Paulo Navarro | sábado, 23 de novembro de 2019

Líder interior

Tiago Nogueira é um administrador de empresas, pós-graduado em Gestão de Marketing pela Fundação Dom Cabral. Tem 40 anos, é casado, pai de um casal de gêmeos de um ano, adepto de esportes. Mas também é um lutador, empreendedor, desbravador, um “líder”. É o homem que começou “voando em tapetes mágicos”, até pousar na Lider Interiores e na Decora Lider. Mais sobre sua trajetória, a seguir.


Tiago, pode resumir seu longo trabalho na Lider, desde 1997?

Comecei como promotor de vendas de tapetes. Conheci BH em 1997-98 fazendo entregas. Depois fui coordenador na Lider. Os tapetes tornaram-se um negócio meu com CNPJ separado, e eu pagava para vender na Lider. Em 1999 acumulei funções, coordenando a Decora Lider. Em 2002, participei de um projeto de revisão organizacional que mapeou todas as atividades de todas as áreas da empresa, assim como estabeleceu o modelo comercial de gestão que usamos até hoje.


Fale sobre liderança...

Liderar é descodificar a sua visão para um número maior de pessoas. Nosso líder, João da Mata, sempre nos proporcionou esta oportunidade de ver como um líder deve ser, se comportar, agir etc. A liderança e a visão dele fizeram com que todos os filhos acreditassem e trabalhassem com ele. Juntos, constituíram a maior indústria de mobiliário de alto padrão do país, empregando quase 1.400 colaboradores diretos, atuando no Sudeste, DF e Bahia.


Em que projetos e marcas você trabalha atualmente?

Fui recentemente promovido à vice-diretoria comercial e de marketing. Trabalho no planejamento estratégico anual e orçamento da área comercial e marketing.


Os tapetes, para você e a Lider, foram mágicos?

Sim! Foram meu cartão de visitas como gestor na Lider. O que trazia prejuízo e perdas tornou-se um negócio rentável.


E a revisão organizacional, que rende bons frutos até hoje?

Esse projeto me proporcionou conhecer o funcionamento da Lider como um todo, entender um pouco da estrutura geral da organização.


A gestão comercial também tem papel de líder?

O líder da área comercial é como se fosse o pulmão da empresa. Tudo começa com uma vontade de atender bem o cliente e oferecer uma boa solução pra ele. É necessário estar alerta o tempo todo, “de bem com a vida”, com níveis de energia positivos o tempo todo.


E a Decora Lider, o que é?

É uma mostra que a Lider realiza em todas as suas lojas desde 1999. A mostra reúne e já reuniu grandes nomes, entre mais de mil decoradores e arquitetos. É como uma Casacor dentro da loja, com os nossos produtos. A próxima será realizada na loja Lider do Ponteio Lar Shopping, em maio de 2020.


Para terminar, a chave de ouro, o marketing. Qual a grande lição?

Construir uma organização que gera valor percebido através de cada atividade, sendo rigoroso com o custo em cada momento. Ter uma oferta percebida como única, especial, difícil de ser copiada e que é motivo da escolha e indicação dos seus clientes.