Paulo Navarro | sábado, 11 de julho de 2020

Foto: Renata Melo


Questão de pele

Eveline Bartels é fruto da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, fez Clínica Médica na Santa Casa de Belo Horizonte e se especializou no Rio de Janeiro, em Dermatologia e Estética. Ela valoriza a vida e a beleza. “A beleza é você não precisar ser bonita como outra pessoa. Você pode ser bonita (o) como você”. Com o auxílio luxuoso de muito estudo, muitos congressos e muita tecnologia, Eveline não faz milagres, ela sabe e ensina que o autocuidado gera autoestima; que o envelhecimento bonito e saudável é um sonho real. Mas sejamos positivos! Convivamos com pessoas do bem. Não esqueçamos que um sorriso faz um bem imensurável à pele! Pois como cantava Walter Franco, “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”.

Eveline, para os leigos e não iniciados, o que é, em suma, a dermatologia estética?

A dermatologia estética auxilia no equilíbrio entre pontos que valorizem mais a beleza de cada um. Ressalta as características próprias e naturais do paciente, afim de proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Cuidar da pele é um ato que pode reverberar a possibilidade de ser cuidadoso com vários outros aspectos importantes para a qualidade da nossa saúde. Graças ao desenvolvimento tecnológico hoje, temos muitas opções de tratamentos realmente eficazes, para acompanhar de perto o processo de envelhecimento pessoal de cada um. Com isto, as consequências menos agradáveis deste processo natural tornam-se mais amenas, tanto no âmbito físico como socioemocional.

A famosa “fonte da juventude” não existe, mas o envelhecimento saudável sim. O que é?

Cada rosto envelhece de acordo com as alterações ósseas que ocorrem gradativamente no formato do crânio, mudanças na atividade muscular facial, perda do volume e sustentação das bolsinhas de gordura que, literalmente, “recheiam” o rosto, além de mudanças na qualidade da pele. Mas é possível alterar essas variáveis para envelhecer bem. Este é o diferencial do profissional que sabe atuar, concomitantemente, em todas estas camadas da face, no momento correto. O resultado disto é a possibilidade de um envelhecimento mais lento, leve e saudável. Assim como há maneiras para intervir sobre o envelhecimento da face, existem procedimentos específicos para rejuvenescer cada parte do corpo.

É também um tipo natural de “beleza infinita enquanto dura”. Qual a definição de beleza para você?

“A beleza não mora nos padrões”. Se permitir um envelhecimento saudável e natural é desafiador para todos nós porque requer disciplina e compromisso. A beleza é consequência do autocuidado, do tempo e possibilidades para se dedicar aos hábitos e intervenções que colaboram para o rejuvenescimento da pele. Beleza é você não precisar ser bonita como “ela”. Você pode ser bonita como você!

Como em todas as áreas da medicina, a dermatologia estética está em constante evolução. Haja congressos?

Haja congressos! Nacionais e internacionais, cursos de atualização, aprendizado médico continuado, atualização online e muita experiência clínica. São 20 anos, desde formada, dedicados à medicina e dezessete de atuação em dermatologia estética. Uma trajetória construída com aprendizado constante e vivência que me proporciona a segurança de estar, hoje, ao mesmo tempo, experiente e atualizada.

Qual o procedimento mais procurado na Clínica Eveline Bartels?

Harmonização facial! Mas noto que as pessoas querem “um dermatologista para chamar de seu”. Além de uma harmonização facial com segurança médica e sem exageros, tratamos a pele por completo, associando o uso de tecnologias a laser de última geração, além de orientações e cuidados específicos para o dia a dia. A rotina do uso de cremes em casa é de fundamental importância para se manter o bom resultado dos tratamentos!

Autocuidado rima com autoestima?

São cursores! Andam juntos! Autocuidado proporciona autoestima.

A tecnologia acompanha o sonho deste envelhecimento bonito e saudável?

A tecnologia – associada a outros procedimentos, cremes e rituais de cuidados – faz sim do sonho do envelhecimento bonito e saudável uma realidade!

Além da intervenção da medicina, o que ajuda para uma pele saudável?

Hábitos diários e saudáveis que só você pode fazer por você mesmo. São fundamentais para a saúde da pele. Higienizar o rosto pela manhã e à noite, dedicar uma pequena parte do seu tempo para fazer uso do filtro solar são essenciais para ter a pele saudável. Sem falar dos velhos hábitos que não saem de moda, como beber água, realizar atividade física regularmente e manter uma alimentação saudável! E mais: manter-se positivo! Endorfinas liberadas, convívio com gente do bem e estar com um sorriso no rosto fazem um bem imensurável à pele!

As pessoas tinham pavor da “alta definição” na TV, nas telas, que vai nos detalhes da imagem. Em época de pandemia e restrições, de videoconferências e lives, como ter e manter uma aparência agradável, correta e fiel?

Sobre os tempos de pandemia, a convivência com nossa própria imagem nas mídias digitais, através de reuniões via Zoom e Meeting, fizeram aumentar o número de pacientes que se queixam ou se descobriram insatisfeitos após autoanálise do seu rosto na tela do computador. Esse fato tem sido um forte estímulo para o paciente se tratar, levando em consideração que o melhor filtro para essas reuniões é estar em dia com seu dermatologista!

E os homens? Sem preconceito de uma “repaginação" estética?

Uma aparência jovial e naturalmente descansada passou a ser objeto de desejo do público masculino ao mesmo tempo exigente e discreto. Os cuidados com a pele, mais práticos nesses casos, amenizam a aparência, tornam a imagem mais aprazível e elevam a autoestima.