, o Cine Theatro Brasil Vallourec, “mandou bem” e está “prontinho da Silva” para 2022, com muita música e teatro.  “Sucesso! Resultado positivo, graças ao constante diálogo com os produtores, atendimento e a busca obstinada por uma programação de qualidade”, comemora a gerente de Planejamento e Ação Cultural do Cine, Sandra Campos, nossa entrevistada de hoje.

Sandra, você sempre trabalhou com arte? 

Não. Primeiramente, atuei na área da saúde, mas, em seguida, acabei conquistada pela cultura e já estou nesta área há mais de 20 anos. No Cine Theatro Brasil Vallourec, estou desde 2013, quando ele foi reinaugurado.

Pronta para 2022? 

Claro! De peito aberto, com muita confiança de que 2022 será um ano de retomadas, grandes realizações.

Um breve relato de 2021...

Em resumo, 2021 foi um ano de muitos desafios e muita aprendizagem. As palavras que imperam são inovação, coragem e pioneirismo no campo profissional que têm sido as principais características do Cine, desde que tivemos que enfrentar a pandemia, em 2020.  

E a pandemia? Qual foi o ônus e qual foi o bônus?

O ônus recai sobre as milhares de vidas perdidas, sem dúvida! Como bônus desses últimos tempos, penso que temos a valorização do afeto, do carinho e dos amáveis e fraternos abraços.

No caso do Cine Brasil, o presencial volta sempre acompanhada do híbrido? 

Por enquanto, sim. Espero que a retomada presencial se mantenha firme nessa nova etapa, do ano que se inicia. No entanto, nós do Cine aprendemos a gerar conteúdos virtuais, o que se consolidou como uma forma efetiva de alcançar o grande público e promover a arte e a cultura. Certamente, isso vai ficar!

Muita coisa na Campanha de Popularização do Teatro?

Sim! Nossa programação conta com mais de 15 espetáculos, que serão exibidos em cerca de 40 sessões presenciais. Estamos trabalhando com os produtores locais para realizar uma grande Campanha como nosso teatro merece! Esperamos que o público aproveite os ingressos promocionais e prestigie os artistas e o Grande Teatro.

E depois?

O Cine Theatro Brasil Vallourec está com uma ampla agenda cultural programada para 2022, com vários espetáculos agendados ao longo do ano. Nossa meta para este ano é promover uma maior ocupação de outros espaços, deste Centro Cultural, ainda desconhecidos pelo grande público e investir em outros formatos de eventos.

O que é a “economia criativa” na arte?

A economia criativa é a que tem a capacidade de unir o talento, a criatividade e os sonhos na perspectiva de construir soluções para novas exigências da sociedade, sejam no campo da arte, da ecologia, da indústria ou da sustentabilidade econômica.

O que deseja pessoal e profissionalmente no novo ano novo?

Desejo saúde, em primeiro lugar, vacina para todos e que sejamos mais respeitosos, mutuamente, visando à transformação da sociedade pela empatia.