Paulo Navarro | quinta-feira, 9 de abril de 2020

Em evento na noite de Beagá, o casal Thiago Silva e Caroline Marzano Silva

Foto: Edy Fernandes

Encontro da comunicação: o subsecretário de Comunicação do Estado, Roberto Basstianetto, o diretor executivo da Sempre Editora, Heron Guimarães, e Cândido Henrique Silva, editor executivo da Sempre Editora

Foto: Edy Fernandes

Luta e enfrentamento

Rubens Lessa, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram) informa que, diante do iminente colapso total do sistema de transporte de passageiros em Minas, as empresas associadas estão em acordo com seus profissionais na Medida Provisória 936 de 1° de abril de 2020. A MP institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Enfrentamento e calamidade 

Medida para enfrentar a calamidade pública. A MP permite o pagamento por hora trabalhada e amparo do seguro-desemprego para complementar a renda por 90 dias. A suspensão total do contrato de trabalho por dois meses com o pagamento integral pelo governo do seguro-desemprego.

Questão infantil

Agora, um grande problema para pequenos e grandes. As escolas e seus alunos. Na rede pública, com as aulas paralisadas, crianças sem merenda e em casa. Nos colégios privados, crianças bem alimentadas em casa e pais pagando fortunas em mensalidades. De novo, o velho Brasil.

Questão adulta

Questão circulando nas redes sociais e nas raras conversas pessoais. Nas escolas privadas certas mensalidades são mais caras que incertas faculdades. Escolas que, via internet, enviam o “para casa” ou praticam as aulas interativas. Esses colégios afirmam não poder dispensar os professores porque estes precisam do salário, claro. Enquanto isso, os pais são “obrigados” a pagar e a cuidar dos filhos em tempo integral. Assim, já começam as negociações entre pais e diretores sobre a mensalidade.

Curtas & Finas

* Continuando e finalizando o tema: Sejamos sinceros, filhos são a maior dádiva da vida, mas dão muito trabalho.

Trabalho suavizado quando passam algumas horas na escola.

Horas que estão suspensas, e crianças, cheias de energia, 24h/24h, em casa. Haja paciência em meio a tantas outras preocupações.

E sobra até para os vizinhos. Nesta semana, a exemplo de outros, imaginamos, circulou mensagem no WhatsApp entre moradores, com uma súplica aos pais e mães.

A mensagem postada à meia-noite e meia pedia a gentileza de os pais evitarem brincadeiras com muitos ruídos nestes horários.

“Estamos passando por momentos complicados e precisamos ter sono tranquilo, para boa convivência”.

Questão não só de bom senso, como de boa educação, completamos.

* A Rede Mater Dei de Saúde lançou a Telemedicina Mater Dei, para que os clientes possam fazer consultas online, de onde estiver, em clínica geral, ginecologia e obstetrícia e pediatria.

Basta acessar www.materdei.com.br/telemedicina