Paulo Navarro | quinta-feira, 9 de julho de 2020

Nos tempos mais felizes do passado recente,  Laura Quintella, Mariana Gomes e Júnia Carvalho

Foto: Divulgação


Esperando o novo normal, Lilian Mesquita, Patrícia Salvador e Maitê Leite

Foto: Divulgação


Eterno Vinicius

A impiedosa e deliciosa passagem do tempo lembra-nos que, hoje, faz 40 anos que o poeta Vinicius de Moraes foi para a “A Tonga da Mironga do Kabuletê”. Quem não sabe o que é “A Tonga da Mironga do Kabuletê” também não deve saber quem foi e é para sempre, Vinicius de Moraes (1913-1980). Dá pena de quem não conhece Vinicius, sinônimo de um Brasil mais brasileiro, bonito, gostoso, engraçado, romântico, inteligente, tropical e lá sim, abençoado por Deus, como quer outro gênio da saudosa MPB, Jorge Benjor.

Infinito Vinicius 

Para os “filhos ingratos”, a data de hoje vai passar batido e batida com limão. Mas não para Kiko Continentino & Lucynha Lima, apresentando “Saudades do Poeta: 40 Anos sem Vinicius de Moraes”. O pianista Kiko e sua companheira, a cantora Lucynha, prepararam três lives em homenagem ao poeta mais poeta do Brasil. E, claro, óbvio, ululante: os shows serão transmitidos diretamente da sala da casa dos artistas.

Vinicius sem fim 

A primeira live foi dia 6. As próximas acontecem hoje e no dia 11. Kiko e Lucynha interpretam pérolas do poeta que escreveu letras maravilhosas para compositores idem. Apresentações transmitidas via Facebook e Instagram, sempre às 19h. Hoje, o Dia D, Lucynha interpreta parcerias do poeta com Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell e Edu Lobo, acompanhada, devida e evidentemente, por Kiko.

Vinicius sempre

E no sábado, dia 11, encerrando a programação, a dupla apresenta Vinicius para crianças de 5 a 500 anos, com algumas canções do álbum “A Arca de Noé” (1980) – feito em parceria com Toquinho – entre outros convidados. Os artistas sugerem ao público, contribuição de ingresso solidário, no valor ao alcance de cada um. Produção executiva e concepção de projeto: Raabe Andrade. Uma semana para relembrar e celebrar o Vinicius que não foi eterno, posto que era chama, mas é infinito enquanto dura, até sempre.


Junina julina

Amanhã, das 21h às 23h30, o Cinear Drive In do Mix Garden recebe o Arraial do Mix Garden, com Bailinho da Manu Diniz. Festa junina pra saciar desejos gerais. Neste ano, a proposta é reunir a turma pra celebrar, mas com toda segurança e dentro da proposta do drive in. Detalhe delicioso: venda de comidas típicas assinadas pelo bufê Cristina Misk.

Julina in

O Arraial permitirá, no máximo, quatro pessoas por carro. O show acontecerá ao vivo num palco montado em frente ao telão, que transmitirá a apresentação. É a primeira vez que acontece em Minas, lançando uma tendência: show ao vivo num drive in. Ingressos no  https://www.hbatools.com.br/arraial-da-manu-diniz__652.

Julina no ar 

O Cinear Drive-in abriga 101 carros. Os carros serão direcionados por ordem de chegada. Para solicitar atendimento, basta ligar o pisca-alerta para chamar um funcionário. Não haverá escolha de vagas. Não será permitida entrada de motos, van, micro-ônibus, ônibus, kombis, caminhonetas, caminhões, dentre outros do mesmo porte. As caminhonetes e carros grandes terão lugares específicos, preservando a visibilidade da tela por todos.

Julina no carro

Completando o Arraial do Mix Garden: boa dica é ir com as pessoas do seu grupo de convivência, respeitando as regras sanitárias atuais. Leve cobertores e travesseiros de pescoço. Os banheiros fixos do Mix Garden terão controle de fluxo e higienização constante. A saída do veículo só será permitida para ir ao banheiro. O evento é pet friendly.


Curtas & Finas

* Hoje, às 20h, na live Paulo Navarro Entrevista, pelo Instagram, o presidente do Atlético “Galo” Mineiro, Sérgio Sette Câmara.

* Webinário “Conversas sobre Perguntas”: uma idealização da Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

Quais os significados deste momento para a humanidade? O que tal experiência transformará em nós e no mundo? Como elaborar – e pôr em prática – mudanças necessárias aos novos tempos?

Respostas com grandes nomes do pensamento brasileiro, que, de 14 de julho a 18 de agosto, participam do webinário “Conversas sobre perguntas”.

Mediados pela jornalista Daniella Zupo, os encontros online, às terças, às 17h. Gratuitas, as palestras serão transmitidas nos canais de YouTube dos espaços culturais.

* Querem mais do mesmo ótimo? Arte, educação e botânica para as pessoas de forma virtual? Será que o digital vai substituir o presencial?

Essas e outras questões serão debatidas por especialistas do Inhotim no bate-papo promovido pelo Centro Cultural Brasil-Peru (CCBP), hoje, às 21h.

O CCBP é parte da Embaixada do Brasil em Lima, no Peru, referência em cursos de português e atividades de promoção da cultura brasileira.

Participam da live o curador-associado do Instituto, Douglas de Freitas, e a gerente de Comunicação, Lorena Vicini.

O evento acontece na página oficial do CCBP no Facebook: http://www.facebook.com/watch/ccbpoficial/.

* Após ficar fechado por mais de 90 dias, o Santuário do Caraça começará a receber turistas a partir do dia 12.

O Santuário do Caraça aderiu ao Programa Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, em que adota protocolos oficiais para a saúde e segurança.

Neste primeiro momento, não será possível receber visitantes que vão apenas passar o dia e só serão autorizadas estadias previamente reservadas.