Paulo Navarro | quinta-feira, 6 de setembro de 2018

No pré-lançamento do Baby Beef Steakhouse, no São Bento, Leonardo Motta, Wagner Pedro, Fabricia Hayeck, Victor Bagy, goleiro do Atlético Mineiro, e Yago Furlan, presidente do Grupo Baby Beef

Foto: Kiki Santoro


Belo adormecido 

Amanhã, os garbosos Dragões da Independência desfilarão comemorando o 7 de setembro, Dia da Pátria, dia da nossa independência de plástico. Mas independência do quê, cara pálida? De quê e de quem? Somos um país muito novo e muito velho, tudo precocemente. Ainda precisamos de babá, berço esplêndido, chupeta e mamadeira. Precisamos, ao mesmo tempo, de enfermeira, bengala, muletas, cadeira de rodas.

Belo e inculto 

Um país grande e bobo, nada rebelde, cheio de causas. Ingrato e injusto com seus filhos mais frágeis. Um país largado, desleixado, maior abandonado. Cruel, doente terminal, inseguro. Vilipendiado por outros tantos filhos que roubam e ganham aqui, mas guardam fortunas lá fora.

Belo e débil 

Que independência pode ter um país com filhos e netos tão dependentes, escravos de ignorância, desemprego e insegurança? Que país é esse há 518 anos? Eternamente adolescente e “nem-nem”: nem estuda, nem trabalha. Bonito por natureza, mas amaldiçoado. Um gigante fingindo dormir, que constrói caos e miséria no presente, destruindo o passado e o futuro.

Sangue de ferro 

Dia 13, às 19h, na sede da MercadoComum, São Pedro, o 58º Encontro Empresarial Estratégico, comemorando os 25 anos da publicação de administração, economia, política, negócios e o 20º Prêmio Minas Desempenho Empresarial. Parabéns ao nosso Carlos Alberto Teixeira de Oliveira.

Fartura de farturas 

O 21º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes celebrou os 300 anos da cidade colonial com público de 47 mil pessoas e 120 mil pratos vendidos. O evento é da Plataforma Fartura – Comidas do Brasil. As mais de 200 atrações gastronômicas ocuparam os espaços públicos com estandes de chefs mineiros, produtos e produtores, cozinhas ao vivo, aulas e palestras, além dos festins – jantares requintados com chefs convidados. “Ampliamos a programação”, comenta o diretor do Festival, Rodrigo Ferraz.

Curtas & Finas

* Continua Rodrigo Ferraz: “Tornamos o evento mais democrático. O público pediu a volta dos festins, uma decisão acertada”.

Nos festins, o chef cearense Leo Gonçalves e o mineiro Ronie Peterson dividiram a cozinha.

Super Léo Paixão recebeu o português Luís Espadana. O mineiríssimo Flávio Trombino recebeu o paraense Saulo Jennings.

O encerramento teve os chefs e mestres mineiros Ivo Faria e Luciano Avelar com a premiada a francesa Charlène Estevao.

* Até dia 9, em Araxá, o Brazil Classics Renault Show 2018 – 23º Encontro Nacional de Automóveis Antigos, do Veteran Car (MG), com 300 carros de várias décadas e partes do mundo.

O destaque é o Renault R8, bólido da primeira vitória de Emerson Fittipaldi na F1.

* O Minas Tênis Clube celebra a retomada da parceria com a Fiat e promove o lançamento da equipe de vôlei masculino Fiat Minas para a temporada 2018/2019.

Hoje, às 11h, no Salão de Festas do Minas I.