Paulo Navarro | sábado, 14 de julho de 2018

Foto: Divulgação/Minas Tênis Clube

 

O homem do Minas

 

Ele foi o mais jovem presidente a ocupar o cargo do tradicional Minas Tênis Clube. Mas, para Ricardo Vieira Santiago, isso é só mais um desafio na carreira que está intimamente ligado ao clube, seja como jogador ou na parte administrativa. Nessa entrevista, ele nos conta um pouco de seu DNA minastenista.

 

Quem é Ricardo Vieira Santiago?

Eu nasci em 6 de outubro de 1967, em Belo Horizonte. E sou filho de Maria Luiza Vieira Santiago e do ex-presidente do Minas, Urbano Brochado Santiago. Sou sócio do Minas desde criança. Passei minha infância e adolescência no bairro Sion e estudei no Instituto Zilah Frota. Dizem que eu era muito bom aluno. Sou graduado em Administração, pós-graduado em Finanças e com MBA em Gestão de Negócios. Há 25 anos, trabalho no Banco Mercantil do Brasil, onde conseguiu meu primeiro emprego. Atualmente, sou gerente geral de Captação de Rede e Institucional do banco. Casado há 11 anos com a odontopediatra Denise Siqueira Lobão, gestora voluntária do Programa Minas Tênis Solidário e pai de coração de Hugo Lobão, estudante de jornalismo.

 

Como começou sua história com o Minas?

Herdei do meu pai, Urbano Santiago, que foi presidente do Minas entre 1987 e 1992 e um dos maiores jogadores de vôlei do país, nos anos 1960, a paixão pelo clube. Fui atleta do clube e fiz parte da histórica equipe Fiat/Minas, tricampeã brasileira de vôlei nas temporadas de 1984, 1985 e 1986, e bicampeã sul-americana em 1984 e 1985, além de ter integrado seleções brasileiras de base. Meus irmãos Urbano Filho e Rogério Vieira Santiago também foram jogadores de vôlei do Minas.

 

E sua carreira administrativa no clube?

Há 19 anos faço parte da Diretoria do Clube. Fui diretor secretário, diretor de Vôlei Feminino e diretor geral de Esporte. No final de 2016, fui eleito o presidente mais jovem a ocupar o cargo na história do Minas. Meu mandato abrange o triênio 2017/2019 e eu considero um grande desafio estar à frente de um clube com a tradição do Minas.

 

Conte um pouco sobre a história do Minas.

O clube foi fundado em 15 de novembro de 1935 e é formado, atualmente, por duas unidades urbanas – Minas I e Minas II –, uma unidade campestre – Minas Country – e o Minas Tênis Náutico Clube. Somadas, as áreas das quatro unidades ocupam 454 mil metros quadrados, oferecendo moderna infraestrutura para atividades esportivas, culturais e de lazer para seus cerca de 82 mil associados. Se fosse uma cidade mineira, o Minas seria a 36ª em arrecadação, segundo a Secretaria da Fazenda MG, e a 53ª no ranking de população, de acordo com estimativa IBGE em 2016.

 

Qual é seu time do coração?

Sempre que me perguntam isso, minha resposta é rápida: Minas Tênis Clube.